Alopécia areata da barba e do cabelo


Resolvi postar esse assunto, por que já atendi vários casos dessa patologia, e geralmente as pessoas não sabem o que é, e se auto medica para micose.
A alopécia areata da barba e do cabelo também conhecida como pelada da barba e do cabelo é uma doença de causa desconhecida que atinge  homens e mulheres, caracterizando-se pela queda repentina dos pêlos nas áreas afetadas, sem alteração da superfície cutânea.
Entre as possíveis causas, estão uma predisposição genética que seria estimulada por fatores desencadeantes, como o estresse emocional e fenômenos auto-imunes.
Os sintomas começam a perda de cabelo localizada em áreas bem delimitadas, arredondadas ou ovais da barba e do cabelo. Geralmente, a doença não se acompanha de nenhum outro sintoma. A repilação pode ocorrer totalmente em semanas ou meses e, algumas vezes, os pêlos nascem brancos para depois repigmentarem. É comum ocorrer a recidiva das lesões.
São vários os tratamentos utilizados na alopécia areata e a característica clínica de cada caso é que determinará qual deles deve ser utilizado. As medicações utilizadas podem ser de uso local ou sistêmico e a duração do tratamento vai depender da resposta de cada paciente. O diagnóstico e o tratamento da alopécia areata deve ser feito por um médico dermatologista


59 comentários:

  1. meu filho tei essi tipo que eu nao gosto de comentar eu queria saber lidar com isso mais nao sei anda queria uma ajuda de quei sabe mas ele e tao pequenino e u meu bebe ele tei so 7 anos e tau fragiu que eu nao queria que eli sofressi com isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai aprender a escrever direito primeiro, por favor. Obrigado!

      Excluir
    2. Para o problema dele não sei a solução, mas para o seu, recomendo umas aulinhas de ortografia.

      Excluir
    3. Povo deveria ser mais gentil por favor, nem sabemos a idade da pessoa, os sofrimentos da vida que ja passou, se teve oportunidade, Mais Deus no coração por favor

      Excluir
  2. A causa exata da alopécia areata é dificil de saber, sabemos que pode ter causa psicologica, pq você não leva seu filho em um dermatologista, ou até mesmo um dermatologista pediatrico, pois existe tratamento que dão super certo e sem prejudicar seu filho, geralmente o tratamento é sem dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na boa dermatologistas e nada são a mesma coisa. Principalmente para problemas capilares, AAG etc...

      Excluir
  3. tenho na barba e estou fazendo tratamento mais e demorado tem um jeito mais rápido de cura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei qual é o tratamento que você esta fazendo, mas posso te garantir que todos o resultado aparece após um tempo. não é um tratamento que em 1 ou 2 meses você consegue ter um resultqado bom.

      Excluir
    2. Tive as mesmas falhas na barba, nenhum tratamento funcionou. Após cinco anos tentando, resolvi fazer um tratamento de choque usando ácito acético a 70% sendo sua obtenção bastante complexa.

      Como resultado da aplicação vc tem uma queimadura de primeiro grau em sua pele que doi muito e demora entre uma e duas semanas para sumir. Utilizei uma pomada anti-imflamatória pois a área era grande.

      Porém, após dois meses da aplicação a barba voltou, mas a Alopécia insiste em voltar em outros pontos, então sempre estou aplicando para tentar elimina-la.

      O tratamento de choque é sofrido mas eficaz.

      Abç,

      Excluir
  4. eu estou com um pequeno circulo na frente, mas precisamente onde se parte o cabelo e estou preocupada se não nascerá cabelo novamente pois dá a impressão que a raiz do cabelo morreu ou nunca existiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dependendo da sua idade, ou dependendo desse circulo, pode ser realmente uma areata, ou uma alopécia androgenetica, eu aconselho a procurar um, dermatologista para saber se pode haver algum tratamento, ou só estacionamento do quadro, pois a alopécia androgenitica esta relacionado muito com idade e familiar, e geralmente não tem cura só estacionar o quadro.

      Excluir
  5. eu fui diagnosticada com alopecia areata...isso tem cura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na maioria das vezes tem sim cura mas o processo é um pouco demorado, em poucos casos infelismente só tem o controle, isto quer dizer, volta crescer cabelo e e cai novamente. acho melhor procurar um dermatologista para melhor avaliação.

      Excluir
    2. Infelizmente cura não. Tem tratamento altos e baixos.

