Celulite, quem te quer?

Bem acho que eu já postei uma matéria sobre celulite, mas como esse mal não nos abandona para sempre, por que esquecer né?
Todo dia entram no mercado zilhões de produtos que dizem  acabar com a celulite, será que isso é verdade? Bem na pesquisa do blog, que teve pouca participação, mas como foi a primeira, gostei do resultado. 83% dos que votaram disseram que os cremes adiantam sim, mas não sozinho, tem que conciliar com outros métodos.
Isso é verdade o creme anticelulite não faz milagre sozinho, não emagrece e nem perde medida, mas é uma boa opção para tratar a pele com celulite em grau I e II (aquelas mais leves com alguns furinhos leves). Para casos mais graves é sempre bom usá-los e fazer drenagem linfática, ou outro procedimento junto, Aliás, a drenagem linfática parece realmente ser a melhor amiga da mulher. Os resultados aparecem mesmo quando os cremes redutores são associados à poderosa massagem. Além de aumentar a quebra das moléculas de gordura, ela faz com que a absorção do produto aumente bastante. Se você não tem como fazer uma drenagem linfática, o jeito então é não ter pressa para passar o creme anticelulite, passe bem devagar e com movimentos circulares de média pressão em direção a virilha, assim você estará imitando os movimentos da drenagem.
O creme deve ser aplicado duas vezes por dia por, e mais ou menos dois meses para percebermos os primeiros resultados. Já esta comprovado que, pela manhã, há um maior gasto metabólico, o que estimularia a quebra das células de gordura, e a noite, entretanto, a penetração das substâncias é facilitada, especialmente as que agem na circulação local, o que favorece o combate do inchaço. Sendo assim, hoje em dia já tem produtos com duas fórmulas diferentes, uma para o dia e outra para a noite, para potencializar o efeito.
Alem de todos esses cuidados, fazer exercícios, e ter uma Alimentação equilibrada e a ingestão de líquidos são fundamentais.
Mas até ai tudo bem, a maioria das pessoas se não sabe imagina tudo isso, o problema é na hora de comprar o creme, com tantos no mercado, sempre pinta a duvida, e agora, qual comprar? Vou resumir os ativos que você tem que procurar no creme para te dar que o efeito que você quer ter:
Cafeína:
    Inibe uma enzima responsável pelo estoque de gordura nas células. Está sendo associada para facilitar a penetração até a camada de gordura.
Retinol:
    Renova as células superficiais da pele, deixando-a mais fina, o que facilita a penetração do produto. Também estimula a produção de colágeno. Por isso, funciona bem para quadros de celulite com flacidez.
 Carnitina:
    Acelera o processo de quebra de gordura. Ideal para graus leves de celulite.
Elastinol+R:
    Para dar elasticidade e a firmeza da pele. Bom para aquelas ondulações sutil.
Xantoxilina:
    Estimula o mecanismo de quebra de gordura dentro das células. Indicado para todos os graus de celulite.
            Extratos botânicos:
    Centelha asiática, gingko biloba, ruscus, castanha-da-índia, vitis vinifera (extrato de uva), entre outras substâncias extraídas de plantas, melhoram a circulação local, combatendo a retenção líquida – bom para quem sente a área afetada pela celulite inchada, quente e dolorida. Geralmente, não estão sozinhos, mas combinados a outros ativos que quebram a gordura.
Depois dessa dica é só procurar esses ativos no seu creme. 



Novidade no Blog.


Passeando pelo blog da minha amiga Renata Furlaneto, o Rêderme, achei super interessante o que ela fez, e acho que com algumas mudanças para não ficar igualzinho o dela vou fazer no meu blog.
Então a partir de hoje vocês vão ver uma enquete, com alguma pergunta relacionada à dermatologia, geriatria ou beleza, e a partir desta enquete vamos fazer uma matéria sobre o tema. A participação de vocês é de suma importância, por que senão, não terá o post.
Caso vocês queiram algum tema relacionado, é só escreverem para geriderme@gmail.com
Espero que participem e aguardem sobre o post a cada 15 dias. A enquete estará no canto direito do blog a baixo das mais lidas.

