Reposição hormonal na terceira idade


           O processo íntimo do envelhecimento não é conhecido, sendo a única certeza o fato de tratar-se de uma situação que atinge a todos os seres vivos.
          No idoso há uma tendência ou ao aumento ou a diminuição de determinados Hormônios que circulam no sangue e que podem provocar hipertensão arterial, diabetes, alterações do sono, etc.     Hormônios são substâncias produzidas no organismo que tem a capacidade de regular as funções de vários órgãos. São produzidos em órgãos denominados glândulas situados em locais os mais variados, como a tireóide, as adrenais, os ovários, os testículos e a hipófise. O estrógeno, hormônio feminino, está diminuído na terceira idade, sendo responsável pelo climatério. A testosterona é o hormônio masculino e também diminui na terceira idade. O idoso produz menos hormônio produzido pela glândula adrenal ou DHEA, menos hormônio de crescimento, menos hormônio da tireóide, e menos melatonina.
          Vários hormônios, além daqueles analisados acima, estão intimamente relacionados com o envelhecimento, principalmente devido à sua diminuição.
          Destacam-se os hormônios produzidos pela adrenais (DHEA), pela hipófise (crescimento), pela pineal (melatonina) e pelas glândulas sexuais (estrogênio e testosterona).
          A diminuição da produção hormonal está relacionada com a diminuição na produção de proteínas, da massa muscular, com a osteoporose, e também com o aumento de gorduras.
          A reposição hormonal é feita em situações de deficiência hormonal, destacando-se a utilização do estrogênio e da testosterona.
          A reposição de estrogênio no climatério é eficiente no tratamento de sintomas que incomodam a mulher (fogacho, secura vaginal, etc), na profilaxia da osteoporose e parece proteger a mulher contra doença das coronárias , doença de Alzheimer e câncer do cólon.
          O seu uso é, entretanto, um risco calculado, pois pode induzir os cânceres de mama e de útero. A reposição de testosterona pelo homem é feita nas situações aonde existe diminuição do mesmo, quando ocorrem sintomas importantes como aumento de peso e fadiga.
          Tal reposição tem dado excelentes resultados, mas não é recomendada quando o seu nível no sangue for normal pois pode induzir ao câncer de próstata.
          A reposição de hormônios é uma terapia que pode ser utilizada na terceira idade. Recentemente vários centros de pesquisa passaram a estudar o uso de hormônio das adrenais (DHEA), da pineal (Melatonina) e da hipófise (hormônio de Crescimento) em pessoas idosas.
          A Melatonina é um hormônio que regula nosso relógio biológico (o ciclo noite/dia) e que poderia induzir uma melhora no desempenho de nosso organismo mas ainda está em fase de pesquisa, sendo indicado o seu uso como regulador do sono.
          Antes de usar qualquer tipo de  hormônio é melhor conversar com seu geriatra,pois o uso indiscriminado deles pode dar uma série de complicações futura.

Depressão cutânea no rosto, nunca mais!!!!!


Às vezes por algum motivo temos cicatrizes na face, pode ser por causa de acne, ou por causa de algum procedimento cirúrgico, e geralmente as pessoas querem algum produto para melhorar as cicatrizes.
Bem a linha Ada tina Italy é uma linha dermocosmética que eu adoro, usei já o protetor solar, o sabonete e agora minha modelo e consultora está usando o Corrige Lines da Ada tina para melhorar uma pequena cicatriz que ela tem na face, e ela esta gostando do resultado.
É claro que não existe só esse produto para corrigir cicatrizes com depressão cutânea, mas é uma opção e eu recomendo para quem não conhece, tudo é bom, a cosmeceutica, o resultado e sem contar que a embalagem é um luxo só.
Vou mostrar alguns produtos preenchedores de colágeno para vocês conhecerem e até comparar:

Preenchedor de colageno Loreal 
- Para todas as mulheres que desejam diminuir as marcas do tempo, ele é um anti-rugas, que age simultaneamente na superfície da pele e no seu interior, e por ser a base de colageno ele também melhora as depressões cutâneas do rosto.
 
