labios




No dia a dia a gente sempre se lembra do corpo, passamos filtro solar, hidratamos cuidamos muito bem dele e geralmente esquecemos-nos de uma parte tão importante e mais sensível que são os lábios.
Pois bem os lábios precisam de tanto ou até mais cuidado do que nosso corpo por que perto dele temos um agente muito prejudicial que é a saliva, vocês não têm idéia de quanto à saliva resseca nossos lábios.
Então quando sentimos nossos lábios secos, repuxando a primeira coisa que fazemos é molhá-los com a língua né?  Pois é isso só melhora no exato momento, por que depois ele se torna muito mais ressecados.  Agora imagina se você fizer isso o dia todo, no dia seguinte seus lábios vão ter aparência de queimados, vai arder e vão ficar super vermelhos.
Mais aí você fala: - eu passo batom, não vivo sem batom, então eu acho que não preciso nada por que já protejo meus lábios. Sim é melhor que nada, mas se não for um batom hidratante de nada funciona, gloss então não funciona mesmo, a maioria só é molhadinho, mas não tem função hidratante.
Por isso temos que ter um batom hidratante embaixo dos batons comuns ou se você não usar batom, no caso os homens tem que usar só o hidratante.
A famosa manteiga de cacau ela não é boa por que não é hidratante, ela simplesmente age como o batom, faz uma camada gordurosa em cima dos labios, não deixando piorar o ressecamento, mas com o tempo você percebe que eles ressecam de qualquer maneira.

Vou dar algumas dicas e vou falar meu preferido:

Hydro care da NIVEA, o melhor é o azul claro.
          Epidrat Lábios, esse para mim é o melhor de todos, simplesmente adoro, minha modelo consultora irmã também não vive sem.

       Renew Condicionador Labial com Retinol FPS 15 Avon, custo beneficio muito bom

 

 

Hidratante Labial FPS15 Contém 1grama

Hidratante Labial Ceralip La Roche, custo beneficio não vale a pena só se você quizer impressionar suas amigas

 

 

 

 



Queimadura solar



Olá vamos falar hoje de um assunto bem importante e que sempre acontece, mesmo nos dias de hoje, com a mídia em cima. Se você é umas das centenas de pessoas que parecem que não ter televisão ou é desantenada de tudo, e ainda vai a praia sem filtro solar, ou passa depois de horas que já esta torrando no sol, ou é daquelas que acham que o filtro solar vai durar para sempre no seu corpo e não precisa reaplicar, essa matéria é para você.
 Queimadura de sol, o que fazer se aconteceu?
Não se desespere hoje em dia existem produtos que aliviam o mal estar e a dor que a queimadura dá.
As queimaduras solares podem ameaçar a vida e são causa de muitos tipos de Câncer. Elas podem ser evitadas facilmente através do uso de filtro solar, roupas (e chapéus), e com a limitação do tempo de exposição solar, especialmente durante o período do meio dia e tarde. A única cura para a queimadura da pele é a lenta recuperação, embora cremes de pele possam ajudar.
Se você expôs demais sua pele ao sol e teve uma queimadura, as medidas caseiras podem deixá-lo um pouco mais confortável até que o tempo cure a queimadura. Tenha em mente que estas medidas não podem reverter o verdadeiro estrago causado pela exposição desprotegida aos raios do sol.

Dicas para amenizar a dor

·        Aplique compressas de água gelada.

·        Não volte para o sol.

·        Tome um banho.

·        Tome um banho.

·        Tome água.

