Púrpura senil


         
          No dia a dia de meu consultório, volta e meia chegam pacientes com uma queixa que esta aparecendo manchas roxas na pele do nada. É difícil para eles entenderem que não é do nada, e sim por que sua pele não é mais como quando eles tinhas 40 anos por exemplo.
         Essas manchas tem um nome, se chama: Púrpura senil que é um conjunto de petéquias e equimoses, ou mesmo hematomas ( que são conhecidos como manchas arroxeadas na pele), que ocorre principalmente no dorso das mãos, punhos e antebraços, por diminuição do suporte conjuntivo pericapilar, decorrente do envelhecimento da pele.
         Com esse envelhecimento da pele, ela fica mais sensível e fina ,e com isso causa a  ruptura de pequeníssimos vasos do sistema circulatório, chamados de capilares . Essa ruptura é geralmente ocasionada por, às vezes, pequenos traumatismo na pele, como por exemplo o simples fato de coçar já é um trauma para a pele do idoso, tal coisa não acontece com a pele de uma pessoa que tem 40 anos.
         Geralmente essas manchas não doem quando o trauma é leve e a mancha é pequena, mas dependendo do trauma e quanto maior a mancha, elas podem ser dolorosas.
          Não há um tratamento único e também não é perigosa. Estará sempre ligada a causa que originou esta manifestação, quase sempre um traumatismo. Algúns cremes e pomadas, quando friccionados sobre as lesões, encurtam o tempo de evolução das manchas. Essas passam por várias tonalidades de cor, do roxo ao marrom e amarelado antes de desaparecerem.

        

13 comentários:

  1. Existe alguma medicacão para diminuir a coceira?

    ResponderExcluir
  2. Alguns dias pra cá, no braço esquerdo de minha Mãe que está com 78 anos de idade, começaram a surgir essas manchas. A princípio fiquei preocupado, mas depois de ler essa reportagem, ficamos mais conformados. Parabéns pelo trabalho que foi bastante esclarecedor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por compartilhar estas informações.

    ResponderExcluir
  4. Tenho 67 anos
    Qualquer batida, mesmo de leve Fica avermelhado em alguns minutos, o braço esquerdo é sempre o pior foi o que ficou mais exposto ao Sol ao dirigir

    ResponderExcluir
  5. Ah! Eu só tenho a agradecer! Agora sei o que é muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Eu passo massageol e esfrego desaparece em poucos dias, sinto que quando tomo muito medicamentos elas aparecem somente no braços igualzinha essa púpura senil não coça e nem doi ..... obrigado fiquei mais aliviado que é velhice.... a idade chega pra todo mundo......kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Meu pai tem 90 anos e apareceu essas manchas nele, devo leva-la ao médico?

    ResponderExcluir
  8. Vou completar 49 anos e tenho isso será normal na minha idade?

    ResponderExcluir
  9. A minha mãe tem 71 anos e tá aparecendo essas manchas e estávamos muito preocupada, mas essa matéria muito esclarecedora me acalmou. Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelo esclarecimento minha mãe tem 84 anos e está com essas manchas,fico preocupada, fiquei mais tranquila

    ResponderExcluir
  11. Muito esclarecedor, fiquei também mais tranquilo, tenho 63, anos e tenho essas manchas nós braços, qual medicamento posso usar prá aminizar??? muito obrigado, meu nome Francisco,de Brasília Df

    ResponderExcluir
  12. Que pomada usar. Por favor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...