 Corrige lines  Ada tina
- Corrige Lines tem ação superior a seis horas de duração e ação progressiva, tratando e corrigindo as rugas de expressão e estáticas. É indicado para o tratamento instantâneo das rugas de expressão, decorrentes da contração muscular repetida ao longo dos anos e comuns ao redor dos olhos, testa e lábios, e das rugas estéticas, decorrentes do envelhecimento da pele. Como em sua formula contém colágeno e derivado de ácido hialurônico, ele é ótimo para depressão cutânea também.
          Redermic XL Fluide La Roche
          - Corrigir as rugas, mesmo as mais profundas, reduz o brilho da pele, é indicado para rosto e pescoço, ideal para peles mistas e oleosas. Ajuda nas depressões cutaneas.


Liftariv Retinol Ha Vichy 
- Esses componentes atuam no preenchimento das rugas, melhorando seu tamanho e profundidade, clareando manchas, melhorando a elasticidade da pele, aumentando o nível de hidratação e ainda protege a pele do fotoenvelhecimento. também melhora as depressões cutâneas.

Teste de quociente de beleza

         
           Hoje eu estava vendo a revista Veja da nutricionista que trabalha la comigo, é a de 12 de Janeiro desse ano, e só me interessei por que na capa estava dizendo, teste de quociente de beleza, aí é comigo mesma, peguei e comecei a fazer o teste na hora, e achei super interessante, então resolvi procurar pra ver se a revista tinha disponibilizado no site para todos, ou só para assinante, e vi que estava aberto para todos, como eu gostei do teste resolvi compartilhar aqui com vocês. 
           Espero que façam e gostem, qualquer coisa comentem. O site do teste vai logo abaixo.

http://veja.abril.com.br/infograficos/teste-beleza/

Halitose na terceira idade

        
          O fluxo salivar é o grande responsável pela verdadeira saúde bucal. Vários fatores podem contribuir para alteração de nosso fluxo salivar, com a idade avançada, outros fatores se somam para agravar mais ainda a incidência de pacientes xerostômicos. Nossa saliva pode sofrer alterações de volume, viscosidade e densidade, qualquer uma destas alterações irá causar conseqüências e desequilíbrio na cavidade bucal, tanto de hálito, quanto de cáries como outras desordens e muitas delas geram desconforto enorme para os portadores da hipossalivação.
         Pacientes geriátricos possuem índices alarmantes porque além das mais de 60 origens que normalmente podemos encontrar gerando Halitose em qualquer idade, existem outras que somente se manifestam nessa faixa etária.
          Existem mais de 50 causas responsáveis por esta redução e raramente esta não é única. Entre as causas de redução do fluxo salivar podemos destacar: atrofia das glândulas salivares, perda dos dentes, dificuldades de mastigação, estresse, mudanças de hábitos alimentares, desidratação, efeito colateral de algumas medicações como: analgésicos, antiparkisonianos, diuréticos, antidepressivos, ansiolíticos e anti-hipertensivos; e patologias como: insuficiência hepática, abscesso pulmonar, Síndrome de Sjögren, Doença por Arranhadura do Gato e diabetes tipo dois.
         O estresse é um dos fatores da halitose. Ele provoca no organismo inúmeras reações químicas importantes. Uma delas é a liberação dos hormônios adrenalina e cortisol, que causam algumas reações significantes como o aumento dos batimentos cardíacos e da freqüência respiratória, e a diminuição do fluxo salivar (hipo-salivaçâo). Esta, por sua vez, leva a um aumento da concentração de mucina, proteína presente na saliva, responsável pela sua viscosidade, proporcionando uma saliva mais espessa e pegajosa. .
         A saburra lingual é uma das principais causas da halitose .Os primeiros sintomas podem ser a sensação de boca seca, alteração de paladar, sangramento gengival e o surgimento de placa bacteriana na língua. Quando aparecerem os sintomas, a sugestão é procurar um profissional capacitado a tratar o problema, pois existem diversos tipos de halitose.
        A halitose é um fator de isolamento social e afetivo, acarretando muitas vezes uma barreira familiar. Por vezes as alterações previstas pelo processo de envelhecimento fazem com que o paciente portador deste sintoma não o percebe por alterações no olfato ou por adaptação destas células ao odor. 
          Medidas preventivas:
•  Realize pelo menos uma vez ao ano uma avaliação odontológica.
•  A higienização da língua é a primeira medida para eliminar a halitose, assim como a adequada higienização oral - uso correto do fio dental e utilização de uma escova macia .
•  Mudanças de hábitos alimentares também podem ser importantes para a redução deste sintoma. Realize refeições com intervalos não superiores a três ou quatro horas. Evite bebidas alcoólicas e fumo, além de alimentos como cebola e alho. Faça ingesta de pelo menos 2 litros de água por dia.
Na presença deste sintoma procure seu médico. Existe disponível um exame para medir o seu fluxo salivar, com o qual auxilia o diagnóstico do tipo de halitose para um adequado tratamento. Sim, existe terapêutica para este desagradável sintoma, e possibilidade de controle com medicamentos disponíveis, proporcionando maior qualidade a sua vida.

