O idoso muda de comportamento muito rápido, uma hora ele pode estar alegre e minuto depois pode estar triste, outra hora ele pode ser gentil e logo após ficar agressivo, por isso temos que prestar muita atenção na mudança de humor e comportamento dessas pessoas, pois essas mudanças podem nos dizer muitas coisas a respeito à sua saúde.
Entre essas mudanças de humor e comportamento está a agitação, que às vezes pode ser bastante comum nos pacientes da terceira idade. Vamos falar um pouquinho dela.
O estado de agitação, confusão mental e desorientação que surge de maneira muito rápida e quase sempre estão relacionados ao uso de medicação ou infecção. Em geral há alucinações, com piora da agitação, muitas vezes com agressividade, caracterizando uma situação de emergência denominada delírio. O estado de agitação pode traduzir um desconforto devido à dor forte ou uma falta de ar, tendo por traz uma doença em evolução. Também pode estar relacionada à intoxicação por medicamentos, por álcool ou uma infecção até então não diagnosticada. Pode fazer parte da demência ou de outro distúrbio psiquiátrico. Medicamentos para cólicas abdominaise doença de Parkinson podem provocar delírio quando em dose excessiva. Outras causas quem podem levar ao delírio são: alterações do nível de açúcar circulante (hipoglicemia ou hiperglicemia), como também alterações de cálcio e sódio, má oxigenação, insuficiência de órgãos vitais como o fígado, falta de certas vitaminas (tiamina, por exemplo), infecções graves (meningites, encefalites e pneumonias) e infecções urinárias muito freqüentes. Quando esta situação ocorrer, deve-se procurar atendimento o mais rápido possível.
Todo o estado de agitação no idoso deve ser muito bem investigado e nunca medicado sem antes saber sua causa exata.