Pneumonia no Idoso


          Pneumonia significa inflamação aguda no parênquima pulmonar, causada por agentes bacterianos, viróticos, fúngicos, químicos ou físicos. Classificamos as pneumonias dos idosos de acordo com o local da aquisição, o tratamento com antibioticoterapia é escolhido, visto que o diagnóstico etiológico só é diagnosticado em 50% dos caso.
          Conforme o local de aquisição, as pneumonias, são classificadas em: adquiridas na comunidade; adquiridas no hospital e as adquiridas nas instituições asilares.
          Em idosos, os achados clássicos de tosse produtiva, febre, estertores, dor torácica, dispnéia e calafrios podem estar ausentes ou atenuados. Por sua vez, confusão mental, redução do nível de consciência, fraqueza, anorexia, dor abdominal, delirium, taquipnéia, febre baixa e tosse seca podem ser considerados os dados e exame físico e anamnese mais freqüentemente presentes isoladamente ou combinados.

          A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da
pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque o alvéolo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases.
          A prevenção da pneumonia do idoso é de extrema importância em saúde pública, devido à gravidade da infecção e a alta taxa de mortalidade. A vacinação contra a gripe, a vacinação contra o pneumococo e os
cuidados gerais como a higiene oral, posicionamento correto no leito, manutenção do bom estado funcional, controle das doenças crônicas, realização de fisioterapia motora e respiratória, aporte ao familiar, são
medidas específicas e por isso a necessidade de uma equipe multidisciplinar preparada para atuação na área de geriatria e gerontologia.
          Os idosos com pneumonia também pode apresentar piora dos quadros das doenças crônicas como insuficiência cardíca, DPOC, Diabetes mellitus. Nos hospitais os idosos podem apresentar como quadro clínico o agravamento da insuficiência respiratória, a piora da função mental e a falência de múltiplos órgãos, por isso a pneumonia no idoso é muito perigosa.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...