Ectima


           Vamos falar dessa afecção da pele que tem nome de doença perigosa, que pode ser bastante comum em uma deteterminada região.
           A Ectima é uma dermatite estreptocócica de caráter erosivo e ulcerativo que ocorre geralmente em condições de higiene precária ou como resposta a microtraumatismos e se manifesta como úlceras múltiplas bacterianas, revestidas por crostas e localizadas predominantemente nas pernas. 
           Tem início com o aparecimento de vesícula, vésico-pústula ou pústula, que se aprofunda, originando lesão ulcerada recoberta por crosta espessa. Ao regredir, a ectima deixa cicatrizes (uma ou várias).
     Na prevenção limpe todas as lesões ou picadas e aconselhe a criança a evitar arranhá-las ou cutucá-las. 
        Podem ser prescritos antibióticos orais. Compressas quentes (com a utilização de uma toalha embebida em água morna) ajudam na remoção das crostas. A limpeza da lesão com sabão anti-séptico ou peróxido pode ajudar a reduzir a infecção. 
       Como complicações temos:
  • disseminação da infecção para outras partes do corpo
  • infecção sistêmica levando à insuficiência renal (gomerulonefrite pós inflamatória), bem raro de acontecer, mas pode dar
  • dano permanente da pele, com cicatrizes
  Um post curto para uma doença simples, bem..., simples para um especialista, mas para outros é uma doença que pode virar um quebra cabeça pois pode simular outras doenças de pele.


 

ácido Retinóico


Oi hoje vou falar um pouquinho sobre o bem que os ácidos retinóicos fazem pra nossa pele, minha modelo e consultora volta e meia esta em volta com esses creminhos básicos, ela me disse que só não usa com mais freqüência porque ela odeia ficar com a pele descascando, e o ruim desses ácidos é que realmente a pele descasca um pouco, ou às vezes muito, mas eu acho que é por isso que funciona tanto, por que ele provoca uma descamação, acelerando a renovação celular.
Ácido retinóico ou tretinoína é a forma oxidada da vitamina A, é um medicamento vendido sob prescrição médica. Um ativo similar é o adapaleno, que também requer receita médica para a venda.

O ácido retinóico é um dos compostos atuais mais utilizados contra os efeitos do envelhecimento precoce da pele e tratamento de pele acneica. Promove a esfoliação e estimula a produção de colágeno, substância que é responsável pela firmeza da pele. Outra função atribuída é a de reorganizar as fibras elásticas danificadas pela exposição solar e ainda melhorar a irrigação da pele. Esse tratamento pode ser feito no rosto, pescoço, colo e mãos, em concentrações diferentes.
Com frequência, o início do tratamento é difícil e incômodo. O produto resseca a pele. Ela fica sensível, avermelhada e descamativa. Como os benefícios são muitos, o importante nessa fase é respirar fundo e não desistir.
O ácido retinóico deixa a pele sensível ao sol. Por isso, é preciso usar um filtro solar todos os dias durante o tratamento. Se a pessoa gosta de ficar sob o sol (não deveria), melhor suspender o uso do ácido durante o verão. E, nas grávidas e lactantes, ele é contraindicado.
Ele  pode provocar irritação, vermelhidão e manchas em contato com a luz. Mesmo assim o efeito do retinóico é tão compensador e diferenciado que a ciência continua buscando uma substancia parecida, mas com menos complicações.
É possível encontrar versões mais suaves do ativo nos chamados cosmecêuticos, de venda livre. São o retinol e o retinaldeído, que não possuem os efeitos incômodos do ácido retinóico, mas por outro lado, têm ação menos intensa.
É importante lembrar que o ácido retinóico é um medicamento que necessita de um acompanhamento constante de um dermatologista. Já o Retinol (nome que se dá a forma álcool dessa vitamina) pode ser usado em cosméticos (sem prescrição) e com efeitos bem, mas bem menores se comparados ao ácido retinóico, mas que a longo prazo você consegue notar alguma diferença na sua pele.


