Dermatoscopia


           Para quem nunca ouviu falar nesse termo, a dermatoscopia é um exame que permite uma avaliação mais criteriosa dos nevos ( as famosas pintas ou manchas), e outras lesões pigmentadas da pele classificando-as como lesões benignas, suspeitas ou altamente suspeitas de melanoma.
          Neste procedimento o dermatologista examina sua pele com a ajuda de um aparelho, o dermatoscópio, que pode ser portátil ou digital, que permite uma visualização das estruturas internas da pele, sem nenhum traumatismo ou corte.
         É utilizada como exame complementar à avaliação clínica e permite a observação de estruturas da epiderme, da junção dermo-epidérmica e da derme papilar e reticular superficial, não observáveis a olho nú.
       Também ajuda no diagnóstico diferencial de outros tipos de câncer da pele, como o carcinoma basocelular pigmentado, além de facilitar a descoberta de lesões benignas como a queratose seborréica, o dermatofibroma, o hemangioma eruptivo trombosado, além de outras lesões vasculares, evitando procedimentos invasivos, como a biópsia ou a retirada cirúrgica de lesões benignas. Mas, quando há suspeita de malignidade, a desmatoscopia mostra as lesões que precisam de biópsia ou de cirurgia.
          Então antes de começar a retirar todo tipo de nevo (pinta) que aparecer no seu corpo, o ideal é fazer uma dermatoscopia para ver se realmente há uma necessidade de retirar, ou apenas acompanhar. 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...