Perda de audição no idoso


 Com o avanço da idade, o ser humano apresenta um processo natural de envelhecimento físico. As alterações associadas à idade são específicas para cada órgão, porém começam em diferentes partes do corpo com um ritmo de mudança que varia segundo cada indivíduo. 
Dentre as alterações que acompanham esse processo, a deficiência auditiva, conhecida como presbiacusia, é uma das mais prejudiciais, já que interfere na comunicação do indivíduo.
            A boa audição permite ouvir, entender, trocar informações, idéias, desejos e aspirações além de servir como sinal de alerta contra o perigo e a localização dos sons como, por exemplo, de onde vem um carro. Já a perda auditiva produz um impacto devastador na qualidade de vida.
            Com a diminuição da sensibilidade auditiva ocorre uma redução na inteligibilidade da fala, o que vem a comprometer seriamente o seu processo de comunicação verbal. A perda auditiva em altas freqüências (agudos) torna a percepção das consoantes muito difícil, aos idosos, especialmente quando a comunicação ocorre em ambientes insalubres ou ruidosos. “Não entendem o que é dito”.
A presbiacusia no idoso pode acarretar alguns problemas psicosocias tais como: Isolamento social, Incapacidade auditiva (igrejas, rádio e TV), intolerância a sons de moderada à alta intensidade (agudos). Se a pessoa fala baixo o idoso não ouve se ela grita, o incomoda.
Problemas de alerta e defesa: incapacidade para ouvir pessoas e veículos aproximando-se, panelas fervendo, alarmes, telefone, campainha da porta, anúncios de emergências em rádio e TV.
Quando questionados sobre a patologia os familiares descrevem o idoso como: Principais sintomas: Dificuldade de participar de conversação ou falar ao telefone, sensação de que não consegue compreender as palavras, necessidade de aumentar o volume da TV ou rádio, dificuldade de localizar uma fonte sonora.
            O idoso com dificuldades auditivas deve ser encaminhado ao otorrinolaringologista e ao fonoaudiólogo para um teste que poderá indicar ou não a utilização de prótese auditiva.
O tratamento da perda da audição nos idosos, resultante da presbiacusia, se faz através da utilização de próteses auriculares, e mais recentemente do implante coclear.
Como a família pode ajudar na comunicação da pessoa com perda auditiva:
• Preste bem atenção na pessoa quando ela falar, não tente dar atenção a outra tarefa, quando conversar com a pessoa com perda auditiva;
• Fique sempre de frente para a pessoa, fale devagar e com a voz baixa, não grite;
• Use gestos, figuras, listas de palavras e outras formas para se expressar, se necessárias;
• Faça pausas, seja repetitivo se for preciso;
• Peça para a pessoa repetir o que lhe foi dito para ter certeza de que ele realmente entendeu o que foi falado;
• Converse em lugares tranqüilos, sem muito barulho;
• Ao explicar uma tarefa, faça da forma mais simples e devagar para não confundir;
• Nos casos de uso de aparelhos, certifique se as pilhas estão precisando trocar. Verifique as datas em que as últimas baterias foram trocadas;
• Não tente retirar a cera do ouvido com objetos;
• Não restrinja suas atividades sociais somente por causa da perda auditiva, o isolamento social compromete a qualidade de vida da pessoa idosa e agrava a dificuldade de comunicação.

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...