25 novembro, 2014

Hipertensão na terceira idade



Muito tempo que eu não posto nada de geriatria aqui no blog, pois infelizmente não é um universo bastante extenso e realmente andei sem tempo.
Então hoje vamos falar de um carro chefe na terceira idade, a hipertensão (pressão alta), a grande maioria chega à terceira idade com ela, pode ser obeso, magro, negro, branco, homem ou mulher, a hipertensão não escolhe sua vitima.




Para você ter uma ideia, mais ou menos 50% dos homens e mulheres acima dos 50 anos apresenta hipertensão. Aos 60 anos, essa porcentagem sobe para 60% e, daí em diante, não pára de crescer. São tão comuns os casos de hipertensão em idosos que não seria exagero dizer que, depois de certa idade, é quase normal ter pressão alta.
O pior problema da pressão alta é que não grande maioria das vezes ela é silenciosa, isso quer dizer a pessoa não sente nada, por isso, é conhecida como a "matadora silenciosa”.
Sintomas com dor de cabeça, mal estar, tonturas e sangramento nasal não necessariamente tem haver com níveis elevados da pressão arterial. Muitas vezes, o diagnóstico de hipertensão arterial  é realizado apenas na presença de complicações cardiovasculares. Muitos idosos hipertensos podem apresentar sintomas que queda transitória da pressão arterial, como tonturas e desmaio. Essa situação, geralmente é fruto de hipotensão postural (queda da pressão arterial ao adotar a posição de pé), a qual pode estar associada ao uso das medicações.
Uma hipertensão mal tratada ou sem tratamento nenhum pode levar a varias complicações, abaixo vou listar essas complicações:
- Coração: a hipertrofia do ventrículo esquerdo
(espessamento anormal do músculo cardíaco, resultante de uma sobrecarga causada por uma pressão arterial aumentada), é uma das primeiras anormalidades cardíacas decorrentes da hipertensão arterial (HAS). Outras complicações cardíacas são: angina do peito, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas e distúrbios da condução elétrica do coração. 
- Cérebro: isquemia cerebral transitória, acidente vascular cerebral (derrame cerebral) e demência vascular. 
- Rins: disfunção renal com perda urinária de proteínas até insuficiência renal crônica.
- Vasos:  aterosclerose (formação de placas de gordura ou ateromas na parede das artérias) e doenças da aorta (aneurismas e outras).
- Olhos: comprometimento da retina, podendo chegar à cegueira.         
O diagnostico de hipertensão é fácil, só aferir com o aparelho de pressão em um ambiente que de preferência não seja um consultório medico pela síndrome do avental branco (onde a pressão eleva pelo simples fato de você está na frente do medico)   
Considera-se hipertenso o idoso com pressão igual ou acima de 14/9.




