Melanoma

      
        O melanoma maligno é o câncer da pele de pior prognóstico. É um tumor muito grave devido ao seu alto potencial de produzir metástases enviando células tumorais para outros órgãos, onde se desenvolvem. Origina-se dos melanócitos, células que produzem o pigmento que dá a cor da pele. Pode se originar da pele sã ou de lesões pigmentadas pré-existentes, os nevos
pigmentados ("sinais" escuros).
        O melanoma geralmente apresenta-se como uma pinta de coloração preta, castanha, vermelha azul ou da cor da pele. O que chama a atenção é seu crescimento rápido, bordas irregulares e normalmente múltiplas cores na mesma lesão. Pode surgir da pele sã ou de lesões pigmentadas pré-existentes (as "pintas" ou "sinais" de nascença).
        O melanoma não tem sintomas na sua fase inicial, exceto a irritação cutânea (comichão ou dor) que surge apenas em alguns casos. É freqüente surgir como uma área de um nevo ("sinal") já existente que cresceu, mudou de cor, ganhou contornos irregulares; ou como um novo nevo que surge na vida
adulta. Todas essas manifestações são altamente sugestivas de melanoma.
        Pessoas que tem histórico familiar de melanoma devem procurar regularmente um dermatologista. Diferentemente de outros cânceres de pele, o melanoma surge principalmente entre 30-45 anos de vida. Pessoas de pele clara que se expõe inadequadamente ao sol são as que apresentam maior risco de desenvolvimento.
        Numa lesão suspeita o médico poderá realizar o exame chamado dermatoscopia que auxilia muito na definição diagnóstica.
        As lesões de melanoma apresentam características fáceis de se reconhecer
aprendendo-se o ABCD do melanoma:

    * Assimetria: formato irregular
    * Bordas irregulares: limites externos irregulares
    * Coloração variada (diferentes tonalidades de cor)
    * Diâmetro: maior que 6 milímetros
   
        O tratamento do melanoma maligno é cirúrgico e deve ser realizado o mais precocemente possível. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para a cura.
        O tratamento do melanoma metastático consiste em quimioterapia e tratamentos com imunomoduladores.

1 comentários:

  1. Acredito muito na medicina que hoje está muito evoluída,mas alguns cuidados são fundamentais para a cura pois tambem tive um câncer de pele melanoma maligno e hoje levo uma vida normal,vez ou outra ainda sinto até porque não dá pra não sintir absolutamente nada pois passei por uma cirurgia,mas estou aqui e o principal VIVA e BEM!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...