25 Perguntas e respostas sobre a celulite

     


Muitas das minhas pacientes tem duvidas sobre a celulite,  como geralmente as duvidas se repetem vou deixar aqui um esquema de pergunta e resposta que sempre gostei de ler, vamos lá.


1. Quais são os fatores que fazem a celulite aparecer?
A celulite é multifatorial. Entre os principais fatores estão: alterações hormonais, de microcirculação, metabólicas e imunológicas, além da predisposição genética. Outros fatores que também são agravantes: alimentação inadequada, sedentarismo, alcoolismo, pílulas anticoncepcionais, cigarro, obesidade, excesso de sal e estresse.
2. Ela vem sempre junto com a estria?
Não necessariamente a celulite e estrias podem coexistir em uma pessoa. Mas são problemas distintos ou processos independentes. Ambas podem surgir ou ser agravadas pelo aumento de peso e ocorrem mais nas mulheres.
3. Retenção de líquido aumenta celulite?
Verdade, ela pode piorar o aspecto da celulite. E isso é visto durante o período pré-menstrual e também pelo consumo excessivo de sódio, já que ele faz o corpo reter mais líquido.
4. Drenagem linfática diminui a celulite?
Verdade, a drenagem pode aliviar bastante o aspecto ondulado na pele, pois diminui o inchaço. A massagem deve ser um tratamento complementar a mudanças no estilo de vida: alimentação e hábitos saudáveis, prática de exercícios físicos e controle de peso.
5. Técnicas de automassagem podem ajudar no combate à celulite?
Depende, apenas espalhar com força o creme hidratante ou anticelulite após o banho não ajuda. O ideal é fazer os movimentos sempre de baixo para cima e direcionados ao coração, para melhorar a circulação.
6. Massagem modeladora piora a celulite e espalha a gordura?
Não, ela pode melhorar a celulite, pois atua intensamente nas áreas de depósito de gordura e ativa a circulação.
7. Cremes anticelulite realmente funcionam?
Depende, eles podem suavizar o aspecto da celulite, principalmente se associados a outros tratamentos. Mas fazem mais efeito em casos leves.
8. Refrigerante light e água com gás dão celulite?
Não, até hoje, não existe comprovação científica de que refrigerante tenha influência no aparecimento ou agravamento da celulite. O que é verdade é que tudo que engorda, incluindo bebidas calóricas (refrigerantes normais, sucos industrializados), aumenta a celulite, pois contém açúcar e ele se acumula nas áreas de gordura de depósito. Refrigerantes nas versões “zero” ou “light”, bem como água mineral com gás, não geram aumento de peso, até onde se sabe. Já o gás é certeza: não consegue insuflar a gordura!
9. Álcool aumenta a celulite?
Diretamente não, mas o consumo crônico e exagerado pode piorar ou até causar retenção de líquidos e inchaço, que piorariam a celulite. Além disso, o álcool contém grande quantidade de açúcar, que se transforma em gordura no organismo.
10. Pílula anticoncepcional e cigarro agravam a celulite?
Verdade, os hormônios são importantes fatores predisponentes e condicionantes da celulite. Tanto que ela é quase exclusiva da mulher.  Sabe-se que a celulite pode piorar quando há altos níveis de estrogênio, como na puberdade, menstruação e reposição hormonal. O cigarro, por sua vez, aumenta as toxinas e piora a vascularização das células, incluindo as de gordura, podendo agravar o quadro.
11. A celulite provocada pela gestação fica para sempre?
Depende, gravidez não causa celulite, mas pode piorar se o ganho de peso for grande e, principalmente, se a mulher já tiver antes. A ação dos hormônios ajuda a reter mais líquido, a circulação fica mais lenta e a drenagem linfática, mais dificultada. E tudo isso favorece. Depois do parto, o esforço vai ser maior para se livrar da celulite e uma herança dela pode, sim, ficar para sempre.
12. Quanto mais massa muscular, menos celulite?
Não o exercício para ganhar massa muscular como, localizada e musculação, aumentam a massa e previnem a flacidez muscular, mas não tratam a flacidez da pele, um dos grandes problemas na celulite. O tamanho do músculo não tem relação com a maior ou menor visibilidade dos furinhos.
13. Peles flácidas têm mais tendência à celulite?
Verdade, celulite tem tudo a ver com a flacidez, principalmente depois dos 30 anos, quando a pele começa a diminuir o colágeno, tornando-se mais suscetível aos efeitos da gravidade.
14. Correr aumenta a celulite?
Não, exercícios aeróbicos, como corrida, natação e bicicleta, são os mais indicados para tratar a celulite, pois diminuem a gordura e aumentam a oxigenação dos tecidos. Mas os melhores resultados são a prática de exercícios físicos associada a outros tratamentos e uma dieta equilibrada.
