Disidrose

            Doença de causa desconhecida devida provavelmente à retenção de suor entre a camada mais superficial da pele. Disidrose é uma erupção com bolhas pequenas de pés e mãos, mais nas palmas das mãos e plantas dos pés, de caráter agudo, crônico ou recidivante.  Ela afeta ambos os sexos, com maior incidência entre os 20 e 40 anos de idade, com freqüente associação ao estresse emocional ou sudorese aumentada nas mãos e pés.
Em geral, na disidrose verdadeira, a causa é desconhecida, mas é observada em  alterações climáticas e estresse emocional, isso têm sido relatados como prováveis fenômenos desencadeantes.
A doença atinge as mãos e os pés, iniciando com coceira e formação de pequenas bolhas endurecidas semelhantes a grãos de sagu, atingindo principalmente a face lateral dos dedos, as palmas das mãos e as plantas dos pés. A coceira pode ser intensa e o ato de coçar rompe as bolhas que eliminam líquido transparente.
O quadro ocorre em surtos que se repetem. As lesões podem ocorrem em pequeno número mas em alguns casos tomam toda a superfície das mãos ou pés.
Quadros semelhantes são as erupções disidrosiformes, que podem ter como causa micoses ou processos alérgicos de contato ou alergia medicamentosa. Nestes casos, eliminando-se a causa as lesões tendem a desaparecer.
Como, em geral, é uma doença de causa desconhecida, torna-se necessário um diagnóstico bem detalhado para tentar detectar a causa ou os desencadeantes do processo.
A maioria das crises tem resolução espontânea no período de uma a três semanas. O intervalo entre os surtos pode ser de semanas a meses. Entretanto, como a disidrose pode ser sintomática, algumas medidas tais como alívio destes sintomas e proteção local, podem ser necessárias, além da medicação tópica (na lesão) mais adequada, dependendo se o quadro for agudo (com lesões úmidas) ou crônico (com lesões secas). 



12 comentários:

  1. Meu Deus iguais os meus como tratar isso ja não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu dermatologista recomendou um creme para passar nos meus pés: Betogenta (na sua composição há dipropionato de betametasona e sulfato de gentamicina). Melhorou muito, mas a disidrose volta com o tempo se você estiver estressado.
      Espero que eu tenha ajudado!!!

      Excluir
  2. Passa Quadriderm!! pra mim funciona

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. A quadriderm funciona um pouco, mas tem que saber o modo certo de usar, se não pode piorar o quadro.

    ResponderExcluir
  6. É igual oque eu tenho nos pés e nas mão, o que faze?Já fui ao dermatologista mas nao resolvel.

    ResponderExcluir
  7. Tenho isso a 3 verões e nada consegue curar ou amenizar. não consigo caminhar direito.

    ResponderExcluir
  8. VEJAM BEM... AQUI EM CASA HÁ UM CASO TÍPICO DA DESIDROSE... É SÓ ACONTECER A MUDANÇA OU ESGOTAMENTO DO CORPO...PRONTO!!! DESENCADEIA NOS PÉS DE UM DOS MEMBROS DA FAMÍLIA...ACONTECE Q/ A CIDADE É ÓTIMA. LONGE DE TUDO E PERTO DO NADA... NÃO EXISTE PALIATIVO ATÉ SE CHEGAR EM UMA CAPITAL NACIONAL???

    ResponderExcluir
  9. Nossa a minha vai e depois volta principalmente quando estou stressada e anciosa, no meu casamento estava horrivél minhas mãos e pés...queria muito ajudar ja fui ao medico mas não resolve..alguém me indica o nome de um remedio??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não há uma cura definitiva para a disidrose, geralmente se consegue melhora da crise e da coceira usando um creme hidratante a base de ureia. lembrando que geralmente apoo´s +/- 3 semanas a fase aguda some.

      Excluir
  10. alguem me ajuda não aguento mais não, Nãoo consigo dormi de tanto coçar os dedos por favor Vlw julia aqui

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...