02 julho, 2011

Por que não usar corticóide tópico?

                
                 Por vários motivos, um deles é para não mascarar a lesão. Lesão que já usou corticóide com certeza também já esta modificada, então como seu dermatologista vai saber o que é?
                Outro motivo, e o mais importante é que existem vários tipos de corticóide, e nem todos sabem disso, mas existe o de muita alta potência, o de alta potência, o de media potência, o de baixa potência e o de baixíssima potência. O que isso significa? Significa que quanto maior a potencia do corticóide, maior é o estrago que a pomada pode fazer em sua pele.
                Posso citar mais de vinte motivos para não usar corticóide sem uma avaliação da dermatologia, ela é a única especialidade que realmente vai saber se a pomada de corticóide é realmente boa para sua lesão ou não.
                Eu tenho visto muitas pessoas chegarem para consultar com seu medico, por causa de uma lesão que não sara e quando pergunta se passou alguma coisa, 9 entre 10 pessoas falam que usaram pomada de corticóide, e o pior durante pelo menos durante +/- 30 dias.
                Temos que ter em mente que se a pomada não melhorou a lesão em no Maximo 10 dias, a melhor coisa a fazer é procurar um dermatologista para avaliar a lesão, e que a continuidade da pomada com certeza acarretara piora no que já deve estar ruim.
                Além do que o uso continuado de corticoides tópicos em uma mesma área pode provocar: Atrofia da pele, Estrias, Alteração de infecções, Glaucoma, Rosácea.
                Por isso digo, não usem pomadinhas sem conhecimento do medico ou do dermatologista.

Um comentário:

  1. É verdade, estou tendo o maior trabalho para tratar um problema de pele no rosto e pescoço ocasionado pelo uso de corticoide tópico,a médica q me atendia me deixou por muito tempo fazendo uso errôneamente, hj não uso corticóide de jeito algum, faço tratamento com outra médica, q diz fazer uso desse tipo de medicamento apenas em casos de extrema necessidade e se não tiver como tratar com outro tipo de medicamento.

    ResponderExcluir