15. Chás diuréticos não funcionam para combater a celulite?
Depende, quando a celulite é relacionada à retenção de líquidos, os chás podem ter um efeito benéfico.
16. Há alimentos que ajudam a combater celulite e flacidez?
Em partes,nNão existe um estudo avaliando uma quantidade mínima ou tipo específico de alimento que previna a formação de celulite ou melhore a flacidez. Sabe-se, porém, que uma dieta equilibrada, com proteínas, frutas, legumes, verduras e fibras e menor ingestão de gordura saturada podem evitar o agravamento dos furinhos. E há alguns alimentos-chave que, indiretamente, podem ajudar:
• algas:
• arroz integral:
• castanha-do-pará
• azeite de oliva extravirgem
• aveia:
• missô (pasta de soja fermentada
• folhas verde-escuras
• lima-da-pérsia
• maçã
17. Bermudas anticelulite funcionam?
Não, os efeitos ainda são bastante duvidosos. Talvez a compressão ajude a melhorar a circulação, mas ainda são necessárias evidências científicas dos materiais utilizados e, principalmente, de resultados comprovados.
18. O Subcision® (cirurgia para celulite) funciona em todos os casos?
Em termos, o Subcision® (desenvolvido pela doutora Doris Hexsel*) é uma técnica ambulatorial que visa a romper os septos fibrosos subcutâneos, responsáveis pelos “furinhos” mais profundos. A ruptura deles e de vasos sanguíneos adjacentes também promove a formação de hematomas que estimulam a produção de um novo tecido, funcionando como um “preenchedor natural”. Mas é indicado apenas para as lesões deprimidas, ou seja, profundas. Naquelas com aspecto “casca de laranja”, não apresenta muito resultado.
19. É impossível se livrar 100% da celulite?
Verdade, existem vários tratamentos que melhoram muito o aspecto da pele e os furinhos, mas é difícil falar que não vai mais ter celulite. O melhor para chegar o mais perto possível disso é com a combinação vida saudável e sem cigarro + exercício físico + peso sob controle.
            20. Celulite causa dor?
Alguns pacientes com celulite avançada se queixam de dor, que é sempre leve. O verdadeiro incômodo e na auto-estima. Se houver uma dor muito forte que incomoda, provavelmente a causa é outra e deve ser investigada. 
            21. Tomar café provoca celulite?
Não, a cafeína é até bom para a celulite. Sem querer dizer que tomar café vá tratar a celulite, mas seguramente, com adoçante,  não vai fazer mal.
            22. Em qual fase da vida da mulher a celulite surge?
A partir da menarca (primeira menstruação) começam a aparecer os primeiros sinais, que podem piorar com o passar dos anos.
23. Qual a fundamentação científica para a carboxiterapia? É segura?
A carboxiterapia é reconhecida para tratamentos de doenças desde 1932, na França. Desde 1950 é usada na Itália. Ela consiste na injeção de gás carbônico medicinal nos tecidos e atua pelo efeito Bohr( que não cabe especificar no momento) É indicado para a celulite associada com flacidez de pele com excelentes resultados e sem contra indicação.
24. Quem trabalha muito sentado ou de pé está tendo uma probabilidade maior de ter celulite?
Teoricamente sim, mas não há nenhum trabalho científico que comprove esta possibilidade. 
25. Como explicar, que mulheres  com excesso de peso e, às vezes com abdômen  volumoso, não tenham celulite, na proporção que seria esperada e outras mulheres com cintura finas, troncos e rosto magro tem celulite muito desenvolvida no quadril?
Existem dois tipos básicos de corpo na mulher. O tipo  Andróide, onde ocorre uma tendência à deposição de gordura na parte superior do corpo, no tronco. Essas mulheres têm ombros maiores, tendência  á terem mamas maiores e a depositar gordura no abdome.  O tipo Ginóide tem ombros menores, tendência a terem seios  menores, cintura mais fina e os  quadris  mais largos, com tendência `a deposição de gordura no quadril  e na coxa. .  O quadril e coxa  da mulher do tipo Andróide  quando acumula ela acumula  gordura no corpo tem pouca gordura regional, o excesso de gordura tende a ir para a região do abdome. Se há pouca gordura nesta região haverá menos celulite.  Já a mulher do tipo Ginóide, concentrará a gordura na região do quadril, e embora possa ter uma cintura até muito fina, e tronco e rosto finos, com aspecto magro, vai apresentar sérias alterações do tecido gorduroso com a presença de celulite no quadril e coxas.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...