Doenças da pele causadas pelo sol


Nesse verão temos que ter cuidado especial com nossa pele, por que é nessa estação que estamos mais expostos ao sol que além do lindo bronzeado também pode causar varias doenças de pele.
Além do câncer de pele e o fotoenvelhecimento precoce da pele que já estamos cansados de saber existem outras afecções da pele que também podem aparecer como:
Erupção polimorfa à luz          
   De causa desconhecida. Pode se iniciar de 2 horas a 5 dias após a exposição solar, atingindo qualquer área da pele exposta ao sol, mas preferencialmente na face e braços. Forma lesões avermelhadas, pouco elevadas, que variam de tamanho e são acompanhadas por coceira.
Dermatite actínica crônica          
   De causa desconhecida, a doença provoca uma intensa reação eczematosa, semelhante às alterações provocadas pela alergia de contato. As afecções ocorrem apenas nas áreas expostas à luz. O quadro clínico é semelhante ao provocado pela ação de agentes químicos ou medicamentos sensibilizantes.
Hidroa vaciniforme              
Atinge quase que exclusivamente crianças, e tende a melhorar com a puberdade. As lesões atingem principalmente a face, orelhas, colo e dorso das mãos. Surgem entre algumas horas até 2 dias após a exposição ao sol, com pequenas manchas avermelhadas que evoluem formando pequenas bolhas com depressão central na superfície. Ao regredir, podem deixar cicatrizes semelhantes às da varíola.
Prurigo actínico (solar)            
É caracterizada pela presença de lesões elevadas, ou nodulares, com crostas e escoriações, acompanhadas de intensa coceira. Afeta principalmente crianças e adolescentes, mas pode persistir na vida adulta. O quadro deve ser diferenciado de doenças como prurigo estrófulo alergia a picadas de insetos e eczema atópico. Piora no verão e após exposição ao sol.
Urticária solar             
 Quadro alérgico que surge alguns minutos após a exposição solar, formando placas avermelhadas e elevadas, características das urticárias, acompanhadas de coceira, atingindo as áreas da pele que foram expostas ao sol. As lesões desaparecem espontaneamente em poucas horas.
Fitofotodermatite
            Erupção alérgica que surge após a exposição ao sol de áreas da pele que tiveram prévio contato com substâncias sensibilizantes, como sucos de fruta ou plantas e também produtos químicos, como perfumes e refrigerantes. Formam-se placas avermelhadas e até mesmo bolhas, parecendo uma queimadura e que evoluem para manchas escuras, geralmente depois de um tempo essas manchas podem regredir sozinhas.
Por essas o outras razoes é que devemos usar o protetor solar sempre de 3 a 4 vezes ao dia, e não abusar na exposição ao sol.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...