 Como meio de prevenção primária da hipertensão, recomendam as seguintes alterações ao estilo de vida:
·         Manter o peso normal em adulto isso quer dizer que o IMC tem que está entre 20–25.
O cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.
É simples calcular o seu IMC.
Por exemplo, se o seu peso é 80 kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,802
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
·         Reduzir o consumo de sódio para <100 mmol/ dia (<6 g de cloreto de sódio ou <2,4 g de sódio por dia);
·         Praticar atividade física aeróbica de forma regular, como caminhar a pé (≥30 min. por dia, a maior parte dos dias da semana);
·         Limitar o consumo de álcool a 3 unidades por dia em homens e 2 unidades por dia em mulheres;
·         Manter uma dieta rica em fruta e vegetal (pelo menos cinco porções por dia).
·          Parar de fumar
O  tratamento da hipertensão arterial (HAS) pode ser dividido em não-medicamentoso e medicamentoso. 
Valores abaixo de 120/80 mmHg (pressão arterial ótima), seria a meta ideal a ser  obtida em todos os pacientes, no entanto, estes valores não costumam  ser facilmente alcançados.
Em grande parte dos pacientes, a meta mais realista é manter a pressão arterial  pelo menos abaixo de 140/90 mmHg.
O objetivo do tratamento da hipertensão no idoso é a redução gradual da pressão arterial para valores abaixo de 140/90 mmHg (14/9). Em pacientes com valores muito elevados de pressão sistólica, podem ser mantidos inicialmente níveis de até 160 mmHg . Não está bem estabelecido o nível mínimo tolerável da pressão diastólica (mínima), mas estudos sugerem que redução abaixo de 65mmHg pode implicar numa pior evolução.
O tratamento não-medicamentoso é recomendado para os idosos. Quando o tratamento medicamentoso for necessário, a dose inicial deve ser mais baixa, e o aumento das doses ou a associação de novos medicamentos deve ser feito com mais cuidado, especialmente em idosos frágeis . Grande parte dos idosos tem outros fatores de risco, lesão de órgão-alvo ou doença cardiovascular associada, fatores que devem nortear a escolha do anti-hipertensivo inicial. A maioria, porém, necessita de uma terapia combinada (associação de medicamentos), principalmente para o controle adequado da pressão sistólica (máxima). O estudo HYVET demonstrou que idosos com mais de 80 anos , reduzir a pressão sistólica para níveis de 150 mmHg ou menos , reduzia o risco de derrame cerebral , insuficiência cardíaca e morte.




20 novembro, 2014

Creme do dia - Amplexe ADA TINA





O creme do dia hoje é o shampoo anticaspa da ADA TINA.
Estou usando ele, pois meio cabelo é misto com tendência a caspa, isso quer dizer eu tenho caspa, mas não é muito, mas sempre gosto de usar.
Ganhei esse da ADA TINA e resolvi testar, amei!!!! Cheirinho bom, não deixa meu cabelo ressecado e parece que a oleosidade demora mais para aparecer.
O que o fabricante diz:
Shampoo Anticaspa para o tratamento cosmético da caspa do couro cabeludo oleoso. Desenvolvido com o exclusivo Lipoconazol™ - Patenteado, é capaz de eliminar a caspa conferindo maior hidratação, brilho e maciez aos cabelos com eficácia comprovada já na primeira aplicação.
Primeiro Dia de Uso: 
93,3% Diminuição da descamação, 87% Diminuição da Coceira, 86,7% Redução do Número de Crostas, 80,0% Controle a Oleosidade, 66,7% Remoção da Caspa Aderida, 53,3% Redução dos Sintomas da Seborréia.
Após 7 Dias de Uso:
100% Remoção da caspa aderida, 100% Redução da Coceira, 100% Redução do número de crostas, 100% Supressão de recorrência das caspas, 93,3% Diminuição da descamação, 87,0% Controle a oleosidade, 77,3% Redução dos sintomas da seborréia
Eu só usei 2 vezes e amei o resultado realmente melhorou a oleosidade, e a coceira depois de um dia de lavado.
A marca oferece 3 tipos do shampoo, o |Amplexe caspa oleosa (aquela caspa que só aparece quando você coça e ela fica agarrada na unha), caspa seca (a mais comum que fica no cabelo e pode cair na roupa), e couro sensível.

caspa seca

caspa seca


caspa oleosa


caspa oleosa

Eu ganhei o de caspa oleosa que é o tipo da minha.
O preço médio é em torno de R$ 65,00 na loja online da marca.




18 novembro, 2014

Operação barriga chapada 4

Já falamos dos procedimentos, dos cremes, da dieta agora só falta falar dos exercícios para deixar a barriguinha mais firme e a cinturinha mais delineada.
Nesse ultimo post da serie barriga chapada vou falar sobre os exercícios, aqui vou mostrar alguns exercícios que da para fazer em casa, ai não tem desculpa de não fazer.
Lembre-se que só combinando os 4 processos você poderá obter o resultado que espera, então levanta o nariz, empina o peito e vamos nessa.
Vou mostrar 3 exercícios que se você fizer direitinho consegue ver diferença em 1 mês.
Exercício 1 - Agachamento
Neste exercício, deve-se afastar as pernas, posicionar os braços esticados à frente do corpo e agachar.