tratamento das queimaduras de sol consiste em proteger ou tratar a pele antes (1), durante (2) ou depois (3)  da exposição solar.
1.  Antes da exposição, é importante besuntar a pele com protetor solar.
2.  A reaplicação do creme deve ser feita a cada duas horas. É importante também evitar se expor ao sol nos períodos em que os raios ultravioletas estiverem mais fortes (entre 11h e 15h).
3. Se apesar das precauções citadas no 1. e 2., você ainda tiver uma queimadura, será necessário tratá-la com cremes à base de corticóide de muito baixa potencia. Este é um antiinflamatório bastante eficaz (ver também em: definição de queimadura solar para compreender porque). É possível utilizar também cremes à base de antiinflamatório.
Se a dor for muito intensa, pode ser necessário tomar calmantes, ou remédio para dor ou antiinflamatórios  não-esteroidais [AINES].
Como as queimaduras de sol deixam à pele muito seca, é também aconselhado aplicar  toda noite um creme hidratante.
Algumas dicas de cremes:
·        Nívea loção pós sol hidratante.
·        Hydraction Emulsion Sorbet Ultra Hydratant, da Dior.
·         Gel Restaurador Pós Sol Mary Kay
·        Bio-Sun Block After Sun, da BioAge
·        Gel Hidratante Pós Sol Cenoura & Bronze
·        Iso-Urea Loção, da La Roche-Posay o melhor de todos, pois contém Uréia.
Quando ir ao médico
O desconforto de uma queimadura de sol pode ser tratado em casa com os remédios descritos aqui, mas você deve ir a um médico se:
  • Está com muitas bolhas
  • Está com o corpo todo queimado
  • Suas bolhas rompem e inflamam
  • Você tem calafrios, febre e está tremendo.
  • Você se sente mal como se estivesse gripado
  • A dor e a coceira ficam piores depois das primeiras 24 horas.

 

 



Osteoartrose

       
         Osteoartrose ou artrose ou bico de papagaio é uma doença não inflamatória que acomete as articulações em diferentes partes do corpo como: quadril, joelhos, mãos, ombros, coluna vertebral e outras articulações com menor incidência.
        As superfícies articulares são cobertas por cartilagem que tem a função de amortecer e proteger os ossos. Essa cartilagem, na Osteoartrose, sofre um processo degenerativo progressivo, danificando assim a articulação.
        Os sinais e sintomas dos pacientes portadores de osteoartrose, são os seguintes:
- Dor e sensibilidade à mobilização, palpação ou manobras
- Crepitação palpável, excepcionalmente audível
- Espasmo e atrofia da musculatura articular satélite
- Limitação da amplitude articular, sem anquilose como regra
- Sinais discretos de inflamação articular, raramente acentuados
- Derrame articular, comumente relacionado com trauma ou uso excessivo da junta.
        A Osteoartrose pode surgir como conseqüência de outras condições como:
      -Trauma, resultando em fratura das superfícies articulares.
      -Deformidade da articulação.
      -Pequenos traumas de repetição.
     - Hemofilia
     - Obesidade.
     - Idade.
     - Hereditariedade.
     - Postura inadequada.
     - Traumas ocupacionais, por exemplo: alfaiates - mãos, operadores de britadeira - cotovelo e ombros.
        O tratamento das osteoartrose continua sendo, basicamente, sintomático, mas hoje já se pode exercer alguma influência positiva no controle de sua sintomatologia e evolução.
        Com a identificação de alguns fatores de risco passíveis de intervenção como obesidade, estresse mecânico, trauma, inflamação articular, algumas desordens congênitas e doenças endócrinas, já se torna possível abordagem mais adequada e direta de prevenção primária e secundária da enfermidade.
         O tratamento cirúrgico muitas vezes pode se tornar necessário devido ao processo de cronicidade e aumento da dor e da limitação funcional do paciente. As técnicas mais utilizadas são as osteotomias que são usadas para corrigir uma alteração biomecânica, como o joelho varo.

       As artroplastias totais que substituem a estrutura articular e diminuem a dor, além de melhorar a função, e as artrodeses que são pouco comuns, sendo realizadas basicamente para aliviar a dor e restaurar a estabilidade da articulação.

Melanoma

      
        O melanoma maligno é o câncer da pele de pior prognóstico. É um tumor muito grave devido ao seu alto potencial de produzir metástases enviando células tumorais para outros órgãos, onde se desenvolvem. Origina-se dos melanócitos, células que produzem o pigmento que dá a cor da pele. Pode se originar da pele sã ou de lesões pigmentadas pré-existentes, os nevos
pigmentados ("sinais" escuros).
        O melanoma geralmente apresenta-se como uma pinta de coloração preta, castanha, vermelha azul ou da cor da pele. O que chama a atenção é seu crescimento rápido, bordas irregulares e normalmente múltiplas cores na mesma lesão. Pode surgir da pele sã ou de lesões pigmentadas pré-existentes (as "pintas" ou "sinais" de nascença).
        O melanoma não tem sintomas na sua fase inicial, exceto a irritação cutânea (comichão ou dor) que surge apenas em alguns casos. É freqüente surgir como uma área de um nevo ("sinal") já existente que cresceu, mudou de cor, ganhou contornos irregulares; ou como um novo nevo que surge na vida
adulta. Todas essas manifestações são altamente sugestivas de melanoma.
        Pessoas que tem histórico familiar de melanoma devem procurar regularmente um dermatologista. Diferentemente de outros cânceres de pele, o melanoma surge principalmente entre 30-45 anos de vida. Pessoas de pele clara que se expõe inadequadamente ao sol são as que apresentam maior risco de desenvolvimento.
        Numa lesão suspeita o médico poderá realizar o exame chamado dermatoscopia que auxilia muito na definição diagnóstica.
        As lesões de melanoma apresentam características fáceis de se reconhecer
aprendendo-se o ABCD do melanoma:

