Catarata

          
           Esse assunto pode ser manjado, mais conversando com meus pacientes eu vejo que muitos deles não sabem bem o que é a catarata, eles acham que catarata é aquela pele no olho (Pterígio), então por isso resolvi de forma rápida falar um pouquinho dessa patologia que incomoda muita gente.
          Catarata consiste na opacificação do cristalino. O cristalino é uma lente localizada atrás da pupila nos olhos e atua focalizando os raios de luz sobre a retina. Nas pessoas jovens, o cristalino é elástico e muda de forma rapidamente, permitindo que os olhos focalizem tanto objetos próximos quanto distantes. Ao atingir a meia idade, alterações nas proteínas do cristalino causam seu endurecimento, resultando em uma doença chamada presbiopia (ou “vista cansada”).
           Além disso, o envelhecimento e outros fatores podem fazer com que as proteínas formem grumos e áreas opacas no cristalino – é a catarata. Isto é particularmente comum nos diabéticos e nas pessoas em tratamento com corticosteróides.
           Dependendo da sua densidade e em qual camada do cristalino estão localizadas, as cataratas podem bloquear a passagem da luz pelo cristalino e interferir com a formação de imagens na retina, embaçando a visão.  As cataratas são irreversíveis, mas podem ser tratadas cirurgicamente.
O que sente uma pessoa com Catarata?
           Os principais sintomas são embaçamento da visão e/ou visão dupla. Um dos sinais do desenvolvimento de catarata é a necessidade frequente de alterações no grau dos óculos. Algumas pessoas relatam que as imagens se tornaram “amareladas”. A sensibilidade à luz pode ser comprometida de tal forma que se torna impossível dirigir à noite. Nos casos avançados, a pupila, que normalmente é escura, se torna esbranquiçada ou amarelada. Uma vez que estes mesmos sintomas podem ser causados por outras doenças dos olhos, deve-se procurar sempre um Oftalmologista.
Quais são os principais fatores de risco para a Catarata? 
          Idade e sexo: cerca de 40% das pessoas entre 55 e 64 anos apresentam áreas opacas no cristalino, mas apenas 5% apresentam realmente catarata (na faixa etária de 65 a 74, os valores correspondem a 70% e 18%, respectivamente). Praticamente qualquer pessoa com mais de 80 anos de idade apresenta um certo grau de catarata. As mulheres possuem uma incidência um pouco maior, principalmente aquelas que menstruaram mais tardiamente. A catarata é rara nas crianças (1 caso a cada 10.000 nascimentos), sendo de origem infecciosa ou genética.

Pele sensível


A pele sensível exige cuidados redobrados, pois é fina frágil e delicada. Tem pouca oleosidade e, por isso, adquire aparência áspera e com tendência à formação de rugas.
Outra característica da pele sensível é a irritabilidade: elas são muito sensíveis às mudanças climáticas e ao uso de cosméticos. Normalmente, desenvolvem vermelhidão, ardor, prurido e manchas — além de também serem muito propensas à descamação.
Quando esses sintomas aparecem, alguns cuidados devem ser tomados, e precauções para que eles não sejam desencadeados são aconselháveis.O ideal mesmo é conhecer a própria pele para que os danos a ela sejam cada vez menores.
Acompanhe abaixo algumas dicas para manter esse órgão corporal insubstituível cada vez mais bonito.
Na hora da limpeza, utilizar apenas sabonetes específicos para peles sensíveis — jamais usar sabonetes comuns. Na hora de secar a pele, passe a toalha com delicadeza, sem esfregar.
Evite usar muito esfoliante, pois pode agredir a pele. Quando usar o esfoliante, lembre-se de não esfregar com força.
O tônico deve ser suave, sem álcool. A hidratação também deve ser feita com produtos especiais, já que produtos comuns podem causar alergia.
        A pele seca é sempre mais sensível por ter menos oleosidade. A hidratação natural da pele é uma barreira contra as agressões externas.
Cuidados pela manhã
A dica é hidratar bem a pele para suportar as ações externas sem ficar ainda mais sensível ao longo do dia.
·                     Limpe a pele com um fluido de limpeza, para não causar irritação.
·                     Passe um hidratante para o rosto. Produtos com chá verde ou chá branco na fórmula agem como anti-inflamatórios e ajudam a resolver o problema mais rápido.
·                     Aplique um filtro solar de fórmula leve. Se for usar maquiagem, prefira as do tipo mineral, que não irritam a pele.
Cuidados à noite
·                     Limpe a pele com uma loção ou fluido de limpeza.
·                     Esqueça o adstringente: sua pele está muito sensível, até mesmo para fórmulas com pouco ou sem álcool.
·                     Passe um hidratante à base d’água, que hidrata a pele sem deixá-la oleosa.
·                     Caso você tenha algum produto de tratamento para descamações ou outros problemas, essa é a melhor hora para aplicá-lo e deixá-lo agir durante o sono.
Utilize sempre produtos específicos para pele sensível.