      Excluir
  6. Eu comheço uma senhora que está com este tipo de problema.Ela teve sempre o cabelo na parte da frente muito ralo,mas em determinado momento,foi orientada por um médico dermatologista a fazer um tratamento a base de leyser.Após isto,o problema se agravou a tal ponto, que ela perdeu quase a metade do cabelo(ela tem 90 anos).

    ResponderExcluir
  7. oi flor meu cabelo caiu igual os da foto na parte da frenteme 2 anos atraz fui ao dermatologista ele passou uma soluçao sabe depois de um bomtempo nasaceu mais agora voltou em locais diferentes e com a queda mais rapida o q faço ja to e sentindo tao mal taoangustiada c medo de ficar careca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o melhor jeito é procurar de novo seu dermatologista, se preferir procure outro, por que infelizmente a alopecia areata pode ser de dificil controle, e o seu caso poderá ser um desses que precisa de um tratamento mais intenso, do que a primeira vez, mas não demore por que aplaca da alópecia só aumenta. boa sorte, beijos

      Excluir
  8. Tenho 20 anos e tenho essa doença desde meus 6 anos. Faço vários tratamentos, meu cabelo nasceu, mas vive dando falhas. É uma doença horrível, que me deixa super pra baixo às vezes. Faço meu tratamento em São Paulo, vou lá todo mês e as consultas custam R$450. Só Deus para ter piedade de nós.

    ResponderExcluir
  9. OÁ PESSOAL,QUANDO TINHA 27 ANOS.FUI ACOMETIDA DESSA DOENÇA. LEMBRO-ME QUE UM MÉDICO ME AJUDOU MUITO COM UM TRATAMENTO DE 2 MESES,ONDE EU TOMAVA INJEÇÕES UM DIA SIM OUTRO NÃO,USAVA LOÇÃO A NOITE E EM SEGUIDA USAVA UMA POMADA,MEUS CABELOS NASCERAM NOVAMENTE PORÉM BRANCOS E DEPOIS VOLTOU AO NORMAL É UMA PENA NÃO PODER INDICAR ESSE MÉDICO POIS JÁ ERA NA EPOCA UM SENHOR IDOSO E VEIO A FALECER, MASTEM CURA SIM POIS ESTOU COM 53 ANOS E NUNCA MAIS VOLTOU OLHA QUE SOU SUPER ESTRESSADA MUITO NERVOSA MESMO,BOA SORTE A TODOS E NÃO PERCAM A ESPERANÇA !

    ResponderExcluir
  10. Tenho esse problema e já aconteceu de cair pequenos circulos de meu cabelo três vezes. Agora mesmo estou com uma falha na cabeça sem cabelo. A dermatologista diz que é emocional, e coincidentemente todas essas vezes tinha ou estava passando por períodos de estress ou conturbados. Tem como evidar essas quedas? Ou tratamento de prevenção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem se no seu caso for por estresse, que é o caso de 90% das alopécias areata, talvez terapia seja um bom metodo de prevenir, mas se for por causa idiopatica,isso que dizer não se sabe a causa, fica dificil fazer um tratamento de prevenção.
      tratamento existe, com o eu ja falei em uma das respostas, a maioria dos casos melhoram 100% com tratamento e não voltam a aparecer, mas infelizmente existem alguns casos que o tratamento e dificil, não responde ou ate não se consegue um controle. se não esta satisfeito com seu tratamento eu aconselho a procurar uma segunda opiniao ou uma segunda opção de tratamento.

      Excluir
  11. Tenho uma falha circular dessa na cabeça desde que nasci , é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode ser normal, eu aconselho a procurar um dermatologista para uma avaliação melhor, e uma investigação clinica, para saber se é hereditaria, genetica, falha de nascimento, trauma ou se pode ser outra patologia junto.
      Geralmente a maior causa de falha em couro cabeludo desde o nascimento é trauma na hora do parto.

      Excluir
  12. tenho 29 anos fui ao medico ele me falou que estou com alopecia areata,tenho falhas em dois lugares na cabeça,ainda nao fiz o processo de agulhas no foco capilar,estou com medo,me falaram que doi muito.tenho medo de nao voltar ao normal,estou tomando uma vitamina e usando um shampoo ambos sao muito caros,será que terei resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, realmente a injeção intralesional de corticoide, não é a primeira opção, pelo fato de ser um pouco dolorida e praticamente ter o mesmo indice de porcentagem de melhorar do que os outros tratamentos, mas isso não quer dizer que se não deu certo com os tratamentos anteriores este tambem não vai dar, não tem como te falar se você terá um resultado positivo, pois geralmente só após 3 meses de tratamento podemos analisar a situação. Mas se o seu medico falar ou propor a injeção intralesional eu aconselho, não doi tanto assim e as vezes o resultado pode ser melhor que o tópico.