    * Assimetria: formato irregular
    * Bordas irregulares: limites externos irregulares
    * Coloração variada (diferentes tonalidades de cor)
    * Diâmetro: maior que 6 milímetros
   
        O tratamento do melanoma maligno é cirúrgico e deve ser realizado o mais precocemente possível. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para a cura.
        O tratamento do melanoma metastático consiste em quimioterapia e tratamentos com imunomoduladores.

câncer de pele

                

              já chegou o verão, e aqui no Brasil é sinonimo de praia, então vamos falar um pouquinho sobre câncer de pele para nós não abusarmos muito do sol.
              Câncer de pele é mais comum em indivíduos com mais de 40 anos sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles que apresentam doenças cutâneas prévias. Indivíduos de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vitimas do câncer de pele. Os negros normalmente têm câncer de pele nas regiões palmares e plantares.
             Os tipos mais comuns são carcinoma basocelular (CBC) e o carcinoma de células escamosas que podem ser desfigurantes localmente mas geralmente não se espalham para outras partes do corpo. O tipo mais perigoso é o melanoma, que pode ser fatal se não tratado brevemente, devido a sua capacidade de realizar metástase. Entretanto, o melanoma corresponde apenas a uma pequena porção dos casos de câncer de pele.
            O melanoma de pele é menos freqüente do que os outros tumores de pele (basocelulares e de células escamosas), porém sua letalidade é mais elevada. Como esse é o câncer que mais preocupam nós dermatologistas, vou ter um capitulo só sobre melanoma, aguardem.
            Embora o câncer de pele seja o tipo de câncer mais freqüente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura.
           As neoplasias cutâneas estão relacionadas a alguns fatores de risco, como o químico (arsênico), a radiação ionizante, processo irritativo crônico, genodermatoses e principalmente à exposição aos raios ultravioletas do sol.
           A exposição prolongada e repetida da pele ao sol causa o envelhecimento cutâneo além de predispor a pele ao surgimento do câncer. Tomando-se certos cuidados, os efeitos danosos do sol podem ser atenuados. Aprenda a seguir como proteger sua pele da radiação solar.

  • Use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração excessiva.
  • Use chapéus e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele 
  • Evite o sol no período entre 10 e 15 horas  
  • A grande maioria dos cânceres de pele localizam-se na face, proteja-a sempre. Não esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo. 
  • Faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas.
          Estas recomendações são especialmente importantes para as pessoas de pele clara, as quais devem evitar qualquer tipo de exposição ao sol sem proteção.
          O tratamento do câncer de pele depende do seu tipo e de sua localização no corpo. Entretanto, independentemente do tipo de tratamento que lhe seja oferecido, você vai ser enfaticamente aconselhado a diminuir drasticamente
qualquer futura exposição ao sol. O fato de você ter desenvolvido um câncer de pele significa que outras regiões de seu corpo também correm risco de terem sido lesadas pela luz solar e estejam igualmente vulneráveis para o instalação de outros processos cancerosos, principalmente se você continuar a se expor ao sol. 

         Futuramente vou postar aqui um resumo dos principais câncer de pele.

Aumentar o seio? como?