Dicas para Peles Sensíveis

·                     Na hora da maquiagem prefira o pó facial e mineral. Esse tipo de maquiagem ajuda remover o brilho, e não tem químicas e conservantes o que diminui a chance de irritação da pele.
·                     Evite cosméticos resistente a água. Esses produtos necessitam de um solvente para removê-los que também remove sebo, a substância oleosa feita pelas glândulas sebáceas da pele. Sem esta barreira oleosa a pele fica exposta a potenciais irritantes que podem causar irritação.
·                     Não utilize cosméticos vencidos. Os produtos de maquiagem vencida podem deteriorar ou ficar contaminados.
·                     Cuidado com o protetor solar. Para as peles sensíveis os produtos contidos nos protetores (óxido de zinco ou dióxido de titânio) podem irritar a pele.
O que sensibiliza a pele?
        Há sensibilidade da pele pode ser desencadeada por diversos fatores. Desde o clima até substâncias com as quais se matem contato direto.
        No inverno a pele tende a ficar mais seca e, portanto, mais sensível. Há também medicamentos que podem provocar fotossensibilidade, completa.
        A dermatite atópica é a mais conhecida das doenças que podem tornar a pele mais sensível. É difícil se falar em cura, mas muitas crianças que desenvolvem esse disfunção, ficam curadas quando adultas.
Pessoas muito alérgicas são mais propensas a ter a pele irritada com o uso de determinados produtos. Em relação ao uso de produtos, a irritação pode ser desencadeada de duas maneiras.
       No primeiro caso, a sensibilidade é provocada por substâncias que são chamadas de Irritantes primários. "O produto não é adequado para o contato contínuo com a pele", como é o caso de produtos de limpeza. Na verdade isso não consiste numa sensibilidade da pele, mas sim no alto coeficiente irritativo que o produto contém.
       O segundo caso esta relacionado a uma alergia específica a um determinado produto, como cremes, perfumes e até mesmo aerosóis. "Neste caso a sensibilidade é da pessoa e este mesmo produto pode não provocar nenhuma reação em outro indivíduo",
      Testes de contato podem ser realizados para que se saiba a quais substâncias sua pele pode ter alergia.
Locais de maior sensibilidade
      Geralmente a pele facial tende a responder mais ás agressões externas por um simples motivo: "A espessura da pele neste local é bem menor que em outras partes do corpo".
      A pele das mãos, ao contrário, não é tão fina. Usualmente ela é bem resistente. O que determina sua sensibilidade é o contato freqüente e direto com que ela entra com os mais diversos produtos.
Tratamentos para a pele sensível
      O tratamento para pele sensível consiste na hidratação com produtos adequados, os hipoalergênicos, por exemplo.
      Banhos com água muito quente e uso de bucha são contra-indicados. No caso das mãos, luvas de proteção para quando for se mexer com produtos de limpeza são a melhor alternativa.
      Se o grau de sensibilidade da pele for muito alto, tratamentos com laser e peelings químicos são desaconselháveis.
     Mantenha uma alimentação equilibrada e tome bastante água.

