Onicomicose? Mais o que é isso?



Em cada 10 pacientes em meu consultório, 3 são por causa de micose em unha, e a queixa é igual, não sei mais o que eu faço, venho tratando faz anos e não melhora, minha unha melhora e volta, e assim por adiante.
Hoje vamos falar um pouquinho da afecção que tanto incomoda.
A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos.  As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas em homens são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento, das mulheres são as das mãos, principalmente se esta trabalhar com água. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.
Existem quatro tipos clássicos de onicomicose:
Onicomicose Subungueal Distal/Lateral
- A mais freqüente; 
- Mais comum em unhas dos pés;
- Descolamento da borda livre da unha: a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca.Pode haver acúmulo de material sob a unha.
- Espessamento: as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma pode ser acompanhada de dor e levar ao aspecto de "unha em telha" ou "unha de gavião".
- Características: unha opaca, esbranquiçada, espessa.

           Onicomicose Subungueal Proximal
- Esta forma é mais rara: geralmente em imunosupresivos;
- Inicia-se pela extremidade proximal: observam-se manchas brancas ou amareladas ao nível da lúnula comprometendo toda a unha.
- Adquire depois características da forma Subungueal distal.

           Onicomicose Superficial Branca
- Mais comum nas unhas dos pés;
- Manchas brancas na superfície da unha
- Com a evolução as manchas ficam amareladas e pode destruir toda a unha;

            Onicomicose Distrófica Total
- Pode ser a forma evolutiva de todas as formas anteriores;
- Destruição e deformidades: a unha fica frágil, quebradiça e quebra-se nas porções anteriores ficando deformada ou restando alguns restos de queratina aderida ao leito ungueal. 

Onicomicose por Cândida: 
Espécies de Cândida invadem as unhas geralmente ocorrem em pessoas que freqüentemente mergulhar as mãos na água. Isso normalmente requer o dano antes da unha por infecção ou trauma.

Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses.  Previna-se seguindo as dicas abaixo:  
·         Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
·         Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos).  Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
·         Evite mexer com a terra sem usar luvas.
·         Use somente o seu material de manicure.
·         Evite usar calçados fechados o máximo possível.  Opte pelos mais largos e ventilados.
·         Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.
·         Evite ficar com as mãos muito em contato com água, e cuidado com as luvas, pois além de depositar um pouco de água em seus dedos, ela deixa o ambiente quente e úmido
O tratamento da onicomicose é um desafio porque a infecção está incorporada dentro da unha, e é difícil de alcançar. Como o resultado da remoção completa dos sintomas e dos fungos é muito lento e pode demorar um ano ou mais, dependendo do caso, então geralmente tratamento feito com menos de um ano pode se ineficaz.
A maioria dos tratamentos é através de medicações sistêmica antifúngicos, ou tópica, tais como esmaltes de unhas
Também há evidência para combinar os tratamentos sistêmicos e tópicos.
Para onicomicose superficial branca em vez de terapêutica antifúngica tópica é aconselhado à sistêmica. Nas outras onicomicoses geralmente aconselha-se começar com o esmalte ao invés da sistêmica, em todo caso o dermatologista deve ser procurado para melhor tratamento





0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...