Onicomicose? Mais o que é isso?



Em cada 10 pacientes em meu consultório, 3 são por causa de micose em unha, e a queixa é igual, não sei mais o que eu faço, venho tratando faz anos e não melhora, minha unha melhora e volta, e assim por adiante.
Hoje vamos falar um pouquinho da afecção que tanto incomoda.
A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos.  As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas em homens são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento, das mulheres são as das mãos, principalmente se esta trabalhar com água. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.
Existem quatro tipos clássicos de onicomicose:
Onicomicose Subungueal Distal/Lateral
- A mais freqüente; 
- Mais comum em unhas dos pés;
- Descolamento da borda livre da unha: a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca.Pode haver acúmulo de material sob a unha.
- Espessamento: as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma pode ser acompanhada de dor e levar ao aspecto de "unha em telha" ou "unha de gavião".
- Características: unha opaca, esbranquiçada, espessa.

           Onicomicose Subungueal Proximal
- Esta forma é mais rara: geralmente em imunosupresivos;
- Inicia-se pela extremidade proximal: observam-se manchas brancas ou amareladas ao nível da lúnula comprometendo toda a unha.
- Adquire depois características da forma Subungueal distal.

           Onicomicose Superficial Branca
- Mais comum nas unhas dos pés;
- Manchas brancas na superfície da unha
- Com a evolução as manchas ficam amareladas e pode destruir toda a unha;

            Onicomicose Distrófica Total
- Pode ser a forma evolutiva de todas as formas anteriores;
- Destruição e deformidades: a unha fica frágil, quebradiça e quebra-se nas porções anteriores ficando deformada ou restando alguns restos de queratina aderida ao leito ungueal. 

Onicomicose por Cândida: 
Espécies de Cândida invadem as unhas geralmente ocorrem em pessoas que freqüentemente mergulhar as mãos na água. Isso normalmente requer o dano antes da unha por infecção ou trauma.

Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses.  Previna-se seguindo as dicas abaixo:  
·         Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
·         Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos).  Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
·         Evite mexer com a terra sem usar luvas.
·         Use somente o seu material de manicure.
·         Evite usar calçados fechados o máximo possível.  Opte pelos mais largos e ventilados.
·         Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.
·         Evite ficar com as mãos muito em contato com água, e cuidado com as luvas, pois além de depositar um pouco de água em seus dedos, ela deixa o ambiente quente e úmido
O tratamento da onicomicose é um desafio porque a infecção está incorporada dentro da unha, e é difícil de alcançar. Como o resultado da remoção completa dos sintomas e dos fungos é muito lento e pode demorar um ano ou mais, dependendo do caso, então geralmente tratamento feito com menos de um ano pode se ineficaz.
A maioria dos tratamentos é através de medicações sistêmica antifúngicos, ou tópica, tais como esmaltes de unhas
Também há evidência para combinar os tratamentos sistêmicos e tópicos.
Para onicomicose superficial branca em vez de terapêutica antifúngica tópica é aconselhado à sistêmica. Nas outras onicomicoses geralmente aconselha-se começar com o esmalte ao invés da sistêmica, em todo caso o dermatologista deve ser procurado para melhor tratamento





Creme do dia - Nativa SPA




  
O creme do dia não é exatamente um creme para pele, e sim um reparador de pontas que estou amando. Quando eu recebi minhas revistas que eu assino veio dentro um sachezinho do novo reparador de pontas do O boticário, no momento nem dei bola pra ele, mas teve um dia que as pontas do meu cabelo estavam pedindo socorro e eu não tinha nada em casa para tentar melhorar, já tinha passado de tudo, creme noturno, um reparador de pontas que tinha comprado da alta moda e nada melhorava a situação, ai me veio o estalo da amostrinha do reparador do O Boticário  fui correndo e peguei, passei uma quantidade super generosa nas pontas porque sou bem exagerada mesmo, e não é que deu certo, achei que melhorou muito e quase na hora até meu marido notou, e para homem notar é porque o negocio  é poderoso. Na segunda-feira seguinte já fui comprar. o meu, e não largo mais.
O Nativa SPA Óleo Ultra Hidratante Monoï e Argan de O boticário é tudo de bom, ele repara o dano causado pela tintura, escova e chapinha. Preço estimado R$ 43,00 reais
Pontos positivos: resultado visível desde a primeira aplicação, brilho, maciez e cheirinho bom.
Pontos negativos: preço não é muito convidativo, não tira o frizz do cabelo.