       
            Bem eu tinha me esquecido deste creme até que minha irmã, que é minha consultora e minha modelo, chegou toda empolgada me mostrando uma revista onde tinha uma nota pequena do Voluform, uma pessoa comum nem teria prestado atenção na matéria que ocupava 1/6 da pagina, mas quem estava lendo não era uma pessoa comum era Ela, A MINHA IRMÃ, sempre antenada no que há de mais novo no mundo dos cosméticos por que ela não vive sem seus creminhos, quando ela viu esse creme os olhos dela brilharam e ela veio correndo me mostrar e pedir que passasse a receita para ela comprar.
          Então o que é exatamente o Voluform, não é fazendo propaganda da marca não é que não conheço outras marcas com a composição que é a Commipheroline, que também pode ser manipulada pelo seu dermatologista, bem voltando o assunto, ele é a nova promessa de ter os seios maiores sem precisar de cirugia plástica, parece que sua ação favorece a ação dos adipócitos ( células que armazenam gordura), e alem disso ele promete também dar mais firmeza aos seios, e quanto a medida? pois é diz o fabricante que ele pode aumentar de 2 a 4 cm. 
          Eu ainda não testei, mais minha modelo esta doida para experimentar, quando eu tiver resultado eu posto aqui minha opinião, enquanto isso é usar para ver como fica.

Pneumonia no Idoso


          Pneumonia significa inflamação aguda no parênquima pulmonar, causada por agentes bacterianos, viróticos, fúngicos, químicos ou físicos. Classificamos as pneumonias dos idosos de acordo com o local da aquisição, o tratamento com antibioticoterapia é escolhido, visto que o diagnóstico etiológico só é diagnosticado em 50% dos caso.
          Conforme o local de aquisição, as pneumonias, são classificadas em: adquiridas na comunidade; adquiridas no hospital e as adquiridas nas instituições asilares.
          Em idosos, os achados clássicos de tosse produtiva, febre, estertores, dor torácica, dispnéia e calafrios podem estar ausentes ou atenuados. Por sua vez, confusão mental, redução do nível de consciência, fraqueza, anorexia, dor abdominal, delirium, taquipnéia, febre baixa e tosse seca podem ser considerados os dados e exame físico e anamnese mais freqüentemente presentes isoladamente ou combinados.

          A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da
pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque o alvéolo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases.
          A prevenção da pneumonia do idoso é de extrema importância em saúde pública, devido à gravidade da infecção e a alta taxa de mortalidade. A vacinação contra a gripe, a vacinação contra o pneumococo e os
cuidados gerais como a higiene oral, posicionamento correto no leito, manutenção do bom estado funcional, controle das doenças crônicas, realização de fisioterapia motora e respiratória, aporte ao familiar, são
medidas específicas e por isso a necessidade de uma equipe multidisciplinar preparada para atuação na área de geriatria e gerontologia.
          Os idosos com pneumonia também pode apresentar piora dos quadros das doenças crônicas como insuficiência cardíca, DPOC, Diabetes mellitus. Nos hospitais os idosos podem apresentar como quadro clínico o agravamento da insuficiência respiratória, a piora da função mental e a falência de múltiplos órgãos, por isso a pneumonia no idoso é muito perigosa.

Unhas e cuticulas

          Minha irmã vive reclamando de suas unhas e cutículas, que são feias, ressecadas, e suas cutículas ficam
brancas, duras e blá.
          Reparei que não é só ela que reclama das unhas e cutículas que muitas pessoas, principalmente mulheres que vem ao consultório também reclamam desse problema, então percebi que é universal, e comecei a reparar nas mãos das pessoas, e vi que abrange total, homens e mulheres, homens em pior grau por que eles não tem costume de passar creme que é um erro, pois esse tipo de problema e devido a ressequidade da mão por diversos fatores, inclusive a agua.

          Então aqui vai minha sugestão de creme para unhas e cutículas, existem vários no mercado, mas esse para mim é especial, muito bom, tanto no preço como no resultado,funciona e não deixa a mão pegajosa.

