Gravidez e beleza



Quando estamos grávidas sempre tem aquelas pessoas dizendo que não pode usar isso que é bom usar aquilo, e realmente ficamos em uma sinuca né?
Não sabemos o que fazer e as vezes não tem ninguém pra te orientar a não ser o seu medico ginecologista, hoje vou dar algumas dicas para as grávidas, vamos lá então:
- Estrias:  infelizmente, não há muito o que você possa fazer para evitar completamente as odiadas estrias. Um jeito de reduzir suas chances de tê-las, no entanto, é ganhar peso aos poucos durante a gravidez. Não há provas de que cremes, loções ou óleos que prometem evitar as estrias realmente funcionem. Por outro lado, se você mantiver suas barriga bem hidratada provavelmente vai diminuir o aparecimento delas pois com isso aumenta a elasticidade da pele, pode usar óleo de amêndoa, óleo de semente de uva ou cremes indutrializados para gestantes como o Materskin®.
- Cloasma: são manchas ou "máscara da gravidez". Elas são provocadas por mudanças na pigmentação da pele e podem aparecer em qualquer lugar do rosto ou do pescoço. Em mulheres de pele bem morena ou negra, as manchas podem ser mais claras que a pele. O cloasma é causado pelo aumento na produção da melanina, o hormônio responsável pelo bronzeado, que protege a pele dos raios ultravioleta. Como evitar? Não  tem muito o que fazer para não aparecer os cloasma, mas como a exposição ao sol deixa as manchas mais escuras, portanto, se você tem pele clara, passe protetor solar no rosto todos os dias, e use chapéu de abas largas caso vá ficar muito tempo sob o sol. Pesquisas mostram que a deficiência de ácido fólico pode favorecer o surgimento de manchas. Por isso, capriche no consumo de ácido fólico. Geralmente elas vão começar a desaparecer cerca de três meses depois que o bebê nascer, se não desaparecer procure um dermatologista após 4 meses que o bebê nasceu para começar um tratamento.
- Cabelos, pêlos e unhas: é comum ocorrer um crescimento mais intenso dos cabelos, devido ao prologamento da fase de crescimento dos mesmos, especialmente no terceiro trimestre. Já foi demonstrado que, na gravidez, o percentual de pêlos na fase de queda  cai para 10% no segundo e terceiro trimestres. Observa-se com frequência o aumento da queda dos cabelos após o parto, denominado de eflúvio telógeno. Também neste caso, não há necessidade de tratamento, pois os fios voltarão a crescer posteriormente, inicialmente mais finos e deverão voltar ao normal. Outra alteração relativa a pêlos, é a hipertricose (aumento da quantidade de pelo) que pode ocorrer acompanhando a linha nigra, mas que deve sofrer regressão espontânea em 6 a 12 meses após o parto. As unhas também podem sofrer alterações, como fragilização e descolamento.
Procedimentos estéticos que uma gestante pode fazer sem risco:
1.Drenagem linfática.
Drenagem linfática é o tratamento estético mais indicado para a gestante. É uma massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, que aparecem principalmente no primeiro e no último trimestre
2.Acunpultura facial.
Diminue edemas e rugas de expressão, e atua no rejuvenecimento dos tecidos
3.Peeling de cristal
Por ser um peeling mecânico, não tendo absorção de substâncias pelo organismo, pode ser realizado durante a gravidez e ajuda muito a melhorar o aspecto da pele das futuras mamães sem causar danos ao bebê.
Procedimentos estéticos que uma gestante pode não pode  fazer:
1. A tintura ou coloração dos fios com produtos químicos.
Tanto a amônia, presente na maioria dos produtos, e outras substâncias, pode causar má formação no feto. Visto que a região capilar é bastante vascularizada, faz com que as substâncias presentes nos tonalizantes, sejam rapidamente absorvidas pelo couro cabeludo, agindo sobre o bebê.
         2. Terapias intradérmicas ou mesoterapia
Injeção de substâncias para combater gorduras localizadas e celulites.Mesmo não existindo estudos que comprovem a ultrapassagem das substâncias químicas pela barreira placentária, o melhor é não arriscar.
3. Peelings quimicos
Estimula por meio de lasers ou de substâncias químicas a regeneração natural dos tecidos, promovendo renovação celular.
Estão proibidos durante a gravidez. Os peelings a laser podem estimular contrações uterinas, o químico contém ácido, o que prejudica à formação do feto.
4. Estimulação russa
Feito através de um aparelho que estimula impulsos elétricos aos músculos, a técnica reduz a flacidez. Tratamentos estéticos elétricos estão cada vez mais na moda, porém, os impulsos na região do abdômen estimulam a musculatura uterina que como resposta se contrai, antecipando o parto ou até mesmo provocando um aborto espontâneo.
5. Depilação a laser
O laser, por incidir até a raiz do pêlo, passa por todas as camadas da pele e incide diretamente sobre o bebê. A proximidade à área da barriga pode causar má formação.
6. Rejuvenescimento com toxina botulínica
O uso da toxina na pele para que os músculos sejam paralisados, dando à mulher um ar mais jovem.A corrente sangüínea absorve a toxina, levando-a diretamente para o feto, que não pode ter contato com substâncias químicas, principalmente durante os quatro primeiros meses de gestação, período de formação.
Mesmo com o fim da gravidez, os tratamentos devem continuar suspensos por um período determinado pelo médico, o bom é esperar até o término da amamentação.
Substancias encontradas em creme que gestante pode e não pode usar:
            - Uréia:
           Encontrada em cremes hidratantes. Acima de 3% não utilizar em gestantes.
            - Ácido salicílico:
            Encontrado em produtos anti-acne. Embora haja evidências de alterações embrionárias em ratas em qualquer fase de gestação, este dado não pode ser extrapolado totalmente para humanos; entretanto, seu uso na gestação somente deve ser feito sob orientação médica.
           - Alfa hidroxi ácidos (ácido glicólico):
        Encontrado em produtos anti-envelhecimento, usado em peeling e para clarear manchas. Até 10% em cosméticos, pode ser usado. Acima disso, uso cuidadoso, somente em situações específicas, a critério do médico.
           - Vitaminas E e C:
            Encontradas em clareadores e produtos anti-envelhecimento. Permitidas na gestação.
            - Cânfora:
              Encontrada em cremes para aliviar dor de hematomas. Até 2,5% em cosméticos, não utilizar em gestantes.
             - Derivados da vitamina A (cosméticos):
           Encontrados em produtos anti-evelhecimento. Retinol, palmitato de retinila: até 10000 UI. Retinaldeído: até 0,05%. Podem ser usados.
            - Derivados da vitamina A (medicamentos):
                Encontrado em produtos anti-evelhecimento e anti-acne. Tretinóina, Adapaleno, Isotretinoína não devem ser usados. Usar somente em casos específicos que os benefícios superam os riscos, sob critério medico.
- Derivados da fenilenodiamina:
           4-methoxy-m-fenilenodiamina (4-MMPD): absorção em modelo animal e humanos; evidências de carcinogênese em ratos. 4-chloro-m-phenylenediamine, 2-nitro-p-phenylenediamine: carcinogênicos em modelo animal.
             - Parafenilenodiamina (PPD):
Não há evidências de teratogenicidade (alterações embrionárias).

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...