Quando tomar isotretinoina



Existem inúmeros comentários sobre o uso da Isotretinoina, o famoso Roacutan, aqui vamos comentar um pouco para que se alguém ainda tiver alguma duvida, essa possa ser esclarecida, pois já ouvi comentários absurdos sobre este medicamento, e não é bem por ai.
Em primeiro lugar a Isotretinoina é um remédio forte que possui um monte de efeito colateral, então ela não é a primeira indicação de tratamento para acne leve e moderada, e sim ficando reservada para casos graves e quando o caso moderado de acne não melhora com a medicação proposta, outra coisa que se deve levar em conta é que o tratamento com a Isotretinoina foi proposto para Acne grave onde o conjunto é constituído de nódulos e cistos, e não como todo mundo acha para comedões (cravos) somente.
A Isotretinoína é um medicamento vendido sob prescrição médica que é tomado via oral. Essa droga funciona basicamente impedindo a produção de óleo pelas glândulas sebáceas e literalmente diminui o tamanho dessas glândulas para o tamanho das dos bebês. Isso previne contra o fechamento do folículo piloso pelo sebo, contra a mistura de óleo com células mortas da pele e contra a ruptura do folículo que em conjunto criam um ambiente favorável onde a bactéria cresce formando as espinhas e os cistos.
A cura da acne na adolescência está relacionada com o aumento da auto-estima e até com a melhora do desempenho escolar entre os adolescentes.
A produção de óleo na pele tende a retornar relativamente ao normal depois de finalizado o tratamento, mesmo que as glândulas cresçam de novo elas raramente recuperam o tamanho que tinham antes do tratamento. Devido a sua eficácia e relativa rapidez no aparecimento dos resultados, reduzindo em mais de 90% as lesões inflamatórias de acne, esse medicamento é de primeira escolha no tratamento de acne severa que não responde a outras terapias.
O uso do medicamento, porém é controverso por algumas razões, mas principalmente pelo seu efeito mais insidioso, está provado que o seu uso provoca malformações fetais em cerca de 90% das mulheres que engravidam enquanto estão fazendo tratamento. Por esse motivo recomenda-se que as mulheres devem usar dois métodos anticoncepcionais ao mesmo tempo durante e após 2 meses do tratamento, por exemplo, pílula anticoncepcional e preservativo.
Como qualquer medicamento deve-se pesar os riscos e benefícios de se começar um tratamento a base de isotretinoína.
Outros efeitos comuns, mas temporários do remédio incluem pele e lábios secos, sangramento nasal moderado, o interior do nariz pode ficar muito ressecado nos primeiros dias de tratamento, perda de cabelo, dores de cabeça e musculares, prurido, vermelhidão, pele frágil, aumento da sensibilidade ao sol, descamação das palmas e dorso das mãos. Efeitos colaterais mais sérios, porém bem menos comuns são: dor de cabeça muito intensa, náuseas, vômitos, visão borrada, alterações de humor, depressão, dor de estômago intensa, diarréia, diminuição da visão noturna, constipação intestinal, ressecamento persistente dos olhos, depósito de cálcio nos tendões, ictérica e um aumento dos níveis de colesterol.
        Se você vai fazer uso do Roacutan deve ficar atenta para alguns cuidados básicos:
       1. Filtro solar potente todos os dias (já que a pele fica mais sensível durante o tratamento).
2. Ande com hidratantes labiais na bolsa porque lábios secos ocorrem em quase 100% das pessoas em tratamento com isotretinoína.
3. Quem usa lente de contato provavelmente vai precisar de lubrificantes com maior freqüência.
4. Não use antibióticos do tipo tetraciclina que pode causar efeitos colaterais não desejados devido à interação medicamentosa com o Roacutan.
5. O remédio deve ser tomado após as refeições.
6. Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento
  A Isotretinoína é um medicamento potente e caro, dependendo da concentração usada o custo mensal do tratamento varia entre R$ 100,00 a R$ 240,00. Como qualquer medicamento ele só deve ser usado após uma avaliação cuidadosa feita pelo médico que deve pesar os riscos e os benefícios de se instituir o tratamento, o que é variável de pessoa para pessoa.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...