Fogo Selvagem

Aqui na minha região é uma zona endêmica de pênfigo, temos ate o hospital do pênfigo em campo grande, como o pênfigo é uma doença bolhosa, todos os meus pacientes quando chegam com alguma doença bolhosa no corpo, não me perguntam se não é fogo selvagem? Que é uma variedade que ocorre no Brasil geralmente na região centro-oeste e nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Hoje vamos falar um pouquinho dela para vocês ficarem mais atentos e menos preocupados quando surgir bolhas pelo corpo.
O termo pênfigo refere-se a um grupo de doenças com comprometimento cutâneo e algumas vezes mucoso, que tem como característica comum a presença de bolhas. Acomete principalmente adulto jovem e crianças que vivem em áreas rurais, próximo a rios e em algumas tribos indígenas. O pênfigo foliáceo e considerado doença de caráter auto-imune, crônica, por isso não tem cura.
A doença caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas superficiais, que confluem e rompem-se facilmente, deixando a pele em carne viva e formando regiões avermelhadas recobertas por escamas e crostas.



 As bolhas começam pela cabeça, pescoço e parte superior do tronco e depois se espalham por todo corpo, mas não ocorrem nas mucosas. Ele não atinge as mucosas. As lesões costumam aparecer nas áreas expostas ao sol, como face, região do decote e couro cabeludo, e depois se espalham para o corpo todo, com sensação de ardência e queimação, que originou o nome Fogo Selvagem.
A confirmação do diagnóstico dessas doenças é feito através da biopsia, com a retirada de uma bolha e exame desse fragmento da pele no microscópio.
Entre os vários tipos de pênfigos, o foliáceo é considerado o de melhor prognóstico
O principal medicamento utilizado é o corticosteróide em doses altas. Às vezes o quadro pode ser tão extenso e grave que o paciente tem que ser internado. 


Também são utilizadas outras medicações coadjuvantes para tratar as infecções secundárias que pode piorar a doença, e às vezes para controlar ou diminuir os efeitos colaterais provocados pelos corticosteróides. Cuidados gerais, como a limpeza das lesões, a hidratação e a alimentação, também são importantes.
Se você suspeitar de pênfigo foliáceo, procure um dermatologista, pois ele é o profissional capacitado para o tratamento dos pênfigos.

Demaquilante, ó dúvida cruel!!!

Você sabe por que é tão importante retirar a maquiagem antes de dormir?  Geralmente a maquiagem fecha os poros da pele, e esses devem ficar livres a noite para não provocar o surgimento de espinhas e proliferação de bactérias, que pode se tornar uma acne inflamatória.
Mas na hora que você vai comprar um demaquilante existem tantos e de todo jeito que a gente meio que se perde, e sempre vem a pergunta básica, mas qual será melhor para o meu rosto?
Vou descrever um pouquinho de cada um.
- Demaquilante bifásico
Este por ser composto de uma parte aquosa e outra oleosa, este tipo de demaquilante não é indicado para quem tem pele oleosa e/ou acneica. O produto bifásico forma uma emulsão opaca quando agitado e é bom para remover maquiagem da área dos olhos. Acho que não existe melhor para remover rímel, e na área dos olhos as mulheres com pele oleosa podem usar.
1- Demaquilante Bifásico Lancôme para Olhos Sensíveis, 2-Demaquilante bifásico do Boticário,
3- 
Demaquilante Oil-free para rosto e olhos, Dermage, 4-  Boticário Demaquilante Bifásico Make B,
 5- Clinique Take The Day Off,  6- Demaquilante Bifásico oil-free Neutrogena
- Espuma de limpeza
Muito práticas, as espumas dão hidratação à pele, Esse tipo de demaquilante não é indicado para uso na região dos olhos, porque tem uma pequena porcentagem de detergente que pode irritar essa parte do rosto, quem escolher esse veiculo, cuidado, pois se cair nos olhos arde muito, meus olhos que o digam.
1- Espuma de LimpezaDeep Clean,Neutrogena, 2- Espuma de limpeza anti-blemish acne solutions cleansing foam, Clinique, 3- Espuma de limpeza Dermotivin Foam, 4- Espuma de Limpeza Facial Purete Thermale Vichy, 5- Hydra Matt - Espuma de limpeza –Loreal, 6- Renew Reversalist Espuma deLimpeza Facial Restauradora. 
- Lenço umedecido
Deve ser usado apenas para retirar o excesso de maquiagem e facilitar o processo, já que não é eficaz na remoção completa dos resíduos, usei não gostei, irritou minha pele.
1- lenços umedecidos,Kleenex, 2- lenços umedecidos para limpeza facial asepxia, 3- Lenços de Limpeza FacialUmedecidos Olay Cleansers, 4- Lencos para Limpeza Nivea Visage

