urticária colinérgica

       
           Estou notando um número muito grande de consultas com esse tipo de problema, e geralmente quando falamos que é urticaria ou alergia colinérgica os pacientes me olham com cara de: o que essa doutora esta falando? será que isso existe mesmo, ou ela ta falando qualquer coisa por que não sabe.
          Então a urticaria colinérgica, constitui 5 a 7% do total das urticárias. Pode aparecer em qualquer idade. Apresenta coceira com pápulas pequenas (2 a 4mm), presentes em áreas de vermelhidão. Estas lesões predominam no tronco superior e nos braços e em áreas de dobras. Podem ocorrer: manifestações sistêmicas, junto com ela. O fator precipitante é a elevação da temperatura corporal. A urticária surge em 2 a 30 minutos, e dura de 20 a 90 minutos. A anafilaxia pode estabelecer-se subseqüentemente. Há liberação de mediadores pelos mastócitos (histamina, fatores de quimiotaxia dos eosinófilos e dos neutrófilos). Acredita-se que ocorra uma descarga colinérgica eferente após o estímulo físico provocador.
          Os sintomas da urticária colinérgica podem ser reproduzidos pelo aquecimento corporal, exercício, banhos quentes, febre, e reações de ansiedade com calor e perspiração. Postula-se que existam nestes pacientes mecanismos efetores colinérgicos termorreguladores, capazes de induzir a desgranulação mastocitária cutânea. A elevação da temperatura corporal não precisa obrigatoriamente estar associada ao exercício, ela pode ocorrer passivamente. Os ataques podem ser interrompidos pelo esfriamento do paciente (banhos frios).
          Podem existir períodos longos de melhoras, após episódios severos e/ou repetitivos.
         O tratamento consiste em evitar a provocação exógena de aquecimento, no esfriamento corporal, na indução de tolerância (quando possível), e no uso de antagonistas anti-H1, principalmente o anti-histamínico. Em casos refratários à terapêutica convencional, pode-se empregar com êxito o cetotifeno.

5 comentários:

  1. Segundo o médico a urticaria que eu tenho é nervosa mas a minha esta constante ha mais de 5 dias é possivel
    obrigsdo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível, a urticaria nervosa ela pode perdurar por muitos dias, e as vezes só um anti alérgico não é o suficiente eu recomendo, acompanhamento com dermatologista e um outro profissional para tratar o nervosismo, ansiedade e outras disfunção de animo que possa gerar essa urticaria.

      Excluir
  2. Ola Flávia Siqueira e Leandro Fedossi , ultimamente iniciei uma vida com atividades fisicas e tenho notado que apos realizar a corrida meu corpo tem manifestado crise alergica com grande intensidade no rosto e outras regioes.
    Nao e todos os dias em que acontece essas manifestaçoes alergicas, durante um prazo de 1 mes ja aconteceu 2 vezes logo em seguida a corrida
    Estou ficando preocupado chegei a suspeitar que é urticária colinérgica, mas naou sou medico entao nao posso me diagnosticar :)
    Marquei um alergista mas so serei atendido em 2 meses
    Acha que poderia ser essa urticária colinérgica, tem cura?

    ResponderExcluir
  3. Se seu prurido (coceira) for sempre após um exercício físico, não importa qual, sim, bem provável que possa ser uma urticária colinérgica. Agora se a crise aparece quando você fica suado ou naqueles dias que está mais quente, pode ser apenas uma irritação ao suor que chamamos miliária, vulgo brotoeja, qualquer uma das duas coisas com o tratamento certo pode melhorar ou até curar.

    ResponderExcluir
  4. Tendo urticária colinérgica, o exercício físico está proibido???

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...