Causa e sintomas da menopausa



A menopausa tem esse nome devido á ultima menstruação da mulher, isso acontece por volta dos 45 e 60 anos, isso acontece porque a mulher para de liberar óvulos.
A mulher já nasce com a quantidade de óvulos que ela vai liberar em toda a sua vida, por isso que com o avanço da idade a mulher tem dificuldade em engravidar, pois o seu óvulo vai envelhecendo junto com ela.
Nesta fase os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênios e progestógeno, e é neste momento que a mulher perde a sua capacidade reprodutiva.
A menopausa não é uma doença, é apenas uma fase onde toda mulher deverá passar, mas é neste momento onde ocorre alterações no organismo feminino, que pode ajudar no desenvolvimento de certas doenças.
A principal característica da menopausa é não menstruar mais, no início á irregularidades com a menstruação, onde ela não possui mais um ciclo de 28 dias, e com isso pode produzir alguns sintomas da Menopausa, se bem que em algumas mulheres não sintam nada durante o período da menopausa, a maioria poderá sentir alguns sintomas:
1. Ondas de calor
2. Suores noturnos
3. Insônia
4. Menor desejo sexual
5. Irritabilidade
6. Depressão
7. Ressecamento vaginal
8. Dor durante o ato sexual
9. Diminuição da atenção e memória
Na maioria dos casos a menopausa aparece a partir dos 45 anos, mas existem casos onde mulheres apresentavam os sinais por volta dos 35, isso vai depender da genética e da qualidade de vida que a pessoa levou ao longo dos anos.
Os sintomas da menopausa podem passar dentro de três anos, e isso acontece com metade dos casos, mas as ondas de calor podem ficar permanentes por muitos anos dependendo da mulher.
O mais correto a se fazer é estar sempre presente no médico especialista em ginecologia para que ele possa te orientar quanto algum medicamento que minimize os sintomas da menopausa. E visitar o geriatra para ele poder passar algumas dicas esporte e alimentação ideal para melhorar os sintomas e prevenir doenças relacionada a menopausa.
Mas o mais importante hoje é que o tratamento deve ser individualizado. Médico e paciente devem discutir todas as vantagens e riscos dos diversos tipos de terapia existentes e chegar a um consenso sobre o que fazer.
Vantagens do tratamento
1. Redução do Risco de osteoposose
2. Redução dos Riscos de Doenças Cárdio-vasculares
3. Melhora da Depressão.
4. Melhora da Atividade Sexual.
5. Melhora da Memória com possível prevenção da Doença de Alzheimer
Desvantagens
1. Custo do Tratamento.
2. Tratamento Prolongado.
3. Volta da Menstruação em algumas mulheres.
4. Agravamento da possibilidade de Câncer de Mama em mulheres suscetíveis
O que não é verdade
1. Tratamento com hormônios aumenta os pelos no corpo
2. Tratamento com hormônios engorda.
3. Tratamento com hormônio causa câncer.
No entanto para as mulheres que não podem usar os estrógenos existem alternativas com medicamentos que diminuem os sintomas e/ou os efeitos da menopausa.



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...