Hipomelanose dos mestiços???? Mas o que é isso afinal?

Hipomelanose macular progressiva, hipomelanose dorsal idiopática ou hipomelanose dos mestiços.
É uma afecção da pele que provoca manchas claras nas partes centrais do tronco, geralmente os médicos mais desavisados tratam como se fosse pitiriase versicolor (pano branco), e com certeza a pessoa que tratou não vê resultado. A maioria das vezes afeta adolescentes e adultos jovens, principalmente do sexo feminino. Pode ocorrer em todas as raças, mas é mais comum em pessoas com pele mais escuras, de morena clara para negra.
A causa ainda é indefinida, mas parece que o micro-organismo Propionibacterium acnes (que é a mesmo micro-organismo responsável pela acne (espinhas)) teria participação no surgimento das manchas, interferindo na produção da melanina, que é a que da a cor na nossa pele.
A doença se caracteriza pelo surgimento de hipopigmentação no tronco, afetando principalmente as regiões centrais, mais comumente no dorso do tórax e região lombar.

Forma manchas arredondadas ou ovalares, que vão aumentando de tamanho e juntam para formar grandes áreas claras, principalmente na área próxima à coluna vertebral.


As lesões são assintomáticas e não apresentam descamação, ao contrario do pano branco que ao passar a unha geralmente descama.
O uso de antibiótico específico para a bactéria (geralmente o mesmo usado na acne, seja o antibiótico oral ou tópico), durante 3 meses, que mostraram bons resultados, com a repigmentação da pele dos pacientes que completaram o tratamento.
A fototerapia com luz ultravioleta natural ou artificial também é uma opção terapêutica, mas não existe ainda um tratamento que elimine a doença definitivamente, impedindo que as manchas retornem.


13 comentários:

  1. Possuo essas manchas desde, mais ou menos, meus doze anos. Nunca foi me incomodar muito. Atualmente tenho 24 anos e durante esse tempo procurei um especialista duas vezes que me indicaram Cetoconazol pomada. Sem resultados. Hoje vejo que as manchas se espalharam mais e está bem mais visível. Ao ler esse post confesso que fiquei triste em saber que não cura. :/

    ResponderExcluir
  2. tenho hipomelanose ja usei varios medicamentos para tratamnto e não obtive resultado nenhum, tenho vergonha das manchas, mas fazer o que se nem a ciencia descobriu um medicamento eficaz

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho isso. Fui a uma dermatologista e ela foi a unica q descobriu a pomada certa. E clindoxyl gel usei 6 meses e sumiu. Detalhe nao pode pegar sol se nao volta de novo. Nao tem cura tem tratamento e contagiosa.

    ResponderExcluir
  4. A minha e dermatite crônica perivascular superficial ,e uma mancha na minha coxa tipo pano branco, será que tem cura?

    ResponderExcluir
  5. Fui diagnosticado com essa doença ontem, amanhã irei iniciar um tratamento a base de um gel manipulado. Caso funcione, se Deus quiser irá, eu volto aqui e aviso. Carrego essa doença por mais de 10 anos sem um diagnóstico preciso.

    ResponderExcluir
  6. Também tenho desde a infância e todos os dermatos trataram como cetoconazol, agora em 2020 com 32 anos que uma dermato falou ser Hipomelanose idiomática do mestiço. No meu caso, quando fico tomando sol direto elas somem, mas segundo a médica em algumas pessoas isso pode intensificar as manchas. A receita passada foi:Clindoxyl Controle 5 ou Peróxido de Benzoíla 5% gel, para passar nas manchas a noite e tirar pela manhã por 3 meses.
    Protetor solar FS30.
    Ainda não comecei o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora agradeço seu depoimento fiz do jeito que vc falou aqui e meu filho de 14 anos que estava com o corpo todo tomado por.essas manchas esta 95% curado , comecei o tratamento 25/01/21 estou na segunda pomada e muitoooooo feliz com o resultado.

      Excluir
  7. Fiz esse tratamento por seis meses, ajudou muito, sumiram as manchas, em 2014 começou o tratamento, quase 7 anos se passaram e minha pele continua boa

    ResponderExcluir
  8. depois que li essa reportagem fui por conta própria e comprei a clindoxyl para meu filho de 14 anos, fazia 1 ano que os dermatologista tratavam ele com remédio para pano branco.Dia 25/01 comprei a.pomada valor 55.09 reais e com 1 mês passando nele toda noite o corpo dele esta quase totalmente limpo dessas manchas, comprei a segunda pomada e continuo o tratamento ainda tem pigmentos brancos na parte da frente entre a barriga e o peito,mas no pescoço e Costas ja saiu 98% estou muito feliz com o resultado.

    ResponderExcluir
  9. Comecei meu tratamento recentemente hoje (27/ago/21) pra ser preciso. Estou passando o Clindoxyl Gel 10% à noite e junto estou tomando um remédio Itraconazol 250mg com 15 comprimidos tomando 1 ao dia nos mesmos horários.
    Assim como todos sempre tratei como se fosse pano branco, obviamente sem resultados algum, carrego essas manchas por anos já até tinha me aceitado com elas, mas como muitos confundem isso com pano branco é natural a gente se sentir incomodado quando expomos isso em público na praia ou piscina por exemplo. Pesquisei na mais uma vez e vi uma imagem que se parecia muito com as minhas manchas e li e me aprofundei no assunto e sei que é errado se auto diagnosticar mas meu quadro se encaixa perfeitamente nos sintomas e características da doença, depois de inúmeras tentativas de me livrar dessas manchas tomando fluconazol, cetoconazol, gastando várias pomadas antifungicas vou tentar mais esse tratamento com o Clindoxyl 10% estou esperançoso que funcione se Deus quiser vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius Nunes, seu tratamento com Clindoxyl gel 10% funcionou?

      Excluir
  10. Olá! tb quero deixar meu depoimento. Tenho essas manchas desde 2018 e esse ano fui diagnosticada com a HMP. Estou tomando limeciclina 300 mg + pamoda benzac a/c. Comecei o tratamento dia 18/10. A duração é de 3 meses. Espero ter um bom resultado tb!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...