Dermografismo



Dermografismo é uma doença da pele que afeta entre  5 a 10% da população  e é uma forma de urticária física que se caracteriza pela coceira intensa, principalmente nos locais de pressão.  Após o ato de coçar surgem lanhos, vergões na pele, que somem rapidamente. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas . No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien.

            O mecanismo exato de dermografismo site permanece incerto. Os sintomas podem ser induzidos por estresse, roupas abrasivas, relógios, óculos, calor, frio, ou algo que provoca estresse na pele.
Em grande parte das vezes o dermografismo costuma ser brando, passando desapercebido. Entretanto, em alguns casos pode assumir formas mais intensas e bastante incômodas.Para confirmar, basta fazer um pequeno teste: risque a pele utilizando um clips de papel. Nos casos positivos, um vergão surge em minutos no local. Procure um dermatologista para confirmar o diagnóstico e orientar seu tratamento.

O tratamento Para pacientes assintomáticos com dermografismo simples, não é necessário tratamento. É muito importante evitar os fatores desencadeantes físicos, reduzindo o stress 
Para aqueles pacientes que tem tem um quadro mais agudo, ele é feito com medicamentos antihistamínicos (antialérgicos) para controle da coceira, impedindo o aparecimento dos vergões na pele e se necessária utilização de ansiolíticos e antidepressivos.
Diminua o atrito em sua pele: evite roupas justas ao corpo.
Prefira tecidos de algodão e evite os tecidos sintéticos como a lycra.
Tome um banho por dia, evitando banhos demorados e quentes. O calor tende a piorar a coceira e a ressecar a sua pele.
Não use buchas ou esponjas e prefira sabonetes suaves, para pele seca.
Enxugue-se com toalha felpuda e macia, sem esfregá-la com força em seu corpo.
Acostume-se a usar hidratante logo após o banho, ainda com a pele umedecida.
Alimente-se saudavelmente, procurando ingerir bastante água e outros líquidos no decorrer do dia.
Combata o stress: organize seus compromissos a fim de que sobre tempo para o lazer.




0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...