Hidroquinona

          

Hoje vou falar de um assunto muito importante, estava lembrando de uma amiga minha, que não
via há tempos, e quando a vi, levei um susto pois seu rosto estava todo manchado, áreas com hipercrômia e áreas com hipocrômia e acrômia, perguntei o que ela tinha passado no rosto e adivinha o que ela me falou? que estava passando um creme que tinha hidroquinona desde de + ou - Março.
           Pois é gente a Hidroquinona é uma substancia usada para varias coisas dentro dessas coisas como clareador da pele, é encontrada em um monte de creme para clarear, lembrando que a maioria desses cremes não precisam de receita, só aqueles que contém alguns tipos de ácidos.
          Vale lembrar que a hidroquinona não é uma substancia "boazinha", quando a gente usa a hidroquinona acima de 2% em qualquer formulação por mais de 3 meses, ela pode dar uma hipocrômia, quer dizer pode dar manchas claras, ou uma acrômia, que quer dizer mancha branca, na pele que é irreversível,não tem como melhorar o melhor o que tem a fazer se você foi vitima da hidroquinona é comprar uma base boa, por que
ela vai ser sua melhor amiga. 
          Então se você não quiser ser amiga ou amigo intimo de uma base é melhor antes de comprar qualquer creme clareador é procurar ver se ele tem hidroquinona, e a quantos porcento é a composição, ou procurar um dermatologista para que ele possa indicar o melhor tratamento para clarear suas
manchas.

Flacidez de Face e Pescoço



Tratamento para Flacidez de Face e Pescoço

Vou falar de alguns procedimentos médicos para o tratamento da flacidez de face e pescoço para fugir do tratamento cirurgico, e para aqueles que não acreditam em cremes, eles são:

1. Intradermoterapia (DMAE, TRISH)

Através de micropunções, com agulha muito delicada, introduz-se substâncias na derme com propriedades de estimular a produção local de colágeno e combater a flacidez facial, como o DMAE, vitamina C, silício, TRISH e outros.

TRISH

No decorrer da vida a quantidade de ácido hialurônico bem como a síntese de colágeno e elastina diminuem progressivamente, levando ao envelhecimento da pele.
O ácido hialurônico é um componente fluído que promove a hidratação cutânea responsável pelo viço e turgor da pele, além de servir de esqueleto para fixar as fibras elásticas e colágenas. O TRISH é um complexo estabilizado de ácido hialurônico não reticulado e salicilato de silanol. O salicilato de silanol induz a produção de fibroblastos, célula precursora das fibras colágenas e elásticas.
Este produto é indicado para flacidez tissular de face, pescoço e dorso das mãos.
São necessárias 4 sessões semanais de injeções intradérmicas, pela médica, com manutenção em média anual.

2. Carboxiterapia

Melhora a flacidez do pescoço e define o contorno facial.
a aplicação do gás inerte (anidrocarbônico) através de micropunturas

promove o descolamento da derme, o que estimula a produção de colágeno no local.
A carboxiterapia é um dos tratamentos mais atuais procurados pelo público feminino para ficar em forma no verão. A vantagem do método é ser um procedimento pouco invasivo que atuacom eficácia contra celulite e flacidez da pele ao mesmo tempo.
Tratamento exclusivamente médico, a carboxiterapia consiste na aplicação de um gás atóxico (anidrocarbônico) diretamente no subcutâneo. Esse gás tem grande afinidade pela hemoglobina (pigmento que carrega o oxigênio no sangue).
Ao se difundir pelo tecido gorduroso, o gás promove uma vasodilatação melhorando a circulação e ao mesmo tempo promove a lipólise (quebra da gordura), e a atuação contra a flacidez se dá no estímulo à produção do colágeno.
A carboxiterapia é indicada para:

    * Celulite
    * Flacidez (também de rosto)
    * Gordura localizada
    * Olheiras
    * Papada de pescoço (gordura)
    * Estrias

Aqui eu vou dar umas composições de creme que melhora muito a flacidez e o turgor da pele, o interessante é procurar um dermatologista para poder formular uma composição certa para você.

Vou dar mais enfase ao DMAE pois ele é o carro chefe das composições para flacidez.  

DMAE

Tem ação antiinflamatória, antioxidante e estabilizador antioxidante da membrana plasmática celular.
Devido à sua estrutura especial, o DMAE se espalha, tornando-se parte da membrana plasmática da célula. Quando isso ocorre, a membrana torna-se mais resistente ao stress e estabiliza-se.
Promove proteção contra o ataque dos radicais livres. O DMAE aumenta os níveis de acetilcolina, substância produzida pelo organismo, responsável pela estrutura das fibras musculares.
Com isso, os músculos ganham firmeza esticando a pele e diminuindo as linhas de expressão.
É um ativo que exerce efeito positivo no combate à flacidez e melhora o aspecto geral da pele, com efeitos imediatos e a longo prazo.
Os bons resultados estariam relacionados com a diminuição das rugas finas e um efeito “ lifting” na pele da face, além de deixá-la mais macia e reduzir as rugas ao redor dos olhos.
A melhora é percebida instantes após a aplicação, provocando o “ efeito cinderela”, que dura praticamente 24 horas.
Usando continuamente, os resultados são duradouros, proporcionando firmeza e melhorando o aspecto geral da pele.
Os resultados são mais perceptíveis com cerca de 3 meses de uso, quando foram percebidas melhoras significativas na flacidez da região das sombrancelhas, rugosidade da pele,


