Xerostomia – diminuição da saliva - no idoso


           
            A saliva é uma mistura homogênea de secreções produzidas principalmente pelas glândulas salivares e pelas glândulas bucais menores, que desenham uma função dupla: participação no processo de digestão e facilitação da deglutição dos alimentos.
            Sintomas de secura na boca e nos olhos, mialgias e fadiga são extremamente comuns na população geral associados com ansiedade, depressão, efeitos colaterais de medicamentos (antidepressivos tricíclicos e alguns medicamentos para resfriados e certas cardiopatias) e, muitas vezes, com doenças que cursam com disfunção do sistema nervoso autonômico.
            Xerostomia (boca sêca) ocorre por diminuição do fluxo salivar que é causada pelo efeito colateral bucal de cerca de 60% dos remédios que o idoso ingere normalmente. Além de aumentar as cáries,doença periodontal, saburra na língua e mau hálito, impede uma mastigação adequada dos alimentos,que obrigam a pessoa mudar a consistência de sua dieta,que vai causar problemas digestivos.
            Com a boca sêca o idoso perde a percepção de gosto dos alimentos e aí passa a  coloca mais açúcar e mais sal no que come, influenciando no controle da diabetes e da pressão arterial, respectivamente.
            A xerostomia é considerada critério de difícil definição e mensuração, podendo ocorrer em outras condições:
            Temporárias – uso de anti-histamínicos etc.; infecções bacterianas e virais, em especial caxumba; de sidratação; depressão e síndrome do pânico;
            Crônicas – antidepressivos, diuréticos, clonidina, anticolinérgicos, neurolépticos etc.; doenças granulomatosas tais como sarcoidose, lepra, tuberculose; amiloidose; infecção por HIV; doença do enxerto versus hospedeiro; fibrose cística; diabetes mellitus não controlada;
            Outras – radioterapia, trauma ou cirurgia em cabeça e pescoço; glândulas malformadas ou ausentes.
            Ocorre aumento de parótida, mas freqüentemente não é detectado, pelo médico que não procura por este achado.
            Depressões do sistema imunológico do idoso, que somadas à xerostomia, causam um aumento exagerado do número de bactérias na boca, estas formam colônias, que além de permitirem maior chance de contaminação pulmonar e gengivas inflamadas, podem desencadear graves infecções cardíacas como a endocardite infecciosa, pois a região de orofaringe é rica em vasos e estas infecções podem ganhar a corrente sanguínea.
            Dicas de prevenção e para alívio dos sintomas:
- Ingerir no mínimo 2 litros de líquidos por dia;
- Mascar os silicones para estimular a salivação mencionados acima, alternando o seu uso com chicletes sem açúcar, com objetivo de estimular a produção de saliva;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Evitar o uso de enxaguatórios bucais com álcool;
- Moderar o consumo de comidas picantes e salgadas (para evitar o ardor);
- Usar protetor labial em caso de ressecamento ou rachaduras nos lábios;
- Evitar ingerir alimentos muito secos (farináceos e biscoitos secos);
- Evitar o uso excessivo de bebidas com cafeína (café, chá preto ou verde e refrigerantes a base de cola);
- Se ingerir medicações que afetam a produção salivar, converse com seu médico a respeito, para tentar diminuir ou substituir a medicação por outra sem este efeito colateral.

2 comentários:

  1. Flavia e Leandro, achei excelente a apresentação sobre Xerostomia. Ajudou a sanar muitas duvidas que até então, nenhum medico que consultei conseguiu responder. Qual a especialidade de vcs e onde atuam ?? Sueli Andrade sula_andrade@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli ficamos contentes por esse post ter ajudado a sanar algumas duvidas, nós somos clinico geral, com interesse em dermatologia e geriatria e atuamos no mato grosso do sul.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...