ácido Retinóico


Oi hoje vou falar um pouquinho sobre o bem que os ácidos retinóicos fazem pra nossa pele, minha modelo e consultora volta e meia esta em volta com esses creminhos básicos, ela me disse que só não usa com mais freqüência porque ela odeia ficar com a pele descascando, e o ruim desses ácidos é que realmente a pele descasca um pouco, ou às vezes muito, mas eu acho que é por isso que funciona tanto, por que ele provoca uma descamação, acelerando a renovação celular.
Ácido retinóico ou tretinoína é a forma oxidada da vitamina A, é um medicamento vendido sob prescrição médica. Um ativo similar é o adapaleno, que também requer receita médica para a venda.

O ácido retinóico é um dos compostos atuais mais utilizados contra os efeitos do envelhecimento precoce da pele e tratamento de pele acneica. Promove a esfoliação e estimula a produção de colágeno, substância que é responsável pela firmeza da pele. Outra função atribuída é a de reorganizar as fibras elásticas danificadas pela exposição solar e ainda melhorar a irrigação da pele. Esse tratamento pode ser feito no rosto, pescoço, colo e mãos, em concentrações diferentes.
Com frequência, o início do tratamento é difícil e incômodo. O produto resseca a pele. Ela fica sensível, avermelhada e descamativa. Como os benefícios são muitos, o importante nessa fase é respirar fundo e não desistir.
O ácido retinóico deixa a pele sensível ao sol. Por isso, é preciso usar um filtro solar todos os dias durante o tratamento. Se a pessoa gosta de ficar sob o sol (não deveria), melhor suspender o uso do ácido durante o verão. E, nas grávidas e lactantes, ele é contraindicado.
Ele  pode provocar irritação, vermelhidão e manchas em contato com a luz. Mesmo assim o efeito do retinóico é tão compensador e diferenciado que a ciência continua buscando uma substancia parecida, mas com menos complicações.
É possível encontrar versões mais suaves do ativo nos chamados cosmecêuticos, de venda livre. São o retinol e o retinaldeído, que não possuem os efeitos incômodos do ácido retinóico, mas por outro lado, têm ação menos intensa.
É importante lembrar que o ácido retinóico é um medicamento que necessita de um acompanhamento constante de um dermatologista. Já o Retinol (nome que se dá a forma álcool dessa vitamina) pode ser usado em cosméticos (sem prescrição) e com efeitos bem, mas bem menores se comparados ao ácido retinóico, mas que a longo prazo você consegue notar alguma diferença na sua pele.


1 comentários:

  1. Pois é, euzinha, sua modelo e consultora estou novamente as voltas com esses creminhos básicos. Tive umas espinhas no inicio do ano que deixaram umas manchinhas na minha pele. Realmente acho terrível a pele sensível e descamativa, mas fazer o que né? Tudo é válido em nome da beleza.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...