      Excluir
  13. oi meu e clara a tres anos minha cabeleira achou uma mancha dessa do tamanho de um polegar hoje estou com tres delas por favor quero ajuda tenho 31 anos estou muinto preocupada, as minhas poder ser traumas como varias situacoes que passei na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu aconselho a procurar um dermatologista para começar um tratamento, mesmo se no seu caso seja pór estresse, pois há tratamento e tem que ser conjunto, cabelo estresse. Não desanime e procure rapido o dermatologista, pois quanto mais rapido tratar melhor é o resultado.

      Excluir
  14. Descobri hj minha irmã escovando meu cabelo...pq nao ando em salão ,eu mesma seco por isso nao percebe. Não sei a quanto tempo está pq
    esta bem escondido Ai entrei no google e achei vcs le tudo e to mais triste pq pensei que era so uma micose mais to vendo que leva um tratamento espero resolver logo.
    GOSTARIA DE SABER SE ACONTECE DE APARECER EM OUTRO LOCAL DA MINHA CABEÇA OU SE VOU TRATAR SO DESSE :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, não desanime, pois tem tratamento, eu aconselho a tratar o mais rapido possivel, pois a placa areata pode, eu disse pode crescer. Bem no quesito de aparecer mais placas em seu couro cabeludo, infelizmente algumas pessoas aparecem mais de uma, não tem como o medico dizer se vai aparecer mais ou não, por isso a pressa de tratar, para tentar não aparecer mais. lembre-se que a alopecia areata universal aquela que cae todo o cabelo é muito rara, então nao fique nervosa, pois o nervosismo, a ansiedade é o principal motivo para essa afecção. boa sorte.

      Excluir
  15. boa tarde olha nao sei bem se e essa doença que eu possa ter, mais nunca tive queda de cabelo na barba, aparesceu uma falha de um dos lados do queixo , passados uns 2 meses acontesceu do outro lado isso e normal acontescer nesses casos podem me orientar a algum tratamento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente você esta com alopecia areata, infelizmente não posso te orientar um tratamento sem ver o que realmente esta acontecendo, eu te aconselho a procurar um dermatologista ou, se na sua cidade não tiver o especialista, procure um medico clinico geral para ele fazer o tratamento, que geralmente é a maioria do tratamento é base de corticoide e loção capilar, mas isso depende do profissional. procure rapido pois a alopecia areata pode aumentar.

      Excluir
  16. Estou com a falha do lado direito do queixo embaixo, já uns 7 meses. Já fui em vários dermas e todos falam que é stress e passam um Dermatol para passar 2x ao dia. Não houve nenhuma alteração até agora... :-(

    Estou pensando seriamente em fazer depilação a laser ou fotodepilação no rosto todo e desencanar da barba, que por mim sempre foi um incomodo em fazer.

    Mas, não seria de ruim em voltar a barba até mesmo para ter certeza que isso não vá se alastrar para o meu cabelo tb....

    Alguém dá uma luz, please?

    Dermatol, Acetona e até mesmo alho e nada de melhorar....

    ResponderExcluir
  17. dartagnã 19 07 2012 boa noite a todos quando eu tinha 20 anos mais ou menos eu passei por um momento muito dificil na minha vida mas graças a deus resolvi o problema e depois de alguns meses notei que na parte frontal de meu cabelo ficou careca e foi caindo todos os dias até ficar completamente careca fui em varios derm. e nada tomei injeções direto na cabeça , tomei remédios e nada por incrivel que pareça eu fui na casa de uma moça que era benzedeira e ela fez um chá e passou na minha cabeça junto com umas outras coisas que eu desconheço pois não é que aos poucos foi crescendo cabelo e fiquei curado agora não sei se era essa doença ou algum problema espiritual ...abraços a tds 23;56

