Sexo Na Terceira Idade


      Não há idade para o sexo, ou seja, homens e mulheres saudáveis podem se manter sexualmente ativos por toda a vida. Segundo os especialistas, o preconceito e a falta de informação atrapalham o desenvolvimento da sexualidade na terceira idade. Há mudanças físicas, sim, mas elas não são as responsáveis pelo fim da intimidade entre o casal. Na avaliação dos sexólogos, as barreiras são socioculturais, ou seja, a idéia de que o sexo é privilégio dos mais jovens e que não pode fazer parte da idade madura. Para quem tem essa visão, aos mais velhos cabe o amor platônico, pré-adolescente.

      A atividade sexual permanece na terceira idade, havendo somente uma diminuição na sua freqüência.  O sexo na terceira idade, alem da satisfação física, reafirma a identidade de cada parceiro,  demonstrando que cada pessoa pode ser valiosa para a outra. Junto ao sexo também estão valores muito importantes na terceira idade: a intimidade, a sensação de aconchego, o afeto, o carinho, o amor. Tanto o homem como a mulher continuam a apreciar as relações sexuais durante a terceira idade. As alterações que ocorrem na mulher (como a secura da vagina, por ex ) ou no homem ( como a diminuição no tempo de ereção) ou a diminuição da fase de excitação para ambos, não são fatores que chegam a prejudicar o prazer sexual. A boa adaptação sexual é o principal fator que determina o prazer sexual.

      Uma vida sexual rica, facilita a resolução da problemática existencial e da convivência com a idade  avançada, aumentando o prazer de viver e a auto-estima. Tanto para homens quanto para mulheres, uma rica e pertinente vida sexual só pode colaborar para uma  vida mais saudável e feliz. As pessoas idosas não precisam e não devem abrir mão de sua vida sexual, possivelmente rejuvenescidos  viverão mais e melhor.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...