Exercício 2 - Flexão de braço

Neste exercício, deve-se deitar-se no chão e, depois, apoiando os joelhos no chão, fletir os braços.




Exercício 3 - Escalador cruzado

Neste exercício deve-se apoiar as 2 mãos no chão e permanecer na ponta dos pés. A seguir, deve-se esticar uma das pernas e jogá-la para o lado, como mostra a imagem abaixo, alternando as duas pernas durante todo o exercício.



Exercício 4 – Abdominal
Fique deitado com as costas encostadas no chão, e com as pernas flexionadas, com os joelhos apontando para o teto e como os pés apoiados no chão. Depois, basta levantar a parte superior do corpo apenas com a força dos músculos abdominais, sem ter pressa ou sem tentar encostar o peito nos joelhos flexionados.




Deve-se fazer cada exercício de forma contínua, por 1 minuto cronometrado. Logo a seguir, deve-se começar o exercício seguinte, totalizando 4 minutos seguidos de exercícios. Quando chegar ao fim desses exercícios, descanse por mais 1 minuto e repita a série desde o início mais duas vezes. O tempo total dos exercícios deve ser de apenas 18 minutos.
Viu como é fácil, 18 minutinhos todos os dias descansando final de semana você consegue uma barriguinha linda.
Se animou? Vamos tentar? Se você se animar e tiver resultado deixe seu comentário aqui para estimular outras pessoas.
Se você sentir algum desconforto, como dor na coluna, no pescoço ou no joelho, não faça o exercício. Procure um professor da academia que ele poderá indicar uma série de exercícios completa que se pode fazer em casa ou na academia.




13 novembro, 2014

Operação barriga chapada 3

     

            Já falamos sobre procedimentos estéticos para definir cintura, falamos também dos cremes que ajudam a melhorar a silhueta, e hoje nesse post vamos falar de uma dieta que eu procurando nos sites achei e fala que você perde 2 kg em uma semana e a primeira mudança que você nota é na circunferência da barriga.




Essa dieta eu encontrei na boa forma e foi formulada pelo consultor em nutrição Alfredo Galebe, de São Paulo (SP), o objetivo dessa dieta é combinar carboidrato, proteína e gordura em todas as refeições (do café da manhã ao jantar) para manter o equilíbrio hormonal e manter a queima de gordura constante. Consumidas em proporções ideais, a proteína e a gordura retardam o índice glicêmico do carboidrato.
Como eu adoro uma dieta resolvi também testar essa, e não estou passando fome, vou ver no fim de 1 mês quantos quilos eu perdi e quantos centímetros de abdome eu perdi também.
Vamos lá com a dieta seca barriga, abaixo vou explicar como funciona.
A proporção recomendada é a seguinte: 
9 gramas  de carboidrato (1 C) para cada 7 gramas de proteína (1 P) e 1,5 de gordura (1 G).
Juntos, e nessas proporções, os três nutrientes (1 C + 1 P + 1 G) formam um bloco.

Dependendo da refeição, seu prato deve ter um, dois ou três blocos.
Achou meio complicado? No começo também achei, mas quando vi o exemplo que o Alfredo Galebe deu achei super fácil.
Monte seu cardápio com 9 blocos por dia, distribuídos da seguinte forma: café da manhã: 2 C + 2 P + 2 G (2 blocos); lanche da manhã: 1 C + 1 P + 1 G (1 bloco); almoço: 3 C + 3 P + 3 G (3 blocos); lanche da tarde: 1 C + 1 P + 1 G (1 bloco); jantar: 2 C + 2 P + 2 G (2 blocos); e antes de dormir: 2 G (aqui, a gordura deve ser ingerida sozinha e não conta como bloco).