Dica de hoje



             Se você gosta de se maquiar e sempre usa os pinceis para fazer sua maquiagem, ou ate mesmo  aquelas esponjinhas, vou te dar uma dica que vai valer ouro, tanto na sua casa como para viagem. Essa dica quem me passou foi minha modelo e consultora, que sempre antenada descobriu isso em algum site o blog que ela fica navegando.
Para lavar seus pinceis e suas esponjinhas de forma rápida e segura use o shampoo de camomila da Johnson & Johnson, ele não estragam as cerdas e nem deixam as esponjinhas esfarelarem, deixe secar a sombra, pois o sol pode danificar ou deixar ressecado, e sabem mais uma do shampoo, pode ser usado como demaquilante. Eu adoro usá-lo na área dos olhos, por uma questão básica, NÃO ARDE, consigo tirar os mais resistentes rímel a prova d’água que existe, sem deixar meu olho vermelho e lacrimejando.

Ótima opção para quem vai viajar, ao invés de levar demaquilante, e o shampoo para limpar seus pinceis ou esponjinhas leve só o shampoo. O único problema é que quem tem a pele do rosto seca como a minha depois terá que passar um creme hidratante próprio para rosto, que eu gosto muito do LOREAL REVITALIFT TOTAL REPAIR 10, além de hidratar  é anti- age.


Síndrome do Piriforme? Hã? O que é isso?



A Síndrome do Piriforme é uma irritação do nervo ciático provocada pelo aumento da tensão ou espasmo do músculo piriforme. Geralmente ela é mais encontrada em desportista, mas o enfraquecimento ósseo, os traumas e as quedas e até mesmo o jeito de andar e sentar do dia-dia fazem que essa síndrome possa ser encontrada também em idosos.
O piriforme é um músculo pequeno e profundo, localizado na nádega, sob os glúteos e tem como função a rotação externa da coxa, que é quando o joelho “olha” para fora, além de auxiliar na abdução (abertura da coxa). O nervo ciático passa debaixo deste músculo, mas em algumas pessoas ele passa através dele, o que aumenta a predisposição para a síndrome. Se o músculo, por algum motivo, sofrer uma tensão, pode haver compressão do nervo ciático, causando dor e irradiação para as pernas.

            Seus sintomas são muito parecidos com ou praticamente indistinguíveis da dor ciática. O paciente pode sentir dor na coluna e na perna. Pode ter aumento da dor quando a coxa é movimentada para fora.
A causa mais comum é a tensão e o encurtamento do músculo piriforme. É comum em esportes que requerem corrida, mudança de direção ou descarga de peso excessiva. Corrida em terrenos duros ou irregulares, subir escadas, atividades que exijam muito agachamento e uso de calçados inapropriados para o tipo de pisada ou gastos demais também podem auxiliar no desenvolvimento da dor.
Ficar sentado por longos períodos, principalmente com a coxa em rotação externa diminui o fluxo sanguíneo para a região do músculo e altera a fisiologia do piriforme (e dos músculos próximos à ele também) provocando o encurtamento. A falta de alongamento irá contribuir para que a musculatura envolvida tencione ainda mais e piore os sintomas.
            A melhor maneira de evitar a síndrome do piriforme é mantendo alongados os músculos que rodam as coxas para dentro e para fora. É importante aquecer-se bem antes de iniciar qualquer esporte ou atividade.
 O médico conversará sobre dos sintomas. Uma vez que o nervo ciático começa na coluna, ele pode ficar irritado por uma lesão nesta região, como uma hérnia de disco, por exemplo.
O médico examinará as costas e verificará se o nervo ciático está irritado na região. Ele examinará também quadril e pernas e os moverá para descobrir se existe dor com tais movimentos.

Podem ser solicitados Raio-x, tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética da coluna para descobrir se há alguma lesão. Não há forma de detectar por meio de raios X se o nervo está irritado na região do músculo piriforme.
O tratamento pode ser fisioterápico, com repouso, gelo, alongamento e massagem. Seu médico pode também receitar um anti-inflamatório ou um relaxante muscular. É aconselhável interromper as atividades de correr ou caminhar e modificar as atividades. No caso de atletas, o retorno precoce às atividades pode agravar a lesão.
Quando a dor é refratária, ou seja, continua mesmo após o tratamento conservador, a próxima indicação na escada analgésica é a técnica intervencionista de infiltração com anestésico local. Caso a dor retorne, pode ser utilizada a toxina botulínica no músculo piriforme.
Em último caso, pode requerer cirurgia minimamente invasiva, que consiste na ressecção do músculo piriforme ou do tendão para liberação do nervo.