Cabelos secos


          Todas nós sabemos que os cabelos oleosos precisam de cuidados, que é um trabalho para que ele não fique com aquela aparencia de cabelo molhado e que na hora que nós vemos é puro óleo. O que às vezes não sabemos que os cabelos secos podem ser mais dificeis de tratar do que os famosos oleosos.
          Então se e você tiver o cabelo seco, preste atenção: as vezes o sebo produzido para hidratar o cabelo, não se forma corretamente e isso faz com que os cabelos percam elasticidade, fiquem frágeis, vulneráveis e quebradiços.  Nestes casos a origem do problema é genética.
           Porem muitas vezes estes problemas são causados por fatores atmosféricos como o ar, o sol e a água ou, pela falta de cuidados específicos e maus hábitos no tratamento do cabelo. O uso de produtos inapropiados, secador muito quente, tingimentos muito seguidos,acabam prejudicando o cabelo.
Aquí apresentamos algumas dicas, para ter un cabelo bonito e saudável
          Em primeiro lugar evitar lavar muito seguido o cabelo e usar shampú suave, com azeites essencias, enriquecidos com ceramidas. Enxaguar com água fría, colocar um creme hidratante e fazer massagens com os dedos.
          Uma de cada duas vezes, fazer um banho de creme durante 20 minutos.
          Não deixar o secador mais de 15 segundos no mesmo lugar e a uma distância mínima de 15 cms do cabelo
          É importante ter uma dieta saudável, dando prioridade ás verduras e frutas frescas. Especificamente para o cabelo é recomendado o consumo de amêndoas, avelãs e cereais.
          Relativamente a produtos especificos para cabelos secos, há vários de excelente qualidade como por exemplo a linha ‘Ciment’ da Kerastase, e a linha especifica para cabelos secos da Phytoervas, o melhor é experimentar para ver se seu cabelo se adapta bem.
        Esteja apenas atenta a marca, procure sempre uma marca conhecida e procure produtos que contenham:
- Macadamia
- Tutano de Boi
- Queratina
- Jaborandi
- Extrato de Algodão
- Semi di Lino
- Germem de Trigo
- Ceramidas
- Vitamina A
          Os componentes acima hidratam e devolvem a vitalidade ao cabelo. Existem também ampolas hidratantes que podem ser misturadas ao creme, a Viscaya tem umas que são excelentes. Você mistura uma ampola a uma quantidade de creme e utiliza em forma de máscara.
          Como finalizadores, existem os ‘silicones’ para as pontas dos cabelos.
Procure um que não seja muito oleoso, coloque uma ou duas gotas pequenas nas mãos, esfregue uma na outra e espalhe levemente nas pontas dos cabelos e em cima por vezes onde ficam alguns fios ‘arrepiados’, mas lembre-se passe levemente para não ‘engordurar’ o cabelo.




Rotina na terceira idade

        
           Aqui vai um mini guia do que as pessoas da terceira idade tem que fazer de rotina quando vai ao médico.
          O Ministério da Saúde recomenda que os idosos façam  visitas pelo menos uma vez por ano ao médico e realize exames e utilizem vacinas como forma preventiva de identificar e combater as doenças em sua fase inicial facilitando o tratamento e a proteção da saúde.

Vacinas:

  • Tétano -  a cada 10 anos.
  • Gripe -  anualmente. 
  • Pneumonia -  a cada 05 anos.

Exames:

  • Aferir a pressão arterial - anualmente. se não tiver problema de pressão alta, se tiver, aferir cada mês.
  • Coleterol Sangüíneo - anualmente.
  • Glicemia - anualmente, se não for diabético, se for, aferir a cada 3 meses no máximo
  • Pressão ocular - anualmente.
  • Urina - anualmente.
  • Ginecológico (feminino) - anualmente.
  • Próstata (masculino) - anualmente.

Água Thermal


Hoje vou falar um pouquinho sobre a água termal, eu simplesmente adoro uso em mim e nas minhas pacientes após algum, procedimento, acho que deixa a pele super hidratada e com um brilho maravilhoso como se tivesse saído do banho toda hora que passo.
A água termal reconstitui a barreira de proteção cutânea, deixando a pele mais saudável e protegida contra agressões como a poluição, ela é rica em sais minerais como magnésio, cálcio e ferro, apresenta capacidade nutritiva, melhora as defesas da pele contra agressões ambientais, ajuda na hidratação e revitalização celular, além de ter capacidade antiinflamatória e cicatrizante.
A termal é uma água subterrânea que foi enriquecida por anos pelos minerais das rochas e que retorna à superfície em fontes com temperaturas que vão de 35ºC a 54ºC.
As propriedades variam de acordo com a região e o tipo de rocha pelo qual a água passou. A maior parte tem magnésio, cálcio, ferro e zinco, mas cada marca tem um diferencial.
A La Roche-Posay é rica em selênio, antioxidante. O frasco de 150 mL custa 46,90 e o de 50 mL, 24,40.
A Vichy tem bicarbonato, que amacia a pele. O frasco custa 23,90 (50 ml) e R$ 45,90 (150 ml).
A Avène tem a composição mineral balanceada. O spray de 50 mL custa 28,90, o de 150 mL, 51,90 e o de 300 mL, 69,90. Na Sacks.
A Águas de São Pedro tem propriedades anti-oleosidade e antissépticas. O spray de 80 mL custa por volta de 23 reais.




Intradermoterapia


             É uma técnica ótima, em todas as pacientes que eu fiz eu vi resultado, principalmente na parte de rejuvenescimento, aqui neste post vou falar um pouquinho sobre ela pois eu vejo que muita gente não conhece. Vamos lá então. 
           A intradermoterpia ou mesoterapia consiste na administração de substâncias ou enzimas abaixo da pele, em diferentes níveis, dependendo do local e da alteração a ser alcançada. Técnica de origem francesa, tem como intuito proporcionar uma alta concentração da substancia injetada no local de ação, com poucos efeitos colaterais, visto que a absorção e concentração deste no sangue é muito menor do que se fosse dado por via oral.

A intradermoterapia propõe a introdução de medicamentos na derme, camada profunda da pele, através de agulha apropriada de quatro ou seis milímetros de comprimento.
Os medicamentos devem ser administrados em pequenas quantidades em cada ponto de aplicação, no máximos 0,2 mililitros, e espalhado em todo o local a ser tratado com vários pontos neste mesmo lugar.
Pode ser utilizado contra os seguinte itens:
  • Celulite
  • Gordura Localizada
  • Estrias
O tratamento exclusivo com intradermoterapia é de pouco resultado o ideal é associar com outro procedimento. Podemos associar intradermo com carboxiterapia e ultra-som para o tratamento de celulite e gordura localizada ou ainda com peelings químicos para o tratamento de estrias.


Suco desintoxicante

        


                   Vamos desintoxicar o nosso organismo? pois é descobri este suco que é uma delicia e ele promete desintoxicar o organismo, é bom fazer pelo menos 2 vezes na semana.
                   Sucos desitoxicante evitam o acúmulo de gordura gerado pelo consumo de acúcar ou sal em excesso na dieta, o que não deixa de ser uma prevenção, desde que acompanhado de um trabalho aeróbio, uma drenagem bem feita, mas o suco por si só não emagrece.
                   Para quem faz drenagem linfatica é super recomendado, pois por eliminar o excesso de sal do organismo ajuda a melhorar a retenção de liquido.
                  
os ingredientes são:
  • 1 maça sem nucleo, sem casca e cortada
  • 1/2 xicarade gelo
  • 1/2 xicara de agua filtrada
  • 1 limão sem cdasca
  • 1 cm de gengibre descascado e cortado
                 Bata no liguidificador ou na centrifuga e beba de imediato, não pode guardar para tomar depois 




Demência Pré-Senil – Doença de Pick – Falta de Concentração


A doença de Pick é caracterizada como uma demência pré-senil. Esse quadro clínico assemelha-seprincipalmente nos primeiros estágios da doença a doença de alzheimer inclusive com idade similar no aparecimento da demência.
O início da demência e da doença de Pick é geralmente meio disfarçado e os sintomas incluem confusão mental, alterações do caráter e da afetividade, perda de memória e demência.
Os primeiros sintomas de manifestação da doença de Pick podem ser uma falha na atenção e na concentração, levando a esquecimentos, perda de memória e aparente falta de interesse.
A pessoa acometida pela demência característica da doença de Pick, antes era capaz e eficiente torna-se perplexa e confusa causando preocupações aos familiares e às outras pessoas com quem convive.
Os sintomas mais alarmantes com o decorrer da doença começam a ficar evidentes e, na maioria das vezes, somente dessa forma que a demência prematura e a doença de Pick é detectada.
No quadro mais evolutivo da doença aconteça uma perda de espontaneidade e de iniciativa, de tal modo que a pessoa não consegue realizar as atividade normais que sempre fez, ou seja, cuidar-se, alimentar-se, cuidados higiênicos, etc.
Há uma regressão aos níveis infantis de linguagem, labilidade emocional e estereotipias de conduta e comportamentos.
A desorientação é completa, a memória desaparece, acontece perda da fala, impossibilidade de escrever e reproduzir os seus pensamentos por escrito, perda da capacidade de leitura de letras manuscritas ou impressas, incapacidade de realizar movimentos intencionais. Podem ocorrer ataques epilépticos e o paciente num estado terminal fica preso ao leito totalmente dependente dos cuidados das outras pessoas.
O primeiro sintoma que o médico ou a família percebe é a falta de memória. O diagnóstico é feito segundo uma série de perguntas, respondidas pelo próprio paciente e pelos familiares, que procuram avaliar o estado mental do paciente. Isso pode ser complementado com testes neuropsicológicos, para determinar o grau de incapacidade e deterioração intelectual. Paralelamente, o médico pesquisa outras possíveis causas de deterioração mental: a doença tireóidea, a alteração dos níveis dos eletrólitos no sangue, as infecções, o déficit de vitaminas, as intoxicações, a depressão, etc. Além dos exames de sangue de praxe, o médico pode solicitar uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética.
A demência é irreversível. Os pacientes com demência devem ser estimulados com exercícios de reabilitação para estimular novas redes de conexão entre os neurônios. Freqüentemente são utilizados fármacos para controlar o nervosismo e os ataques de ira presentes em certos estágios avançados de demência. O médico deve avaliar, em cada caso, a conveniência desse tipo de medicação, pois apresenta graves efeitos colaterais. A manutenção de um ambiente familiar ajuda a pessoa com demência a conservar a sua orientação. Uma agenda bem grande, uma luz acesa durante a noite, um relógio com números grandes ou um rádio podem ajudar na orientação do doente. As rotinas sistemáticas para o banho, a comida ou o sono também fornecem sensação de estabilidade.

Liquen Plano



Resolvi falar sobre esse assunto por que semana passada eu peguei dois casos e essa semana mais um, e infelizmente um desses estava sendo tratado como psoríase gutata e o pior com corticóide, foi difícil avaliar a doença porque ela estava bem mudada e para excluir qualquer dúvida pedi uma biopsia.  Então aqui eu repito: se está tratando com corticóide e não esta obtendo resposta, pare imediatamente de usar e procure o especialista.
Vamos falar um pouco sobre o líquen plano.
Doença inflamatória de causa desconhecida que atinge a pele, mucosas visíveis, unhas e cabelos. Acomete homens e mulheres da mesma forma, sendo pouco frequente em crianças. É doença benigna porém de longa duração e muito incômoda devidos aos sintomas.
As lesões características do líquen plano são elevadas, planas, de cor violácea e com estrias esbranquiçadas na superfície, acompanhadas de muita coceira, que em alguns casos chega a ser desesperadora. O tempo de duração da doença é variado podendo durar de 1 a 2 anos, quando involui espontaneamente. Quando regridem, as lesões deixam manchas escuras residuais.
Regra geral, as lesões distribuem-se de forma simétrica (mais frequentemente na boca, sobre o tronco, nas superfícies internas dos pulsos, nas pernas, na glande e na vagina). A cara quase nunca é afectada. Nas pernas, as lesões podem ser especialmente extensas e escamativas. Noutros casos provoca alopecia (queda de cabelo) em placas no couro cabeludo.
Existem muitas Variantes clínicas do líquen e são elas:
Líquen Plano Hipertrófico
Líquen Plano Folicular
Líquen Plano Bolhoso
Líquen Plano Actínico
Líquen Plano Linear
Líquen Plano Palmar e Plantar
Líquen plano anular
Líquen plano de membranas mucosas
O diagnóstico pode ser difícil porque muitas doenças se assemelham ao líquen plano. O dermatologista costuma reconhecê-lo pelo seu aspecto e recorrências características, mas pode ser necessário fazer uma biopsia da pele (que consiste em colher uma amostra e examiná-la ao microscópio) para confirmar o diagnóstico.
O tratamento vai variar de acordo com cada caso e visa controlar o processo inflamatório que causa as lesões e a coceira. Utilizam-se medicações locais e por via oral, que devem ser prescritas pelo dermatologista. A doença é rebelde ao tratamento e muitas vezes é necessário o uso de várias medicações para a obtenção de melhores resultados. O tratamento pode durar meses até a recuperação total das lesões.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...