A acantose nigricante ou acantosis nigricans é caracterizada pelo escurecimento da pele das dobras do corpo e pregas cutâneas, que se torna espessa e aveludada, não importando a cor de sua pele, lembrando que quanto mais negra a sua pele, mais escura serão as manchas.
Acantose nigricans é freqüentemente associado com condições que aumentam o nível de insulina, como:
- Diabetes tipo 2
- sobrepeso.
Outras causas de acantose nigricans:
- O hormônio de crescimento humano,
- Contraceptivos orais
- Grandes doses de niacina
Outros problemas hormonais, distúrbios endócrinos ou tumores podem desempenhar um papel importante. Raramente, acantose está associada a certos tipos de câncer.
A acantose nigricans evolui lentamente provocando o escurecimento progressivo das áreas afetadas e as lesões não são acompanhadas de qualquer outro sintoma.
Os locais mais atingidos são as axilas, virilhas e pescoço, onde formam-se áreas de pele escurecida, espessada, com a superfície rugosa e vincada, conferindo um aspecto aveludado. Em alguns casos, os lábios, as palmas das mãos, as plantas dos pés ou outras áreas, também podem ser afetadas.
Se a causa do surgimento da acantose nigricans for encontrada e tratada, as lesões tendem a desaparecer. Nos casos nos quais não se encontra a causa, produtos de uso local derivados dos retinóides são uma opção para a melhora do aspecto das lesões, mas vou ressaltar o uso de retinóide só vai melhorar um pouco a aparência da pele.Os locais mais atingidos são as axilas, virilhas e pescoço, onde formam-se áreas de pele escurecida, espessada, com a superfície rugosa e vincada, conferindo um aspecto aveludado. Em alguns casos, os lábios, as palmas das mãos, as plantas dos pés ou outras áreas, também podem ser afetadas.
Caramba!!!!!!!!!!
ResponderExcluirNunca tinha visto.
eu ja
ResponderExcluir