Axila e Virilhas escuras? Porque? E o que fazer?



Clarear as axila e virilha pode não ser um processo muito fácil, até porque se sua axila escureceu tem um motivo maior para isso ter acontecido. E às vezes o motivo não é tão fácil clarear.




Em primeiro lugar vamos ver algumas causas mais comuns:
             - Atrito - ocorre bastante nas pessoas que estão acima do peso, em que os braços e as pernas, mais roliças, se atritam com os movimentos, causando escurecimento da pele.
            - Trauma - ao se usar aparelho de barbear nas axilas e na virilha, pode-se causar irritação da pele e seu escurecimento.






           - Dermatite irritativa ou alérgica - depilação com cera ou com produtos químicos podem irritar a pele e levar à pigmentação da área.
Os desodorantes que contenham álcool na formula podem causar também dermatite irritativa na pele, e com isso podem provocar a hiperpigmentação das axilas.






          - Acantose nigricans - é uma alteração na pele em que se nota a superfície da pele mais grossa, áspera e acastanhada, o local mais comum dela é o pescoço, forma um colar em volta mais escuro e mais grosso da pele, ocorre nas pessoas que tem resistência á insulina, diabetes, obesidade.








          - Pessoas de pele morena a negra possuem como fator genético uma predisposição à ter manchas mais escuras no corpo. Não quer dizer que tenham mais chances de ter manchas que pessoas brancas, mas quando uma mancha se desenvolve sobre a pele de uma pessoa negra ou morena, ela costuma ser mais escura.





         - O excesso de suor pode ser uma causa para deixar as axilas e virilha mais escuras, pois as bactérias que ficam no local desequilibram a flora natural. 





           Depois de descobrir a causa, podemos partir para algumas opções de tratamento, infelizmente não há um tratamento com 100% de eficácia, mas alguns clareiam o suficiente para não aparecer à longa distancia.
           - Diminuir o atrito da pele, através da perda de peso, da hidratação com cremes e do uso de roupas que impeçam o contato direto entre as coxas.






          - Tratar a alergia, quando houver, e afastar o agente causador.  Na hora de escolher um desodorante, prefira os sem álcool e sem perfume.

          - Fazer avaliação hormonal com endocrinologista nos casos de acantose nigricans e controlar a doença de base tipo a diabetes.
          - Passar em consulta com o dermatologista, que poderá indicar cremes com clareadores.
          - Lavar bem na hora do banho e secar bem o local.
          - Parar de depilar com lâmina de barbear, cera ou cremes depilatórios. Deve-se optar pelo tratamento dos pelos com laser. Existem diversas modalidades de depilação a laser disponível hoje em dia, como laser alexandrita, laser de diodo e Luz intensa Pulsada.


           A partir de agora vocês já sabem o porque das manchinhas escuras na axila e virilha, e como previne-las, consulte seu dermatologista para o tratamento com creme para ajudar a clarear.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...