Muitos pacientes vem em meu consultório a queixa de rinite alérgica, só porque tem o nome alérgico as pessoas acham que é alergia aí vem ao dermatologista para tratar, tudo bem que eu oriento, passo uma medicação de começo, mas peço para procurar um otorrino depois para melhor investigação, ou ate mesmo um alergista.
Hoje vamos falar um pouco sobre essa doença.
A rinite alérgica é quando a mucosa que reveste a parte interna do nariz fica inflamada devido a algum agente agressor externo. Isso acontece porque no ar estão presentes diversos fatores considerados alérgenos que são os vilões causadores desse tipo de rinite. essas substancias são:
- perfumes;
- produtos de limpeza;
- poeira;
- poluição;
- pelos de animais de estimação;
- pólen;
- cigarro;
- alguns alimentos;
- ácaros;
O principal sintoma da rinite alérgica é a coriza, quando o nariz fica frequentemente escorrendo. Mas também pode ocorrer congestão nasal que é o "entupimento" do nariz, espirros, tosse, coceiras do nariz, olhos ou garganta.
A melhor maneira de prevenir a doença é tomar certos cuidados e precauções com a higiene pessoal e o ambiente em que vivemos. Quando diminuímos o contato com esses substancias alérgenas, diminuímos também as chances de ocorrerem alergias.
Por isso vamos cuidar do ambiente onde ficamos para não ter o risco de adquirir uma rinite alérgica, e não confundir a rinite com gripe ou refriado.
Beijos Flávia
0 comentários: