Para que serve o mini mental e o teste do relógio



Existem muitos teste para tentar avaliar o estado cognitivo do idoso, mas aqui vamos falar dos dois testes mais conhecidos e utilizado para tentar estabelecer um grau de demência, é claro que o teste não é definitivo é só para poder avaliar e pedir mais exames para afirmar.
 Quando um idoso vai ao geriatra e geralmente os familiares referem perda de memoria, que parece que ele esta ficando "caduco", com certeza o médico em geral aplica esses testes, não necessariamente os dois mas o mini mental com certeza.
 Pode ficar explicito na consulta que o medico está realizando o teste ou pode ficar subentendido, já que o principal teste que é o mini mental se baseia em perguntas. 
Para você conhecer um pouquinho desses testes vou explicar para que eles servem.

MINI EXAME DO ESTADO MENTAL -MEEM-

O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) foi elaborado para ser uma avaliação clínica pratica de mudança do estado cognitivo (isto quer dizer, é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção,memoria, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem ), em pacientes geriátricos. O teste busca avaliar a Orientação Temporal e Espacial, Memória Imediata, Atenção e Cálculo, Evocação, Linguagem e Praxia. É o mais utilizado para detectar demências (ex. Alzheimer) pela sua praticidade e simplicidade.
Descrição
O MEEM  é um teste rápido, e fornece imediatamente um indicador razoavelmente aceitável da possibilidade de demência.
Como todo o teste breve apresenta limitações, contudo é válido especialmente na avaliação preliminar dos distúrbios cognitivos para pessoas idosas com mais de 8 anos de escolaridade.
O MEEM pode ser aplicado pelo próprio médico, no decorrer da consulta e não requer material sofisticado.

TESTE DO RELÓGIO

Instrumento elaborado com intuito de avaliar aspectos cognitivos relacionados as funções frontais como: Atenção e Concentração; controle inibitório (nas funções de inibição do comportamento), percepção temática, memória e distração, interferência, hábito social, ecopraxia( é a repetição involuntária ou a imitação dos movimentos de outras pessoas), imitação, preensão palmar, sequências motoras, comando complexo, atividade de contar
Extremamente rápido para ser aplicado, traduz o padrão de funcionamento frontal e têmporo-parietal.
             As disfunções executivas podem preceder os distúrbios de memória nas demências. Pacientes com escores normais no MEEM podem ter severas limitações funcionais demonstradas nesse teste.
            Pede-se que o paciente desenhe o mostrador de um relógio com os ponteiros indicando uma determinada hora.
            A sensibilidade é maior que 86% e a especificidade superior a 96% quando comparado com outros instrumentos. É um instrumento particularmente útil para ser utilizado no consultório por sua simplicidade, rapidez e perfil amigável.

Agora toda vez que você for ao seu médico e de repente ele começar a fazer perguntas que você ache descabidas ou pedir para você desenhar um relógio, é por que ele esta fazendo os testes com você.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...