- Emulsão consistente / creme de limpeza
A textura creme é mais indicada para pele seca por conter óleo, como tenho a pele super seca eu adoro os cremes de limpeza.
1- Creme para limpeza do Rosto, Lancôme, 2- Purete Thermale Creme de Limpeza Purificante, Vichy, 3-Creme de limpeza para o rosto Clarifying Lotion, Clinique, 4- Deep Clean Creme de Limpeza, Neutrogena, 5- Creme demaquilante,Avon, 6- CremeToleriane purificanteing Foaming, La Roche Posay 
- Leite de limpeza
É indicado para peles mais secas, mas deve-se sempre enxaguar depois da aplicação, senão prejudica a pele, usei e achei difícil de manusear, fica escorrendo.
1-Nivea Visage - Leite deLimpeza Hidratante, 2- ADCOS Gradual Complex Leitede Limpeza, , 3-  L'oreal – Leite de Limpeza Age Perfect, 4-  Vichy Purete Thermale 3 em 1,Leite de Limpeza
- Loções aquosas
Esta é a forma mais moderna de demaquilante, porque não é oleosa e remove tanto as impurezas de maquiagem quanto as da pele (secreções do dia a dia) e poluição do meio ambiente.  não precisa enxaguar depois da aplicação. Ainda não usei.
o único que eu achei

Dermatite herpetiforme. Sério, o que é isso?

Aqui no meu estado muita gente tem pênfigo foliáceo, vulgo fogo selvagem, então tudo que é bolha no corpo as pessoas vem correndo para mim perguntando se não é o fogo selvagem
Hoje vamos falar sobre dermatite herpetiforme, que é uma afecção da pele constituída por bolhas, mas não é fogo selvagem, em um próximo post falaremos sobre ele, ok?
Vamos lá, a Dermatite herpetiforme é uma doença bolhosa da pele, de origem imunológica, associada com uma doença intestinal por sensibilidade ao glúten, a famosa doença celíaca. Nós encontramos o glúten, que é uma proteína, no trigo, centeio, cevada, aveia, malte e painço e nos seus derivados, como a farinha, por isso hoje em dia todo alimento vem escrito, contem glúten ou não contem glúten, para que essas pessoas que tem a doença não piorarem ou ativarem ela.
A doença é crônica e costuma apresentar períodos de exacerbação dos sintomas e de melhora. Acomete principalmente adulto do sexo masculino e, em geral, não se acompanha das manifestações intestinais da doença celíaca.
Na maior parte dos pacientes, anteriormente às lesões, surge a sensação de queimação ou prurido em um determinado local, sendo que, deste modo, os pacientes podem identificar com antecedência o local de uma nova lesão.
A doença se caracteriza em lesões pruriginosas papulovesiculosas (lesões avermelhadas, com algum relevo, com formação de pequenas bolhas) – com tendência a agrupar-se, tomando o aspecto herpetiforme (tipo herpes, mas não tem nenhuma relação com esta doença.). 

Tem predileção por áreas extensoras dos antebraços, joelhos, cotovelos, couro cabeludo, nuca, nádegas, região interescapular e sacra, caracteristicamente com apresentação simétrica. Em geral o início é insidioso, (Surgem sutilmente, progredindo e evoluindo ao longo do tempo) e pode processar-se por prurido (coceira) e sensação de queimação, que podem preceder até 8-12 horas a manifestações objetivas.

 Além do prurido intenso, eventualmente podem ocorrer sensação de queimação e "ferroadas". Raramente, as lesões são totalmente assintomáticas. Lesões orais não são freqüentes, e regiões palmares e plantares geralmente são poupadas, muitas vezes, as bolhas não são encontradas devido ao ato de coçar, que as rompe, deixando apenas feridas escoriadas e crostas.


O diagnóstico é feito por meio de uma biópsia. Este procedimento deve ser realizado em uma lesão cutânea recente, não vesiculosa (clinicamente).
É importante que os pacientes com dermatite herpetiforme façam uma dieta livre de glúten, evitando alimentos como: pães, bolos, biscoitos, massas, salgadinhos, leite maltado e outros produtos que contenham farinha de trigo, cevada, aveia e centeio.
O tratamento é feito com medicamentos à base de sulfa (dapsona, sulfapiridina) e deve ser usado por longo período (meses ou anos). As doses dependem de cada caso e devem ser determinadas pelo médico dermatologista.

O que mais provoca confusão mental do idoso?