Abaixo vai a tabela dos carboidratos, proteínas e gordura, aí com base a essa tabela você pode montar seu cardápio.




CARBOIDRATOS
Alimento - Abacaxi
Porção - 1 fatia média
Valor - 1 C

Alimento - Alface
Porção - 1 pé
Valor - 1 C

Alimento - Arroz branco
Porção - 2 col. (sopa)
Valor - 1 C

Alimento - Arroz integral
Porção - 3 col. (sopa)
Valor - 1 C

Alimento - Aspargo
Porção - 12 talos
Valor - 1 C

Alimento - Banana-nanica
Porção - 1/3 da unidade
Valor - 1 C

Alimento - Batata média
Porção - 1/2 unidade
Valor - 1 C

Alimento - Beterraba ralada
Porção - 2 col. (sopa)
Valor - 1 C

Alimento - Brócolis
Porção - 1 pires
Valor - 1 C

Alimento - Cenoura ralada
Porção - 2 col. (sopa)
Valor - 1 C

Alimento - Ervilha em lata
Porção - 2 col. (sopa)
Valor - 1 C

Alimento - Feijão
Porção - 1/2 concha média
Valor - 1 C

Alimento - Laranja
Porção - 1/2 unidade
Valor - 1 C

Alimento - Limão
Porção - 2 unidades
Valor - 1 C

Alimento - Maçã
Porção - 1/2 unidade grande
Valor - 1 C

Alimento - Macarrão
Porção - 1/2 xíc. (chá)
Valor - 1 C

Alimento - Melão
Porção - 1 fatia média
Valor - 1 C

Alimento - Milho verde em lata
Porção - 1 col. (sopa)
Valor - 1 C

Alimento - Morango
Porção - 4 unidades
Valor - 1 C

Alimento - Palmito
Porção - 5 cilindros
Valor - 1 C

Alimento - Pão de fôrma light
Porção - 1 unidade
Valor - 1 C

Alimento - Pão francês com miolo
Porção - 1 unidade
Valor - 2 C

Alimento - Pão francês sem miolo
Porção - 1 unidade
Valor - 1 C

Alimento - Pão light integral
Porção - 1 fatia
Valor - 1 C

Alimento - Pão sírio pequeno
Porção - 1 unidade
Valor - 1 C

Alimento - Papaia
Porção - 1/4 da unidade
Valor - 1 C

Alimento - Pêra
Porção - 1/2 unidade
Valor - 1 C

Alimento - Ravióli médio
Porção - 3 unidades
Valor - 1 C

Alimento - Rúcula
Porção - 2 maços
Valor - 1 C

Alimento - Suco de laranja
Porção - 1/3 de copo
Valor - 1 C

Alimento - Suco de maçã
Porção - 1/3 de copo
Valor - 1 C

Alimento - Suco de uva
Porção - 1/4 de copo
Valor - 1 C

Alimento - Tomate
Porção - 1 unidade
Valor - 1 C

Alimento - Uva
Porção - 6 unidades
Valor - 1 C

Dica da nutricionista: Legumes, leguminosas, verduras e frutas são carboidratos.