Raffermine

Complexo vegetal extraído da soja, rico em glicoproteínas e polissacarídeos. Estimulaos fibroblastos a retrair e organizar as fibras de colágeno responsáveis pela resistência mecânica da pele.
Apresenta ainda um efeito anti-elastase, retardando desta forma, o processo de flacidez da pele.


Retinol
 

Atua sobre a capacidade de estocagem de gordura ajudando a prevenir a deterioração dos tecidos. Além de reduzir a aparência da celulite, melhora a elasticidade e firmeza da pele.

Cafeína
 

Acelera o processo de lipólise e consequente quebra das moléculas de gordura.

Centella Asiática
 

Eficaz no tratamento da celulite e gordura localizada. Apresenta efeitos benéficos sobre o tecido conjuntivo, estimulando a formação de um tecido saudável, melhorando o aspecto da celulite.

Tensine.


Forma um filme altamente coesivo, elástico, resistente e contínuo, capaz de diminuir o número e a profundidade das rugas, tornando a pele mais radiante e viçosa.

Coup D´Eclat


Complexo de beleza instantânea composto por princípios ativos que atuam enrijecendo o tecido cutâneo, restaurando a luminosidade e resgatando a aparência jovial da pele.
Em sua composição encontramos: Lasilium C, polipeptídeos de alto peso molecular, proteínas tensoras, além do destilado de Hamamélis. Possui ação progressiva, com o uso regular, mantendo a pele macia e hidratada, além de minimizar rugas finas e linhas de expressão.

Doença de Parkinson

            A doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa e lentamente progressiva do sistema nervoso que apresenta várias características particulares: tremor em repouso, lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular.Entretanto, também podem ocorrer outros sintomas, como depressão, alterações do sono, diminuição da memória, distúrbios do sistema nervoso autônomo e diminuição da velocidade dos movimentos e distúrbios do equilíbrio e da marcha.
            A doença de Parkinson afeta cerca de 1 % da população com mais de 65 anos e 0,4 % da população com mais de 40 anos.
            Tarefas simples do cotidiano passam a ser afectadas, tomar banho, alimentar-se, podem requerer mais tempo do que o habitual. A doença está associada a um conjunto de complicações , como dificuldade para engolir, problemas urinários, respiratórios, cardíacos, prisão de ventre, distúrbios do sono e disfunção sexual.
            A doença de Parkinson é uma patologia que ocorre, devido a degradação progressiva das células nervosas envolvidas no controlo dos movimentos musculares. Os músculos ficam mais rígidos, sobretudo o dos membros e do pescoço, tornando qualquer movimento doloroso. Embora haja muitos estudos científicos sobre a doença de Parkinson, não se sabe o que a origina, alguns pesquisadores, dizem que há influencias genéticas, e também o ambiente.  Somente  sabe-se que os sintomas se desenvolvem quando são danificadas ou destruídas as determinadas células nervosas na região do cérebro designada por substancia negra.   

            Essas células quando em normalidade libertam a dopamina, um químico que assegura a comunicação com outra região do cérebro, o corpo estriado. São esse sinais que levam os músculos a a produzir movimentos controlados.  Com o envelhecimento há uma perda natural dessas células, nos doentes de Parkinson verifica-se uma perda acelerada, que pode atingir mais da metade da substancia negra. A produção de dopamina fica ameaçada e  em consequência disso os músculos ficam limitados na sua função motora.
            A manifestação inicial da doença é, geralmente, um tremor ligeiro numa mão, braço ou perna que ocorre, normalmente, a uma frequência de três por segundo quando extremidade afetada está em repouso mas,que pode aumentar em momentos de tensão. Tipicamente, o tremor melhora quando o paciente move voluntariamente a extremidade afetada e pode, mesmo, desaparecer durante o sono. À medida que a doença progride, o tremor
torna-se mais difuso, acabando, eventualmente, por afectar as extremidades de ambos os lados do corpo. 