Creme do dia - Amilia




Com a chegada do calor, nossa pele também sofre e a gente se incomoda, por isso o creme do dia hoje tem tudo haver com calor, pois o que eu tenho recebido de visita em meu consultório com a reclamação que sua pele esta coçando e cheia de bolinhas vermelhas, eu já até  perdi a conta.
Bom então hoje vamos falar de AMILIA talco liquido, eu adoro e prescrevo um monte, não só pra criança, mas pra adulto também.
Gosto muito desse creme pois melhora bastante o incomodo que o calor provoca na pele, como infelizmente não podemos eliminar o calor o jeito é melhorar o seu incomodo, não acham?
Amilia Talco Líquido é um Talco líquido que da para a pele proteção e emoliência, deixando a pele macia e sedosa. Seu uso diário em qualquer área corporal proporciona refrescância e suavidade à pele. Diminui a coceira local, a vermelhidão e o desconforto causados pelas brotoejas, depilação e irritações da pele, entre outras coisas.
A pele fica sequinha. O produto não deixa a pele brilhosa nem melecada, com isso diminue a irritação que da na pele por causa do suor.
Eu sempre indico deixá-lo na porta da geladeira, pois ele mas resfriado melhora mais a irritação e a coceira.
Preço estimado R$ 50,00
Pontos positivos: é seco, acalma a pele, pode ser usado por todo tipo de pele e em qualquer idade.
Pontos negativos: para mim nenhum


Hiperhidrose




Tenho visto muita gente reclamar em meu consultório sobre o excesso de suor, nas axilas, mãos, tórax até mesmo no rosto. Eu seu que essa afecção da pele é horrível, quem tem não consegue manter a área seca, as roupas secas e assim por diante.
Hoje vamos falar um pouquinho desta afecção.  A hiperidrose é a produção excessiva de suor pelas glândulas sudoríparas. Entre suas causas estão os estímulos emocionais (hiperidrose emocional) ou uma maior sensibilidade dos centros reguladores de temperatura, pois a sudorese está diretamente ligada ao controle da temperatura corporal. Além disso, algumas doenças metabólicas, lesões neurológicas ou psiquiátricas também podem dar origem ao quadro.
A hiperidrose pode ser generalizada ou localizada a partes específicas do corpo. Mãos, pés, axilas e virilha estão entre as regiões mais ativas da transpiração, devido à concentração relativamente elevada de glândulas sudoríparas, no entanto, qualquer parte do corpo pode ser afetada.

A hiperidrose pode ser classificada dependendo se é uma característica congênita ou adquirida. A hiperidrose primária geralmente se inicia na adolescência ou mesmo antes. A hiperidrose primária deve ser distinguida da hiperidrose secundária, que pode começar em qualquer momento da vida. Esta última forma pode ser devido a uma doença, estresse ou a certos medicamentos.
Geralmente o dermatologista trata a hiperhidrose leve a moderada.
O melhor tratamento é com a toxina botulínica que interrompe a secreção sudoral na área tratada por períodos que variam entre 4 a 6 meses.  Tem um alto custo em torno de R$ 2.500 reais a aplicação.
Existe também a alternativa de tratar a hiperhidrose leve a moderada com o uso de antiperspirantes e adstringentes (cloreto de alumínio em álcool etílico, solução de glutaraldeído, etc.). Estes produtos devem ser aplicados sobre a pele seca, após banho frio, imediatamente antes de deitar-se. Apresentam o inconveniente de causar dermatite de contato ou deixar a pele com coloração amarelada. Seu custo fica em torno de R$ 100,00 reais mensais e tem que ser usado por um longo período.

Spirial-SVR R$ 60,00 , Stress Resist-VICHY R$ 55,00 , Driclor-Stiefel R$ 85,00
Já os casos graves de hiperidrose axilar podem ser tratados cirurgicamente, com a remoção das glândulas sudoríparas ou através da simpatectomia, quando os nervos responsáveis pelo estímulo à sudorese são cortados, mas isso não é tratado pelo dermatologista

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...