Fitofotomelanose



A fitofotomelanose são as manchas na pele causadas por frutas cítricas como limão, laranja ou tangerina. Quando uma pessoa deixa cair gotas dessas frutas na pele e depois fica em exposição ao sol aparecem manchas escuras que podem gerar bolhas, sensação de queimação e de ardência no local.
A doença se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras nas áreas afetadas. Geralmente não no exato momento da exposição e sim um período depois, essa mancha pode ser tipo uma queimadura de primeiro grau, como aparecer tipo pontilhados na pele (parece mancha de sol ou às vezes sardas), seu local geralmente são. Mãos, braços, colo e boca, mas a onde cair ou respingar o sumo da fruta pode aparecer.

Para evitar a fitofotomelanose, evite fazer qualquer coisa com frutas cítricas, principalmente o limão e se expor ao sol. Mesmo lavando as áreas atingidas pelo suco das frutas, a pele pode manchar.
O desaparecimento das manchas é de forma espontânea e gradativa, e o principal tratamento é proteger a pele do sol com filtro solar. Clareadores podem ser usados para acelerar o processo. 
Se a queimadura foi intensa talvez precise de medicações procure o dermatologista para que ele possa avaliar.



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...