Melanose solar "mancha senil"

      Elas são popularmente  chamadas assim porque costumam aparecer em pessoas com idade mais avançada. Na verdade, estas manchas não são provocadas pela idade e  sim pelo dano causado pelo sol ao longo dos anos. Como o resultado da ação do sol  só vai aparecer com o passar do tempo, as melanoses solares são mais comuns em pessoas  de idade.
      As melanoses solares são manchas escuras, de coloração castanho a marrom, geralmente pequeninas mas que podem chegar a alguns centímetros de tamanho. Elas surgem apenas  nas áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros. São mais frequentes em pessoas de pele clara. O dano solar acumulado  ao longo dos anos induz ao aumento do número de melanócitos (célula que produz o pigmento  que dá cor à pele) e da sua atividade, produzindo mais melanina e escurecendo a pele.






Prevenção e tratamento

      O ideal é a prevenção do surgimento das manchas, que deve ser feita através do uso de proteção solar nas áreas continuamente expostas ao sol, onde as manchas se manifestam. Não é apenas o  sol da praia ou piscina, mas também o sol do dia a dia, que paulatinamente vai danificando as  células que, no futuro, vão sofrer alterações e dar origem às manchas.

      O tratamento pode ser feito de várias maneiras, como a cauterização química, a criocirurgia, a  dermoabrasão, os peelings químicos. Os resultados costumam ser  bons, desde que a técnica seja empregada de forma adequada. O exagero na aplicação pode deixar  manchas claras ou até mesmo cicatrizes residuais.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...