A Insônia na terceira idade




O sono é um período de descanso para o corpo, sendo fundamental para as suas funções biológicas. É uma atividade noturna e seu tempo de duração varia de pessoa para pessoa, sendo de maior duração na infância, diminuindo com a idade.
Freqüentemente a diminuição do tempo de sono, que ocorre normalmente na terceira idade, é confundida com insônia ou qualquer outro distúrbio de sono.
O sono satisfatório é a sensação de noite bem dormida, independente do tempo dormido. Algumas pessoas dormem somente duas horas e tem sono satisfatório. A falta de sono, por sua vez, leva à fadiga, irritabilidade, e a problemas de memória.
Alguns cuidados são muito importantes para se ter um bom sono: horários constantes para dormir e acordar; evitar dormir mais que o necessário; estar relaxado e tranqüilo ao ir dormir e se possível tomar um banho quente antes; procurar dormir sempre no mesmo lugar; evitar bebida estimulante (café e álcool, por ex ) e fumo antes de dormir; bem como refeições pesadas.
A melhor posição para se dormir é de lado, com os joelhos flexionados, sobre um colchão resistente mas não duro e travesseiro da altura dos ombros. Deve se evitar a utilização de colchão muito macio, como o de molas.
Na terceira idade a duração do sono tende a diminuir e também a tornar-se mais interrompido, sem que seja caracterizada a insônia.
A insônia pode se manifestar de três formas: a demora para se iniciar o sono, o acordar durante a noite ou o despertar muito cedo. A insônia persistente pode levar a problemas de humor e de comportamento, como a depressão. A pessoa que não dorme bem está mais sujeita a sofrer acidentes de automóvel, a aumentar o consumo de álcool e sentir sonolência durante o dia.
A insônia, entretanto, pode ocorrer de maneira transitória, durante um período de maior preocupação ou "stress" ou após viajem muito longa. A insônia que persiste por mais de três semanas é denominada crônica Pode ser devida a determinados hábitos: horário irregular para dormir, uso abusivo de café, tabagismo, alcoolismo, etc. Problemas ambientais como barulho, luz excessiva, frio ou calor, incompatibilidade com parceiro (a), também são importantes.
Algumas doenças, como a demência e o Parkinson podem ser acompanhada de insônia.
Na grande maioria dos casos, entretanto, a insônia está relacionada a distúrbios psíquicos como a depressão, ansiedade, angustia, ou stress. Alguns estudos demonstram ser a insônia mais freqüente entre pessoas divorciadas e viuvas. É sempre fundamental a identificação de uma ou de diversas causas da insônia, para a sua correção.
No tratamento da insônia a higiene do sono é fundamental, isto é, a eliminação daqueles fatores ambientais importantes. O hábito de praticar exercícios regulares, de comer coisas leves antes de dormir, e manter horários fixos para dormir ajudam a evitar a insônia. O excesso de alimentos e de bebidas (café, refrigerantes ou bebidas alcoólicas) são hábitos que devem ser evitados no período que antecede o sono. A "soneca" durante o dia deve ser evitada. O estado psíquico da pessoa deve ser sempre bem avaliado e conseqüentemente orientado.
O controle da insônia com medicamentos deve ser feito com muito critério. Os medicamentos ditos soníferos ou reguladores do sono nada mais são que psicotrópicos (na sua maioria derivados dos benzodiazepínicos), que devido a sua ação depressiva sobre o sistema nervoso central induzem ao sono. São drogas úteis para a indução rápida do sono em situações especiais, como nos momentos que antecedem a uma cirurgia (pré-operatório) ou em viajem longa, por ex. O uso regular destas drogas deve ser evitado, pois levam a dependência, distúrbios da coordenação motora e de comportamento, diminuição da memória e produzem depressão, e no fim, pioram a insônia.
A utilização de substâncias pouco agressivas ao organismo, como chás, especialmente o de valeriana (derivado da planta Valeriana officinalis) pode ser útil no tratamento, com a vantagem de ser inócuo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...