Herpes Zoster, vulgo Cobreiro.

            O Herpes Zoster é muito conhecido como cobreiro, e é uma entidade muito freqüente nos consultórios de dermatologia. Eu mesma tenho pelo menos 3 casos por semana dessa doença e geralmente os idosos é a população de maior risco.
Esse tipo de herpes é diferente do famoso herpes do lábio e da genital até por que não é causado pelo vírus do herpes simples, e sim pelo vírus varicela zoster, o mesmo que causa a catapora. A pessoa que tem herpes zoster já teve catapora em sua vida, pois o primeiro contato com o vírus a pessoa desenvolve a catapora como infecção primaria e depois pode ter o zoster como uma reativação do vírus.
Geralmente a doença aparece com lesões de vesículas (bolhas) seguindo um dermátomo, isso quer dizer ziguezagueando, cobreando (por isso chamam de cobreiro) um nervo do corpo, em apenas um lado do corpo. 

Dermátomos da pele

             O primeiro sintoma é a sensação de dor e ardência no local, podendo ou não ter febre, depois ocorre o aparecimento das bolhas, deixando a pele avermelhada, inchada, pode ocorrer junto o aparecimento das bolhas algumas crostas, pois algumas bolhas logo se rompem deixando uma ferida podendo ter até necrose de pele.


Aparecimento de bolhas
Vermelhidão e crostas
Necrose
              A partir daí o paciente pode sentir desde uma dor muito forte no local e até mesmo pontadas e coceira.
              A dor intensa pode perdurar por muitos meses, até mesmo depois de ter melhorado o quadro do Herpes Zoster, quadro que se chama nevralgia pós-herpética.
              A dor pode durar meses ou até anos ( o que caracteriza nevralgia pós-herpética), mas é mais habitual durar entre 3 a 5 semanas.
             O paciente com herpes zoster ativo é contagioso apenas para as pessoas que nunca tiveram catapora, ou seja, nunca foram infectadas pelo vírus Varicela-Zoster.Quem nunca teve catapora, se entrar em contato com pacientes com herpes zoster, irá desenvolver catapora, pois esta é sempre a forma inicial de contaminação por este vírus. Ninguém desenvolve herpes zoster sem antes ter tido catapora.
Pessoas que já tiveram catapora ao longo da vida ou que foram vacinadas podem ter contato com pacientes com herpes zoster sem risco de desenvolver qualquer doença, pois são um grupo que possuiu anticorpos contra o vírus. Lembre-se, o vírus é o mesmo, apenas a manifestação clínica é diferente.
           O herpes zoster, na maioria dos casos, desaparece espontaneamente após alguns dias. Porém, o tratamento com antivirais.
A dor do herpes zoster pode ser intensa em alguns casos e o uso de analgésicos é indicado. Há pacientes em que é preciso lançar mão de opióides (derivados da morfina) para o controle da dor. Como a dor é de origem neurológica, drogas antidepressivas, ou anticonvulsivantes, também podem ser usadas para aliviar os sintomas, principalmente nos casos de nevralgia pós-herpética.
A vacina contra o vírus Varicela-Zoster previne não só a catapora como também o herpes zoster. A vacina deve ser tomada na infância por pessoas que nunca tiveram contato com o vírus.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...