PROTEÍNAS
Alimento - Atum light em lata
Porção - 1/4 de lata
Valor - 1 P

Alimento - Carne magra
Porção - 1/3 de filé (30 g)
Valor - 1 P

Alimento - Clara de ovo
Porção - 2 unidades
Valor - 1 P

Alimento - Cottage
Porção - 2 col. (sopa)
Valor - 1 P

Alimento - Filé de pescado
Porção - 1 filé peq. (75 g)
Valor - 1 P

Alimento - Hambúrguer
Porção - 1 unidade (45 g)
Valor - 1 P

Alimento - Ovo inteiro
Porção - 1 unidade
Valor - 1 P

Alimento - Peito de frango desfiado
Porção - 2 col. (sopa)
Valor - 1 P

Alimento - Peito de peru light
Porção - 2 fatias (30 g)
Valor - 1 P

Alimento - Presunto magro
Porção - 2 fatias (30 g)
Valor - 1 P

Alimento - Ricota light
Porção - 3 col. (chá)
Valor - 1 P

Alimento - Rosbife magro
Porção - 2 fatias (45 g)
Valor - 1 P

Alimento - Salmão
Porção - 1/2 filé (50 g)
Valor - 1 P

Alimento - Sardinha light
Porção - 1/4 de lata

Valor - 1 P 



GORDURA

Alimento - Abacate
Porção - 1 col. (sopa)
Valor - 1 G

Alimento - Amêndoa crua sem sal
Porção - 3 unidades
Valor - 1 G

Alimento - Amendoim cru sem sal
Porção - 5 unidades
Valor - 1 G

Alimento - Azeite de oliva
Porção - 1 col. (chá)
Valor - 1 G

Alimento - Azeitona preta
Porção - 1 unidade
Valor - 1 G

Alimento - Azeitona verde
Porção - 3 unidades
Valor - 1 G

Alimento - Cream cheese light
Porção - 2 col. (chá)
Valor - 1 G

Alimento - Maionese light
Porção - 1 col. (chá)
Valor - 1 G

Alimento - Requeijão light
Porção - 1 col. (chá)
Valor - 1 G

Alimento - Abacate
Porção - 1 col. (sopa)
Valor - 1 G

Alimento - Amêndoa crua sem sal
Porção - 3 unidades
Valor - 1 G

Alimento - Amendoim cru sem sal
Porção - 5 unidades
Valor - 1 G

Alimento - Azeite de oliva
Porção - 1 col. (chá)
Valor - 1 G

Alimento - Azeitona preta
Porção - 1 unidade
Valor - 1 G

Alimento - Azeitona verde
Porção - 3 unidades
Valor - 1 G

Alimento - Cream cheese light
Porção - 2 col. (chá)
Valor - 1 G

Alimento - Maionese light
Porção - 1 col. (chá)
Valor - 1 G

Alimento - Requeijão light
Porção - 1 col. (chá)
Valor - 1 G



LATICÍNIOS
Alimento - Iogurte natural
Porção - 1 pote (125 ml)
Valor - 1 P + 1 C

Alimento - Leite desnatado
Porção - 1 copo (250 ml)
Valor - 1 P + 1 C

Alimento - Tofu
Porção - 1 fatia grossa

Valor - 1 P + 1 C
Bem aqui esta uma dieta que seca barriga e eu achei super fácil de seguir, pois adoro dieta que não tem pratos prontos que eu mesma posso montar o que eu quero comer, mas se você gosta de dieta prato pronto vou dar um exemplo só aqui abaixo.





Café da manhã: 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado e adoçante + 1 pão francês sem miolo com + 2 col. (chá) de requeijão light + 2 fatias de peito de peru light
Lancha da manhã: 1 barra de proteína pequena ou 1/2 barra grande (tipo ProteinBar)
Almoço: 3 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha pequena de feijão + 1 filé médio (90 g) de alcatra grelhado + 1 prato (sobremesa) de alface e agrião com 3 col. (chá) de azeite, vinagre e sal
Lanche da tarde: pode ser o mesmo da manhã ou 1 pão de queijo pequeno com 2 fatias de peito de peru light + 1 col. (chá) de requeijão light
Janta: 1 prato (fundo) de sopa feita com 2 mandioquinhas, cebola, sal e 60 g de carne magra em cubos. Acrescente 2 col. (chá) de azeite no final do preparo ou até 2 fatias de pizza (massa fina) de atum regadas com 2 col. (chá) de azeite
Ceia: Azeitona verde, 3 unidades ou 3 col. (sopa) de abacate (se quiser adoçar, use estévia)

Pronto fica a dica e bom projeto verão para você, ufa esse post ficou enorme mais valeu a pena.