Dermatite seborréica

           
          Caspa é um problema muito freqüente que pode até passar desapercebido. Toda a população teve, tem ou terá algum grau de caspa e o ponto em que começa a incomodar é questão de sensibilidade individual. É, em geral, quando fica evidente ou passa a coçar que a maior parte de nós se preocupa.
           A caspa enfraquece os fios, provoca uma queda anormal do cabelo e costuma provocar coceiras. A caspa pode ser seca ou oleosa. A oleosa é a chamada seborréia e provoca placas sobre o couro cabeludo.
           A dermatite seborréica é por vezes considerada uma forma mais grave de caspa, requerendo cuidados médicos, porém o mais provável é que seja uma condição diferente, que provoca vermelhidão, coceira e inflamação do couro cabeludo, além da descamação. Pode ocorrer também nas sobrancelhas, laterais do nariz, em torno das orelhas e face anterior do tronco.   Outras condições que podem ser confundidas com estes quadros e que requerem atenção médica e diferente tratamento são a psoríase e o eczema.
          Os fatores que causam a dermatite seborréica são, ainda, pouco conhecidos. Há indícios que a herança genética tem importante papel causal, havendo vários indivíduos acometidos na mesma família. Por outro lado, alguns estudos propõem que o hormônio sexual masculino, pode estar relacionado como causa da dermatite seborréica, e por isso os homens são mais propensos à doença. Existe uma teoria para explicar a causa desta enfermidade que fundamenta-se na presença de um fungo chamado Pityrosporum ovale, que seria o possível causador da dermatite seborréica.
           Esta enfermidade é causa comum de queda de cabelos, cerca de 72% dos pacientes portadores da doença possuem algum grau de perda, podendo, até mesmo, levar a rarefação capilar. Em alguns casos, tratando-se a dermatite seborréica, acaba-se a queda de cabelos.
          Muitos produtos e remédios têm sido usados para o tratamento da dermatite seborréica, porém, antes de usar qualquer medicação faz-se necessário lembrar que essa doença é decorrente do próprio organismo do indivíduo. Desta forma, somente será possível controlar a dermatite seborréica se além do tratamento medicamentoso o paciente alterar seus hábitos e eliminar os fatores reguladores.
            Possíveis causas ou fatores agravantes da caspa 
proliferação do Pityrosporum ovale, fungo que vive naturalmente no couro cabeludo, que passa a ser produzido em grande quantidade, provocando irritação e descamação;
excesso de produção das glândulas sebáceas, couro cabeludo oleoso, fazendo com que as descamações fiquem aderidas à pele;
distúrbios hormonais ou glandulares;
permanentes, alisamentos ou colorações em excesso;
utilização de produtos inadequados;
processos alérgicos;
gravidez;
instabilidade emocional (ansiedade, estresse, depressão, entre outros);
na seborréia: ingestão em excesso de gorduras;
na caspa seca: falta de óleos e gorduras de boa qualidade na alimentação, deixando o couro cabeludo ressecado. 
            Soluções para a caspa seca
usar um xampu anticaspa adequado à base de alcatrão, piritionato de zinco ou sulfato de selênio, três vezes por semana;
não pintar o cabelo ou esfregar o couro cabeludo;
manter uma alimentação mais saudável, com acréscimo de gorduras e óleos de boa qualidade e frutas oleosas;
massagear com creme hidratante apropriado no couro cabeludo antes ou depois da lavagem;
enxaguar muito bem o cabelo após as lavagens.
           Soluções para a seborréia
uso até diário de um xampu anticaspa, à base de alcatrão, piritionato de zinco ou sulfato de selênio;
controle do consumo de gorduras, diminuir as frituras na alimentação e incluir mais frutas e verduras;
em alguns casos, até utilização de algum medicamento para controlar algum distúrbio hormonal;
prática de esporte: a transpiração no couro cabeludo favorece a eliminação de toxinas e depois, ao lavar a cabeça, o suor e o excesso de oleosidade são eliminados.
alguns shampoos que eu recomendo para a seborreia são:








Esses são pra mim de longe os melhores shampoo de "caspa" que tem. se você precisar eu recomendo qualquer um desses, basta escolher um.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...