Bem hoje vou reproduzir um email que recebi, não sei se o conteúdo já existe em algum blog ou site, mas mesmo assim resolvi postar, o texto esta como recebi, sem nenhuma modificação, e que fala de um assunto muito importante, confusão mental do idoso.  O texto foi escrito pelo medico Dr. Arnaldo Lichtenstein, que é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:
- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?
Alguns arriscam:  "Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não"
Outros apostam: "Mal de Alzheimer"
Respondo, novamente: "Não"
A cada negativa a turma se espanta... E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:
- diabetes descontrolado;
- infecção urinária;
- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa;
 
Parece brincadeira, mas não é! Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos!
Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.
              A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos "batedeira", angina "dor no peito", coma e até morte.
              Não é brincadeira!
              Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
              Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.
               Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de  tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.
              Conclusão:
              Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.
              Por isso, aqui vão dois alertas:
 1 - O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água- de-coco, leite, sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!
2 - Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos, e de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços fora do ar, atenção.
 
É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação.
              "Líquido neles e rápido para um serviço médico".


Gripe H1N1, fique fora dessa?





Essa é uma época de gripe, e com ela vem sempre à preocupação, será uma gripe forte? Será um resfriado? Ou será que eu estou com a gripe H1N1? É desesperador pensar na ultima hipótese, até porque sabemos que muitas pessoas morreram só esse ano com essa gripe. Aqui vou falar um pouquinho dela para vocês entenderem melhor e saber o que fazer se suspeitar de H1N1.
É uma doença aguda respiratória altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. Seu contagio  é dada através do ar, por vias aéreas e através de contato direto com pessoas contaminadas
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarréia.
É de extrema importância evitar a automedicação. O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação. Algumas medicações já utilizadas no tratamento da gripe aviária têm-se mostrado eficazes contra o vírus H1N1, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas, que se seguem ao aparecimento dos sintomas.
Para se proteger da Gripe  você pode tomar a vacina da gripe convencional para ajudar na prevenção já que aumentam a imunidade do corpo, porém não combatem o vírus H1N1. 
Algumas precauções que você pode tomar:
Lavar freqüentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;
Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.




Pílula antimancha, será que funciona?



Realmente quando fiquei sabendo da novidade eu simplesmente adorei, não tenho manchas no rosto, mas sei que quem tem fica a espera de novidade para o problema, pois aí está à pílula antimanchas, mas será que funciona?
Não sei, pois ainda não prescrevi e nem tenho feed back dos meus pacientes, mas quando tiver eu venho correndo contar.
Bem o princípio ativo é o Polypodium leocotomos, um antioxidante que diminui o efeito dos raios UV na pele, diminuindo o aparecimento de novas manchas e impedindo o escurecimento das que já existem.
Segundo o artigo que eu li, foi feito uma pesquisa e com 2 grupos de pessoas que usaram filtro solar o que foi utilizado o produto teve uma redução de 30 % das manchas, não é o Maximo?
No Brasil já existe produtos em capsulas contendo a substancia, como o HELIOCARE, da Melora, ou você pode conversar com seu dermatologista para ele manipular a fórmula para você.
Preço estimado R$150,00

  

Novo tratamento para Rosacea



Que tal um gel que melhore a rosácea em 12 horas? Quem sofre desse problema vai achar uma maravilha esse tratamento, pois sabe que é difícil controlar a vermelhidão do rosto.
Pois é a maravilha se chama Brimonidina Tartarato, que é um principio ativo que contrai os vasos sanguíneos diminuindo a circulação local e com isso a vermelhidão que todo mundo que tem rosácea sabe que o pior é isso.
O melhor que essa substancia não tem efeito rebote e NE piora os vasinhos, pode sim causar um ardor quando é aplicado, mas o que é um ardor em vista do resultado que promete né?
É claro que tanta maravilha assim também tem suas contra indicação, pessoas que tem algum problema cardíaco ou toma algum antidepressivo não pode tomar.
Por enquanto só manipulando a substancia. Gostou? Tem rosácea? Vai no seu dermatologista e peça para ele manipular a fórmula.

Você já reparou em sua unha?

           Hoje vamos falar rapidinho sobre nossas unhas, elas podem nos dizer varias coisas, e também podem nos deixar extremamente preocupado.
Vou postar um banner que recebi via Face da minha prima Adriana, que achei muito legal. É claro que se alguém achar que sua unha parece com algumas dessas aqui de baixo, procure um dermatologista antes de ficar imaginando coisas, pois só ele poderá dizer o que se passa realmente com elas.
Resolvi postar esse banner só para que vocês fiquem cientes que a modificação da unha pode ser uma coisa simples como o envelhecimento natural ou uma coisa mais grave como um câncer.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...