Pele sensível


A pele sensível exige cuidados redobrados, pois é fina frágil e delicada. Tem pouca oleosidade e, por isso, adquire aparência áspera e com tendência à formação de rugas.
Outra característica da pele sensível é a irritabilidade: elas são muito sensíveis às mudanças climáticas e ao uso de cosméticos. Normalmente, desenvolvem vermelhidão, ardor, prurido e manchas — além de também serem muito propensas à descamação.
Quando esses sintomas aparecem, alguns cuidados devem ser tomados, e precauções para que eles não sejam desencadeados são aconselháveis.O ideal mesmo é conhecer a própria pele para que os danos a ela sejam cada vez menores.
Acompanhe abaixo algumas dicas para manter esse órgão corporal insubstituível cada vez mais bonito.
Na hora da limpeza, utilizar apenas sabonetes específicos para peles sensíveis — jamais usar sabonetes comuns. Na hora de secar a pele, passe a toalha com delicadeza, sem esfregar.
Evite usar muito esfoliante, pois pode agredir a pele. Quando usar o esfoliante, lembre-se de não esfregar com força.
O tônico deve ser suave, sem álcool. A hidratação também deve ser feita com produtos especiais, já que produtos comuns podem causar alergia.
        A pele seca é sempre mais sensível por ter menos oleosidade. A hidratação natural da pele é uma barreira contra as agressões externas.
Cuidados pela manhã
A dica é hidratar bem a pele para suportar as ações externas sem ficar ainda mais sensível ao longo do dia.
·                     Limpe a pele com um fluido de limpeza, para não causar irritação.
·                     Passe um hidratante para o rosto. Produtos com chá verde ou chá branco na fórmula agem como anti-inflamatórios e ajudam a resolver o problema mais rápido.
·                     Aplique um filtro solar de fórmula leve. Se for usar maquiagem, prefira as do tipo mineral, que não irritam a pele.
Cuidados à noite
·                     Limpe a pele com uma loção ou fluido de limpeza.
·                     Esqueça o adstringente: sua pele está muito sensível, até mesmo para fórmulas com pouco ou sem álcool.
·                     Passe um hidratante à base d’água, que hidrata a pele sem deixá-la oleosa.
·                     Caso você tenha algum produto de tratamento para descamações ou outros problemas, essa é a melhor hora para aplicá-lo e deixá-lo agir durante o sono.
Utilize sempre produtos específicos para pele sensível.

Dicas para Peles Sensíveis

·                     Na hora da maquiagem prefira o pó facial e mineral. Esse tipo de maquiagem ajuda remover o brilho, e não tem químicas e conservantes o que diminui a chance de irritação da pele.
·                     Evite cosméticos resistente a água. Esses produtos necessitam de um solvente para removê-los que também remove sebo, a substância oleosa feita pelas glândulas sebáceas da pele. Sem esta barreira oleosa a pele fica exposta a potenciais irritantes que podem causar irritação.
·                     Não utilize cosméticos vencidos. Os produtos de maquiagem vencida podem deteriorar ou ficar contaminados.
·                     Cuidado com o protetor solar. Para as peles sensíveis os produtos contidos nos protetores (óxido de zinco ou dióxido de titânio) podem irritar a pele.
O que sensibiliza a pele?
        Há sensibilidade da pele pode ser desencadeada por diversos fatores. Desde o clima até substâncias com as quais se matem contato direto.
        No inverno a pele tende a ficar mais seca e, portanto, mais sensível. Há também medicamentos que podem provocar fotossensibilidade, completa.
        A dermatite atópica é a mais conhecida das doenças que podem tornar a pele mais sensível. É difícil se falar em cura, mas muitas crianças que desenvolvem esse disfunção, ficam curadas quando adultas.
Pessoas muito alérgicas são mais propensas a ter a pele irritada com o uso de determinados produtos. Em relação ao uso de produtos, a irritação pode ser desencadeada de duas maneiras.
       No primeiro caso, a sensibilidade é provocada por substâncias que são chamadas de Irritantes primários. "O produto não é adequado para o contato contínuo com a pele", como é o caso de produtos de limpeza. Na verdade isso não consiste numa sensibilidade da pele, mas sim no alto coeficiente irritativo que o produto contém.
       O segundo caso esta relacionado a uma alergia específica a um determinado produto, como cremes, perfumes e até mesmo aerosóis. "Neste caso a sensibilidade é da pessoa e este mesmo produto pode não provocar nenhuma reação em outro indivíduo",
      Testes de contato podem ser realizados para que se saiba a quais substâncias sua pele pode ter alergia.
Locais de maior sensibilidade
      Geralmente a pele facial tende a responder mais ás agressões externas por um simples motivo: "A espessura da pele neste local é bem menor que em outras partes do corpo".
      A pele das mãos, ao contrário, não é tão fina. Usualmente ela é bem resistente. O que determina sua sensibilidade é o contato freqüente e direto com que ela entra com os mais diversos produtos.
Tratamentos para a pele sensível
      O tratamento para pele sensível consiste na hidratação com produtos adequados, os hipoalergênicos, por exemplo.
      Banhos com água muito quente e uso de bucha são contra-indicados. No caso das mãos, luvas de proteção para quando for se mexer com produtos de limpeza são a melhor alternativa.
      Se o grau de sensibilidade da pele for muito alto, tratamentos com laser e peelings químicos são desaconselháveis.
     Mantenha uma alimentação equilibrada e tome bastante água.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...