Queloide



O quelóide sem dúvida é um grande medo de quem faz qualquer tipo de cirurgia. Ter uma cicatriz feia pode comprometer o resultado de qualquer cirurgia, ainda mais se for estética.
Apesar do quelóide ser um tipo cicatriz específico, muitos pacientes pensam ter quelóides, pois há uma entendimento leigo de que qualquer cicatriz que não é ideal é um quelóide.
Isso não é verdade. O quelóide é uma cicatriz que se projeta além da superfície da pele. Quando a pele é ferida, as células se multiplicam para preencher o espaço que ficou vazio devido à morte celular.
Quando as células continuam se reproduzindo, mesmo após o preenchimento deste espaço, o resultado é uma cicatriz hipertrófica ou um quelóide.
A cicatriz hipertrófica é uma area lisa, espessa que se restringe ao local da lesão. Esta se reduz após 1 ano ou mais.
cicatriz hipertrófica

Um quelóide, porém, pode se extender muito além do sítio da lesão. Os quelóides não regridem espontaneamente. 
cicatriz queloideana

Os métodos de tratamento incluem:
  • Injecões de cortisona
Este tratamento é seguro, as injecões de cortisona realizadas uma vez por mês podem levar a uma reducão significativa do quelóide, especialmente aqueles pequenos e de início recente.
  • Cirurgia
Uma vez bem desenvolvido, alto e largo, não há tratamento que faça o quelóide ter grande redução. A cirurgia passa a ser o melhor tratamento.
Na verdade, a cirurgia retira o problema e inicia nova cicatriz do zero. A vantagem dela é permitir uma tentativa de controle da nova ciacatriz. Se nada for feito o quelóide seguramente retornará. Logo, é necessário fazer algum tratamento depois da cirurgia.
  • Cirurgia associada a injeções de hidrocortisona
Este tipo de tratamento é realizado através da injeção de corticóides durante a cicatrização, para evitar a formação de um quelóide no pós-operatório, e durante todo o período de cicatrização. É muito doloroso como tratamento, mas pode eventualmente gerar uma boa resposta. Porém as injeções de hidrocortisona podem ter de ser mantidas por um período de tempo muito grande.
  • Criocirurgia
O congelamento dos quelóides com nitrogênio líquido pode reduzir os quelóides, tornando-os mais planos. Este método pode manchar a pele, gerando principalmente manchas brancas em pessoas de pele morena.
  • Compressão
A compressão de quelóides, à longo prazo, pode fazer com que sua consistência torne-se um pouco menos endurecida.
  • Laser
Os quelóides podem ser tratados com laser. O laser pode reduzir a vermelhidão do quelóide, mas, infelizmente, faz muito pouco ou nada em relação à massa do quelóide.

7 comentários:

  1. QUEM TEM EXCESSO DE ACIDO URICO,PODE PRODUZIR MAIS TENDENCIA DE QUELOIDE? OU OUTRAS DOENÇAS MAIS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem estudo que comprova a tendencia do acido úrico e queloide.

      Excluir
  2. CURIOSIDADE,COMPATILHAR TOALHAS TRAVESSEIROS,DE QUEM TEM VERRUGAS PODE TRANSMITIR PARA OUTRA PESSOA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O modo de transmissão é através do contato entre pessoas e, algumas vezes, indiretamente, então tem uma probabilidade pequena de transmitir as verrugas por compartilhar esses objetos, se eles tiveram contato com as verrugas, exemplo: se a verruga é no joelho, usar o mesmo travesseiro que só se usa na cabeça, assim não vai tranmitir. Pequenos traumatismos predispõem à infecção. Parece também haver transmissão no uso de piscinas.

      Excluir
  3. SE O QUELOIDE ESTIVER ATRAS DA ORELHA?
    EXISTE MALIGNO OU BENIGNO?
    QUAIS AS CONSEQUENCIAS,E QUAL O TRATAMENTO?

    ResponderExcluir
  4. Só quem já teve um corte, machucado ou passou por uma cirurgia sabe que tem queloide, Há uma predisposição individual para o seu aparecimento, sendo mais comum em negros e mestiços.

    Não tem nenhuma doença que predisponha a queloide.

    Compartilhar toalhas, e travesseiros geralmente não transmite para outra pessoa. mas não é recomendado, pois e esse friccionar na verruga e esta machucar, a sim o contato na pele de uma outra pessoa pode sim transmitir, então meu conselho, é não compartilhar.

    Não existe queloide maligno e benigno, existe sim grande e pequeno, o único modo de melhorar o queloide é infiltração de corticoide. pois não tem tratamento definitivo.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho queloide no tronco na região do peitoral, iniciei tratamento com Injeções de cortisona, porém eu desenvolvi quadro de ansiedade generalizada, então fica a dica, minha dermatologista, embora muito atenciosa, não me orientou sobre o tratamento e não me questionou sobre pré disposições, é um tratamento que apresenta resultados visíveis embora um pouco demorados, mas eu parei o tratamento, pois administrar cortisona no corpo é complicado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...