    ResponderExcluir
  18. Olá Dr. estive dando uma olhada em todas as postagens do pessoal,e em suas respostas plausíveis que você dava para os mesmos. E pude observar que a alopecia é uma doença muito complexa e difícil de elimina-la. Mas venho tentando descobrir se tem de fato uma cura para ela, possuo na região da barba e do bigode e mas tarde veio atingir minha sobrancelha.Eu sei que o fator de origem dessa doença pode ser hereditária, estres ou má alimentação.Porém uma coisa mim intrigou ! depois que comecei a fazer minha barba na cera quente foi que surgiu. isso tem alguma coisa a ver? Desde já sou grato pela sua atenção e resposta, que Deus continue te abençoando pela sua cooperação e contribuição para com as pessoas. Att Robsion Dantas, Tobias Barreto SE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Róbison, que eu saiba não tem haver a cera quente com a alopecia areata, só que lembre que a depilação com cera, em algumas pessoas causa o desaparecimento definitivo do pelo, pois como a depilação é desde da raiz, essa vai enfraquecendo até não nascer mais, e com isso pode começar a dar falhas no local da depilação, geralmente acontece depois de muitas depilações, se esse não for o seu caso provavelmente a depilação não tem haver com a Alopécia Areata. Eu tive muito caso positivo com infiltração de corticoide no local, aconselho a procurar um dermatologista para ver qual é o melhor esquema de tratamento para você.

      Excluir
    2. Dra. procurei um especialista e graças a Deus começamos o tratamento e já obtivemos resultados positivo.os pelos da sobrancelha, barba e bigode começaram a nascer. o médico usou triancil, dói mas resolve.

      Excluir
  19. Bom dia! Há uma semana apareceu um despelamento no queixo do tamanho de um polegar, essa crise ocorreu após um momento de stress no trabalho,deixei a barba crescer e notei que os pelos estão brancos e mais finos, qual providencia tomo, é muito grave posso esperear até que uma consulta seja marcada,a dermatologista que conheço tem agenda cheia só posso ser atendido daqui a um mes! obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caso não é grave, pode esperar sua consulta, e não aconselho a fazer nada antes de ir ao especialista

      Excluir
  20. Boa tarde,
    Minha barba esta na fase de crescimento, tenho 17 anos, e eu um dia desses acabei usando sem querer a gilete do meu pai.Com isso, ficou algumas falhas na minha barba e meu pai não possui nenhum tipo de doença transmissivel.
    Essa falhas andam me incomodando muito, e eu não sei se no caso foi porque meu rosto ficou sensivel aquela gilete e cortei demais os pelos que acabaram ficarando para dentro.
    Mas acabei indo a uma farmacia, e me falaram que era alopécia areata.
    Ele me passou o seguinte remedio cetoconazol, e a pomada cetoconazol, disse tambem que era pra eu tomar o remedio um dia sim e um dia não, e a pomada todos os dias. Me passou tambem um sabonete de enxofre para eu passar no meu rosto com uma bucha.
    Ainda não começei o tratamento, sera que resolverá e quanto tempo normalmente demora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não poderei responder sua duvida pois eu não vi a lesão, mas pelo que pude perceber seu médico esta tratando uma micose e não a alopecia areata. se tiver duvidas aconselho ir de novo no seu medico para esclarece-las.

      Excluir
  21. Olá a todos.

    Desde que o meu bigode começou a aparecer (para aí desde os 15 anos) repare que havia uma pequena mancha no meio do bigode em que não crescia pêlo. Consultei muito rapidamente uma dermatologista que não me disse nada, apenas disse em tom de brincadeira que gostava.
    de homens sem bigode. Hoje, com 19 anos, não posso deixar crescer o bigode porque se nota a mancha.
    Fiz uma pesquisa na internet e tenho quase a certeza que é alopecia areata.

    Terei de consultar outro dermatologista ou há algo que eu possa fazer? É possível fazer crescer pêlo no bigode?

    Obrigado e cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Daniel existe sim jeito de fazer nascer pelo em seu bigode, eu aconselho a procurar outro dermatologista, pois existem varios tratamentos e tecnicas para a alopécia areata.

      Excluir
  22. Boa tarde! Gostaria de saber se essa doença é transmissível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A alopecia areata não é transmissível como a tinha captis, como a maioria de outros profissionais afirma.