           Para além do tremor, que classicamente caracteriza a doença, surgem ainda outros sintomas, como:  rigidez das extremidades, lentificação dos movimentos corporais voluntários, instabilidade postural e alterações da marcha.
            Quando os movimentos lentos afeta os músculos faciais, leva a que o doente se babe, dificulta o piscar dos olhos e interfere com a mímica facial (expressões), podendo acabar por originar uma face semelhante a uma máscara, isto é, inexpressiva. Quando atinge outros músculos, os movimentos lentos pode afetar a capacidade do paciente em cuidar de si próprio, de se lavar e vestir ou utilizar os talheres ou, de realizar as normais tarefas domésticas, como lavar a louça ou a roupa. Os problemas com o equilíbrio e a instabilidade postural podem tornar muito difíceis atos tão simples quanto o sentar-se  ou levantar-se de uma cadeira e o andar pode implicar pequenos passos, arrastados, geralmente, sem o normal movimento pendular dos braços. Alguns pacientes surgem, ainda, alterações da escrita, sendo que a letra se torna pequena, tremida e, muitas vezes, ilegível.
            A doença de Parkinson é diagnosticada se um paciente tiver 2 ou mais dos sintomas principais, tremor ao descansar ou a lentificação dos movimentos corporais voluntários. O tremor ao descanso ou uma combinação dele, da lentidão dos movimentos, ou a rigidez, ou a instabilidade postural são suficiente para diagnosticar doença de Parkinson.
            Como é uma doença lenta, gradualmente progressiva (doença degenerativa) e sem uma cura radical, os pacientes e seus familiares podem demonstrar um impacto emocional ao primeiro informe sobre a existência da enfermidade. Entretanto, costuma haver uma boa adaptação dos pacientes a essa nova realidade de suas vidas. Existem inúmeros tratamentos que garantem aos pacientes uma longevidade semelhante à que teriam  sem a enfermidade e uma vida normal por longos anos.
            A doença de Parkinson pode ser tratada, não apenas combatendo os sintomas, como também retardando o seu progresso. A grande barreira para se curar a doença está na própria genética humana. No cérebro, ao contrário do restante do organismo, as células não se renovam. Por isso, nada há a fazer diante da morte das células produtoras da dopamina na substância negra. A grande arma da medicina para combater o Parkinson são os remédios e cirurgias (para o tratamento dos tremores), além da fisioterapia, fonoaudiologia e a terapia ocupacional. A levodopa ainda é o medicamento mais eficaz para amenizar os sintomas da doença. Descoberta na década de 70, ela se transforma em dopamina no cérebro, e supre parcialmente a falta desse neurotransmissor. Repõe a dopamina, mas seu efeito é apenas de controle dos sintomas.

TESTE PARA FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO DA DOENÇA DE PARKINSON

QUESTÕES
Respostas
1. Você tem dificuldade em levantar-se de uma cadeira?
sim não

2. Sua habilidade na escrita tornou-se menor?
sim não

3. Pessoas dizem que sua voz se tornou mais macia?
sim não

4. Seu equilíbrio corporal está adequado?
sim não

5. Seus pés parecem sempre pisar em buracos?
sim não

6. As pessoas dizem que você está com aparência triste?
sim não

7. Suas mãos ou pés agitam ou tremem?
sim não

8. Você está apresentando dificuldade para abotoar ?
sim não

9. Você tropeça em seus pés quando você anda?
sim não

10. Você presta bastante atenção no espaço físico e em objetos quando você está se locomovendo?
sim não

11. Alguma pessoa já perguntou a você se você tem a doença de Parkinson?
sim não


Faça regra de 3 para obter o resultado
Exemplo:
Se você marcou sim para 4 perguntas faça a regra:
11perguntas -----------100%
4 perguntas -----------------X%
Multiplica 100 por 4 e divide por 11
100x4 = 400=36,363636%
                                                             11          11                                            
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário
CONTAGEM
INTERPRETAÇÃO
0 - 50%
Possibilidade baixa de doença de Parkinson
51% - 75%
Possibilidade moderada de doença de Parkinson
76% - 100%
Possibilidade elevada de doença de Parkinson
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...