Fogo Selvagem

Aqui na minha região é uma zona endêmica de pênfigo, temos ate o hospital do pênfigo em campo grande, como o pênfigo é uma doença bolhosa, todos os meus pacientes quando chegam com alguma doença bolhosa no corpo, não me perguntam se não é fogo selvagem? Que é uma variedade que ocorre no Brasil geralmente na região centro-oeste e nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Hoje vamos falar um pouquinho dela para vocês ficarem mais atentos e menos preocupados quando surgir bolhas pelo corpo.
O termo pênfigo refere-se a um grupo de doenças com comprometimento cutâneo e algumas vezes mucoso, que tem como característica comum a presença de bolhas. Acomete principalmente adulto jovem e crianças que vivem em áreas rurais, próximo a rios e em algumas tribos indígenas. O pênfigo foliáceo e considerado doença de caráter auto-imune, crônica, por isso não tem cura.
A doença caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas superficiais, que confluem e rompem-se facilmente, deixando a pele em carne viva e formando regiões avermelhadas recobertas por escamas e crostas.



 As bolhas começam pela cabeça, pescoço e parte superior do tronco e depois se espalham por todo corpo, mas não ocorrem nas mucosas. Ele não atinge as mucosas. As lesões costumam aparecer nas áreas expostas ao sol, como face, região do decote e couro cabeludo, e depois se espalham para o corpo todo, com sensação de ardência e queimação, que originou o nome Fogo Selvagem.
A confirmação do diagnóstico dessas doenças é feito através da biopsia, com a retirada de uma bolha e exame desse fragmento da pele no microscópio.
Entre os vários tipos de pênfigos, o foliáceo é considerado o de melhor prognóstico
O principal medicamento utilizado é o corticosteróide em doses altas. Às vezes o quadro pode ser tão extenso e grave que o paciente tem que ser internado. 


Também são utilizadas outras medicações coadjuvantes para tratar as infecções secundárias que pode piorar a doença, e às vezes para controlar ou diminuir os efeitos colaterais provocados pelos corticosteróides. Cuidados gerais, como a limpeza das lesões, a hidratação e a alimentação, também são importantes.
Se você suspeitar de pênfigo foliáceo, procure um dermatologista, pois ele é o profissional capacitado para o tratamento dos pênfigos.

1 comentários:

  1. eu tambem sou paciente do penfigo e estive em pessimas condiçoes ate pensei que eu ia morrer mas graças a deus e vó aparecida que fundou hospital do penfigo hoje estou bem melhor do que antes mil veses mas estou em tratamento e devo a minha vida avó a toda afamilia e a todos funcionarios o fizioterapeuta obrigada atodos pelo amor e carinho de voces amo voces elenice paiva de oliveira este hospitaltem que ser reconhecido por todo o mumdo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...