      Excluir
  23. gente eu estou desesperada, pois isso apareceu na minha cabeça e cada vez ta aumentando mais, ja não sei o que fazer, quero ir numa dermatologista mas não consigo achar vaga na minha cidade. era bem pequena quando eu descobri, mas agora ta enorme. ja passei um monte de coisa tomei remedio pra micose, usei pomada antimicotica, ate um tipo de ácido, mas nada resolve. eu estav pesquisando na internet e achei esses comentarios, resolvo escrever o meu pra ver se alguem pode me ajudar. pofavor se alguem pode m ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na alopecia areata não adianta ficar passando remédio para micose e antifúngicos, pois a origem dela não é fungo e sim a principal causa é o estresse, por isso se você estiver com lesões, infelizmente a melhor coisa a fazer é esperar a consulta com seu dermatologista para ele avaliar o melhor tratamento. pois o tratamento pode ser local ou sistêmico, residencial ou em consultório.
      aconselho não passar nada, pois pode piorar o problema

      Excluir
  24. Fui a uma consulta dermatológica e fui diagnosticado com alopecia, a dermatologista passou dois produtos uma pomada e outro manipulado a solução hidroalcoólica prescrevendo que eu deveria usá-los duas vezes ao dia,minha alopécia é na barba em três pontos,gostaria,por gentileza que me ajudasse quanto à forma de uso desses produtos se posso dormir com algum deles na pele,ou e quais horários uso cada um durante todo o dia.

    No aguardo de resposta agradeço a compreensão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o seu dermatologista prescreveu 2 x dia, geralmente ele quis dizer cedo e noite, e se for usar os dois ao mesmo tempo geralmente a solução vem antes de um creme, loção ou pomada, e seu ele não falou nada de retirar o produto sub entende que ele pode ficar no couro cabeludo, mas se você esta com duvidas eu aconselho voltar e pedir mais explicações.

      Excluir
  25. Olá DR primeiramente tem usado a internet pra fazer um excelente trabalho, e de resultados positivos com seus conselhos ,Eu estou com uma falha na barba no lado esquerdo do queixo já cheguei a pensa que seria uma falha normal de barba, mais acho que não e tão simples ,acho que e uma alopecia na barba com as imagem que vir na internet esta muito similar a minha falha na barba, vir o comentário do Róbison Dantas sobre o tratamento que ele estar fazendo com o TRIANCIL será que eu posso usa o mesmo fármaco que ele sem precisar ir ao medico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aconselho você fazer uso do Triancil sem uma consulta, pois geralmente esse tipo de tratamento é injetável no local da clareira, via subcutânea, e só pode ser feito por um médico, pois geralmente tem diluição do componente, tem que fazer mais de uma sessão de injeção intra lesional, e corticoide mal administrado e por muito tempo pode trazer malefícios a sua saúde.

      Excluir
  26. ola dr tou com treis falha na barba .queria saber como eu trato desse probrema .ser e tratamento ou basser de remedio vale..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente vá há um dermatologista, pois a alopécia areata pode evoluir rápido, geralmente o tratamento não é via oral, e sim tópica, através de solução e creme ou injetável no local da clareira.

      Excluir
  27. olá estou com falhas na barba, começou com um pequeno foco e cresceu rapidamente,já tem 4 meses minha consulta esta longe o que faço. O tratamento tem cura mesmo os pelos voltam a crescer quanto tempo leva e quanto gasto obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tratamento, os pelos voltam a crescer em 98% das pessoas que sofrem de AA. Aconselho ir o mais rápido possível pois quanto maior a falha mais demorado é o tratamento. Sobre o tempo e o gasto depende do tratamento.

      Excluir
  28. Ola doutora,tenho 2 falhas no queicho de alopecia, a do lado direito é maior q a do lado esquerdo.Gostaria de saber se corro algum risco de essa doença subir ate minha cabeça. Agradeço a atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O risco sempre há. Mas eu nunca atendi uma pessoa com alopécia da barba ir para o cabelo. Mas se você nao procurar tratamento pode sim ir para a cabeça.

      Excluir
  29. boa tarde dr: prazer em conhece-los, minha filha tem 19 anos e há 1 ano ela sofre de alopecia areata
    e frequenta o mesmo dermatologista, no começo com as medicaçoes surgia efeito crescia os cabelos
    mas agora as falhas estam mais evidentes e nao está mais crescendo os cabelos, estou com medo
    que desenvolva alopecia universalis isso é possivel? devo procurar outro dermato? será que vai ter cura.
    me ajude por favor estou muito angustiada, abraços e abrigada

    ResponderExcluir
  30. Bem se está em duvida do tratamento de seu dermatologista, procurar uma segunda opinião seria válido, sem ver a característica e a pessoa que tem alopécia areata fica difícil falar se pode virar a universal. O tratamento é difícil, mas tem casos que melhoram 100 %

    ResponderExcluir
  31. Estou com uma pequena falha em baixo do queixo, notei a poucos dias. O que devo fazer?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...