Andropausa



Não é só a mulher que sofre com a diminuição dos hormônios depois de certa idade, os homens também sofrem. Hoje falaremos de um assunto pouco difundido, a Andropausa.
O nome andropausa se refere ao conjunto de sintomas que surgem, geralmente, após os 60 anos no individuo do sexo masculino, tais como perda de energia física, falta de autoconfiança, perda de motivação e iniciativa, diminuição da agressividade, depressão, fadiga crônica, distúrbios do sono, queda da libido, disfunção erétil, aumento do conteúdo de gordura e queda da musculatura.
A principal causa da andropausa, afastadas razões de perturbações psíquicas ou psico- somáticas, é o declínio do nível do hormônio masculino – TESTOSTERONA, o qual se apresenta sob duas formas na corrente sanguínea: Testosterona total e Testosterona livre.
É claro que nem todos os homens em andropausa terão todos os sinais e sintomas relacionados, mas fadiga crônica, perda da agressividade e libido em declínio são muito comuns.
Verificar se não há anemia, doenças do fígado, doença renal crônica, diabetes, depressão familiar. Enfim, afastar causas que significam a presença de outras moléstias.
O diagnostico é feito pela dosagem pela manhã de Testosterona total, SHBG, CH e FSH, estes dois últimos são hormônios da hipófise, que estimulam os testículos a produzir hormônios. Também fazer um exame ultrassonográfico dos testículos.  Pode fazer testes especiais para hipófise, se necessários.
O tratamento para a andropausa é feito com a toma de medicamentos que aumentam a taxa de testosterona no sangue, geralmente uma reposição hormonal
Nem todos os homens podem fazer este tratamento, especialmente se eles tiverem câncer de mama ou de próstata ou membros da família próximos que desenvolveram estas doenças.



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...