Vamos falar dessa afecção da pele que tem nome de doença perigosa, que pode ser bastante comum em uma deteterminada região.
A Ectima é uma dermatite estreptocócica de caráter erosivo e ulcerativo que ocorre geralmente em condições de higiene precária ou como resposta a microtraumatismos e se manifesta como úlceras múltiplas bacterianas, revestidas por crostas e localizadas predominantemente nas pernas.
Tem início com o aparecimento de vesícula, vésico-pústula ou pústula, que se aprofunda, originando lesão ulcerada recoberta por crosta espessa. Ao regredir, a ectima deixa cicatrizes (uma ou várias).
Na prevenção limpe todas as lesões ou picadas e aconselhe a criança a evitar arranhá-las ou cutucá-las.
Podem ser prescritos antibióticos orais. Compressas quentes (com a utilização de uma toalha embebida em água morna) ajudam na remoção das crostas. A limpeza da lesão com sabão anti-séptico ou peróxido pode ajudar a reduzir a infecção.
Como complicações temos:
- disseminação da infecção para outras partes do corpo
- infecção sistêmica levando à insuficiência renal (gomerulonefrite pós inflamatória), bem raro de acontecer, mas pode dar
- dano permanente da pele, com cicatrizes
Um post curto para uma doença simples, bem..., simples para um especialista, mas para outros é uma doença que pode virar um quebra cabeça pois pode simular outras doenças de pele.
0 comentários: