Líquen Simples Crônico



Quem nunca teve uma afecção de pele que tivesse bastante coceira? Pois é lembre-se que o simples fato de coçar muito um determinado local pode ser a causa do líquen simples crônico.
Afinal o que é líquen simples crônico?
É uma doença cutânea que se caracteriza por uma coceira crônica; a coçadura persistente causa a formação de placas cutâneas grossa de coloração escura.

               O líquen simples crônico é uma forma localizada de dermatite atópica, já falamos sobre a dermatite atópica aqui no blog. Trata-se de uma doença cutânea que se caracteriza por um ciclo continuo de coçadura. Embora os sintomas piorem durante os períodos de estresse emocional, e às vezes o calor, existem alterações fisiológicas, incluindo a aumento das fibras nervosas de uma lesão.                O líquen simples crônico pode resultar de alguma coisa (como as roupas, uma picada de inseto, uma alergia, etc...) que roça, arranha ou produz uma coceira na pele ou da irritação da pele que faz uma pessoa esfregar ou coçar a área. Isso causa o espessamento da pele em resposta uma irritação crônica. A pele espessada coça, causando mais coceira e, subseqüentemente, mais espessamento. A pele pode tornar-se ressecada, dura e com aspecto de quebrada, rachada como o couro. A doença pode causar a pigmentação acastanhada da pele na área afetada.

              Essa doença pode estar associada com a psoríase. Também pode estar associada com o nervosismo, ansiedade, depressão e outros distúrbios psicológicos. Pode ser comum em crianças que coçam cronicamente as picadas de insetos e outras áreas. Também pode ser comum em crianças com retardo mental que têm movimentos repetitivos crônicos.
O tratamento é feito através de anti-histamínicos e pomadas corticosteróides que alivia o prurido, aconselha-se o uso continuo de um bom hidratante para melhorar aspecto da pele para diminuir a coceira.

5 comentários:

  1. Esse "negócio" eclodiu na junta de meu tornozelo, parte frontal, quando há 9 anos atrás, tive um baque emocionou intenso. Até hoje, estou às voltas com isso. Já usei pomadas, passo cremes, óleo vegetal, tudo indicação médica, e, nada... Basta estar ansioso, nervoso e tenso, que a coceira aguça e aí a placa aumenta.
    Fui ao dermatologista que me recomendou retirar essa pele espessa por processo cirúrgico. Como é isso e o que pensam a respeito?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. olá.. se permita fazer essa biopsia..para melhor resposta.eu tenho momentos de estresses,ansiedades e coisas parecidas..e aí me apareceu essa placa no tornozelo, coça que é uma beleza(misercicordia) ja usei varias pomadas da face da terra...e não adiantou..tive q fzer uma biopsia..e me veiuio essa conclusão.Liquen cronico. agora é pedir a Deus q tudo der certo.. boa sorte.. obss!! o segredo é não coçar, meesmo sabendo que é impossivel.

    ResponderExcluir
  3. essa mancha pode sumi ? tenho a mesma doença mas a mancha vem aumentando nas nadegas , tenho vergonha de por uma sunga , vida dificil me ajuda , essa mancha horrosa some ?

    ResponderExcluir
  4. Sim, a mancha pode sumir com o tempo, se houver uma melhora do quadro do líquen crônico, o ideal é usar muito hidratante, e depois de pelo menos 8 meses se não melhorar a mancha, procure um dermatologista para tentar fazer um tratamento para diminui-la.

    ResponderExcluir
  5. Eu tive quando era criança. Na adolescência uma maravilhosa médica fez o diagnóstico. Ainda lembro o nome da pomada que usei: Psorex , nem sei se ainda é fabricada. Foi um milagre. Ela tbm passou um hidratante.Já faz muitos anos e nunca voltou.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...